sábado, 1 de janeiro de 2022

EGITO, JORDÂNIA, DUBAI, ABU DHABI E TURQUIA

SEGUIDORES E SEGUIDORAS,


AMENIZADA A PANDEMIA E MESMO TENDO QUE SE SUBMETER A INÚMEROS, CAROS E INÚTEIS PCRs, RESOLVEMOS COLOCAR O PÉ NA ESTRADA NOVAMENTE E VISITAR LUGARES IMPORTANTES MAS QUE ADIAMOS VÁRIAS VEZES POR CONTA DE IRMANDADE MUÇULMANA, PRIMAVERA ÁRABE, TENTATIVAS DE GOLPES, ETC. ASSIM É QUE, FINALMENTE VISITAMOS EGITO, JORDÂNIA, DUBAI, ABU DHABI E TURQUIA DURANTE O MÊS DE OUTUBRO/2021. UMA VIAGEM IMPACTANTE, MARAVILHOSA E IMPERDÍVEL.

OS TÓPICOS DESTA PUBLICAÇÃO, PARA MELHOR LEITURA, DIVIDIREMOS EM COMPANHIA AÉREA E EM CADA UM DOS PAÍSES SEPARADAMENTE E A CONCLUSÃO. ENJOY IT.


COMPANHIA AÉREA


DESTA VEZ OPTAMOS POR VIAJAR NA CLASSE EXECUTIVA TURQUISH AIRLINES, QUE APRESENTOU O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO. AS CABINES NÃO SÃO TÃO LARGAS QUANTO OUTRAS COMPANHIAS AÉREAS, MAS SÃO CONFORTÁVEIS E A CAMA FICA RETA OU ATÉ NEGATIVA, SE VOCÊ PREFERIR. ATENDIMENTO E REFEIÇOES SEM QUALQUER DESTAQUE. MÉDIOS. O DESTAQUE FOI PARA A CARTA DE VINHOS COM CHAMPAGNE TAITENGER E OS MELHORES VINHOS DA FRANÇA, ESPANHA E AMÉRICA DO SUL.

PONTO NEGATIVO FOI O FATO DE QUE, APESAR DE SER UMA EMPRESA TURCA, QUANDO CHEGAMOS TIVEMOS QUE DESEMBARCAR NA PISTA, LONGE DO PRÉDIO DO AEROPORTO, E IR DE ÔNIBUS PARA A ÁREA DE DESMBARQUE.

PONTO ALTO FOI A VIAGEM  DE AMAN NA JORDÂNIA, PARA DUBAI. EXECUTIVA, NO SEGUNDO ANDAR DO A-380 DA EMIRATES. UM SHOW E A REALIZAÇÃO DE UM SONHO DE VIAJAR NO MAIOR AVIÃO DE PASSAGEIROS DO MUNDO.


EGITO


A VIAGEM PELO EGITO COMEÇOU E TERMINOU PELO CAIRO, SUA ATUAL CAPITAL. UMA CIDADE CAÓTICA, 25 MILHÕES DE HABITANTES, A MAIORIA POBRE SEM SAÚDE E SEM EDUCAÇÃO DESCENTES, COMO NOS RELATARAM ALGUNS GUIAS. O DESLOCAMENTO PARA QUALQUER LUGAR ERA UM CALVÁRIO DE ENGARRAFAMENTOS PARADOS. DIRIGEM IGUAL A LOUCOS E NÃO RESPEITAM PISTAS, TANTO NA CIDADE COMO NAS RODOVIAS. PISTA MARCADA PARA TRÊS CARROS, MAIS IAM LADO A LADO, QUASE BATENDO UM NO OUTRO, SEIS OU SETE CARROS. UMA ZONA. 

NA CHEGADA NOS HOSPEDAMOS NO FOUR SEASONS E NA SAÍDA DO EGITO, NO ST. REGIS, DOIS CINCO ESTRELAS EXCELENTES, TANTO NO SERVIÇO QUANTO NO CAFÉ DA MANHÃ E COM EXCELENTES RESTAURANTES, ESPECIALMENTE O ÚLTIMO.

AS PRIMEIRAS VISITAS, NO DIA 11/10, FORAM PARA AS IMPACTANTES PIRÂMIDES DE GIZÉ. KEOPS, KEFREN E MIQUERINOS, PAI FILHO E NETO, RESPECTIVAMENTE.  A MAIOR DELA É A DE KEOPS, QUE MEDE 160 METROS DE ALTURA. FORAM CONSTRUÍDAS HÁ 2700 ANOS ANTES DE CRISTO. 

ENTRAMOS NA PIRÂMIDE MAIOR, A DE KEOPS, ATÉ O SEU TÚMULO. PARA QUEM TEM CLAUSTROFOBIA, É PROIBITIVO, O MESMO OCORRENDO PARA QUEM TEM PROBLEMAS NAS COSTAS PORQUE TEM SUBIDAS QUE VOCÊ TEM QUE FAZER TOTALMENTE ARCADO. VALE, TODAVIA, A PENA POR IR ÀS ENTRANHAS DE UM MONUMENTO DE QUASE 5 MIL ANOS. ELAS SÃO UM DELEITE PARA OS OLHOS E PARA A MEMÓRIA, JÁ QUE SE OUVE FALAR DELAS DESDE A MAIS TENRA IDADE.  MUITO EMOCIONANTE. 

NAQUELE COMPLEXO VISITAMOS, AINDA, A GRANDE ESFINGE DE GIZÉ, COMUMENTE REFERIDA APENAS COMO ESFINGE, É UMA ESTÁTUA DE PEDRA CALCÁRIA QUE REPRESENTA UMA ESFINGE LOCALIZADA NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM OESTE DO RIO NILO, EM GIZÉ, EGITO. O ROSTO DO MONUMENTO É GERALMENTE CONSIDERADO COMO UMA REPRESENTAÇÃO DO ROSTO DO FARAÓ QUÉFREN E O CORPO DE LEÃO. MAGNÍFICA. 




Interior da Pirâmide de Keops







 











Show de luzes nas Pirâmides de Gisé





NO PERÍODO DA TARDE FOMOS VISITAR O COMPLEXO DE SAKARA, A GRANDE NECRÓPOLE DE SAQQARA, AO SUL DA CIDADE DE MEMPHIS, TAMBÉM CONHