QUERIDOS SEGUIDORES, QUERIDAS SEGUIDORAS,
A PANDEMIA DEU UMA FREADA NAS VIAGENS INTERNACIONAIS E CONOSCO NÃO FOI DIFERENTE, ESPECIALMENTE PELOS TRANSTORNOS DAÍ DECORRENTES. COMO VISTO EM PUBLICAÇÃO ANTERIOR, NO ANO DE 2021, EM OUTUBRO, VIAJAMOS PARA O EGITO, JORDÂNIA, DUBAI, ABU DABI E TURQUIA E TIVEMOS VÁRIOS PERRENGUES COMO USO PERMANENTE DE MÁSCARA E, ESPECIALMENTE TESTES DE PCR NA ENTRADA E NA SAÍDE DE CADA PAÍS, CARÍSSIMOS E NO MAIS DAS VEZES, APENAS PARA JOGAR NO LIXO.
DIANTE DISSO RESOLVEMOS NÃO MAIS VIAJAR PARA O EXTERIOR SEM QUE ESSAS RESTRIÇÕES SE AMENIZASSEM.
DAÍ SURGIU A OPORTUNIDADE DE REALIZARMOS UM ANTIGO SONHO DE CONHECER SÃO LUÍS E, ESPECIALMENTE, OS LENÇÓIS MARANHENSES, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES QUE FAZER TURISMO DENTRO DO BRASIL APRESENTA. A REALIZAMOS DE 05 A 11 DE JUNHO DE 2022.
COMPANHIA AÉREA
VIAJAMOS PELA GOL. A PONTUALIDADE FOI O PONTO FORTE. NO MAIS, ADQUIRIMOS ASSENTOS CONFORTO, PARA TER MAIS ESPAÇO JÁ QUE NÃO TEM CLASSE EXECUTIVA. EM ALGUNS TRECHOS TINHAM DISPONÍVEL, OUTROS NÃO, APESAR DE TERMOS PAGO POR ISSO. JÁ TÍNHAMOS CANCELADO A VIAGEM QUE SERIA REALIZADA NO ANO PASSADO PORQUE A GOL CANCELOU NOSSOS VOOS E A VIAGEM FICOU INVIABILIZADA. OS HORÁRIOS QUE NOS DISPONIBILIZARAM PARA ESTA VIAGEM, CHEGADA LÁ DE MADRUGADA E DE LÁ SAÍDA TAMBÉM DE MADRUGADA. HORRÍVEL.
COMO TODAS AS COMPANHIAS QUE OPERAM NO BRASIL SÃO PÉSSIMAS, NÃO NOS PERMITE RECOMENDAR ESSA OU AQUELA.
HOTÉIS
EM SÃO LUÍS FICAMOS HOSPEDADOS NO HOTEL BLUE TREE, TIDO COMO O MELHOR DE LÁ. CHEGAMOS DE MADRUGADA, CANSADOS E, PARA NOSSA SURPRESA, NOSSA RESERVA NÃO ESTAVA REGISTRADA. UM LONGO TEMPO SE PASSOU ATÉ QUE A LOCALIZASSEM PARA FAZERMOS O CHECK IN. COMO RETORNARÍAMOS A ELE NO RETORNO DOS LENÇÓIS, PARA CONFIRMAR A DESORGANIZAÇÃO COMO MARCA REGISTRADA DO HOTEL, NOSSA RESERVA NÃO FOI ENCONTRADA NOVAMENTE. TINHAMOS O VOUCHER NO CELULAR, MOSTRAMOS MAS, NADA LÁ ENCONTRARAM. SORTE QUE TINHA VAGA.
O CAFÉ DA MANHÃ, O RESTAURANTE E OS SERVIÇOS SÃO HONESTOS.
LA FERME GEORGE EM ATINS
TIDO COMO O MELHOR HOTEL DE ATINS, A LOCALIDADE DENTRO DOS LENÇÓIS MARANHENSES, SE MOSTROU INADEQUADO. FORA DOS CENTRINHO DE ATINS, PARA NELE CHEGAR É NECESSÁRIO CARRO ALTO, 4X4, PORQUE VÁRIOS PROFUNDOS ALAGAMENTOS ESTÃO NO CAMINHO DA PRAIA ONDE OS BARCOS APORTAM, ATÉ ELE.
DECORRÊNCIA DISSO, FICAMOS ISOLADOS E PARA SAIR DE LÁ TÍNHAMOS QUE PAGAR CARO PARA QUE UM VEÍCULO APROPRIADO, DO SINDICATO, VIESSE NOS PEGAR PARA ATIVIDADES QUE NÃO ESTAVAM NO PACOTE CONTRATADO. ALGUMAS VEZES NÃO TINHA NINGUÉM DISPOSTO A VIR, NOUTRAS DEMORAVAM MUITO PARA CHEGAR.
O CAFÉ DA MANHÃ E O RESTAURANTE MUITO ABAIXO DA CATEGORIA E DO PREÇO PAGO PELO HOTEL. NOSSA CABANA, ÚNICA COM AR CONDICIONADO, ERA BOA E CONFORTÁVEL.
DE SE REGISTRAR QUE A GERENTE DO HOTEL, ESPOSA DO PROPRIETÁRIO, NÃO É A MELHOR PESSOA PARA PEDIR INDICAÇÕES, JÁ QUE ELA SE OFERECE PARA ISSO. INDICOU UM PÉSSIMO RESTAURANTE NATUREBA DIZENDO QUE ERA O MELHOR DE LÁ, DE NOME PININGA(CORRAM DELE, INCLUSIVE OS VEGANOS) E O MOTORISTA PARA OS PASSEIOS DE NOME SERGINHO, UM IRRESPONSÁVEL QUE NOS DEIXOU EM CRÍTICAS SITUAÇÕES NO MEIO DO PARQUE, DISTANTE DE TUDO E SEM CELULAR. CORRAM DELE.
OS PASSEIOS
SÃO LUÍS - NO DIA 06/06 TÍNHAMOS UM TOUR COM UMA EMPRESA LOCAL, PARA CONHECERMOS SÃO LUÍS, FAMOSA POR SEUS PRÉDIOS DE AZULEJOS PORTUGUESES.
A CIDADE ERA UMA ALDEIA TUPINAMBÁ QUE FOI CONQUISTADA PELOS FRANCESES,COMANDADOS POR DANIEL DE LA TOUCHE, EM 1612. ELES CONSTRUÍRAM UM FORTE NA CIDADE E O NOMEARAM SÃO LUÍS, EM HOMENAGEM A LUÍS XIII DA FRANÇA. OS FRANCESES SE ALIARAM AOS NATIVOS NA RESISTÊNCIA AOS PORTUGUESES E TRÊS ANOS DEPOIS, EM NOVEMBRO DE 1615, FORAM EXPULSOS, SOB O COMANDO DE JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE, QUE SE TORNOU O PRIMEIRO CAPITÃO-MOR DO MARANHÃO.
SÃO LUÍS TAMBÉM ESTEVE SOB O CONTROLE HOLANDÊS NO PERÍODO DE 1641 A 1644. SOMENTE DEPOIS DESSES ATAQUES O GOVERNO COLONIAL DECIDIU FUNDAR O ESTADO DO GRÃO-PARÁ E MARANHÃO, INDEPENDENTE DO RESTO DO PAÍS. NESSA ÉPOCA, A ECONOMIA ERA BASEADA NA PLANTAÇÃO, E DEPOIS EXPORTAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR, CACAU E TABACO. CONFLITOS ENTRE AS ELITES POR MOTIVOS ECONÔMICOS LEVARIAM À REVOLTA DE BECKMAN.
PELOS IDOS DE 1860, COM O INÍCIO DA GUERRA CIVIL AMERICANA, A REGIÃO PASSOU A FORNECER ALGODÃO PARA A INGLATERRA. A RIQUEZA PROPORCIONADA POR ESSA ATIVIDADE FOI USADA PARA MODERNIZAR A CIDADE, COM ATENÇÃO ESPECIAL À EDUCAÇÃO, QUE FOI REFORÇADA COM A CHEGADA DE RELIGIOSOS PARA LECIONAR NAS SUAS ESCOLAS E A IMPLANTAÇÃO DE REDES DE ÁGUA E SANEAMENTO. A CIDADE CHEGOU A SER A TERCEIRA DO PAÍS EM POPULAÇÃO, MAS NO FIM DO SÉCULO XIX A AGRICULTURA ENTRA EM DECADÊNCIA E, DESDE ENTÃO, A CIDADE BUSCA OUTRAS ATIVIDADES PARA MANTER-SE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário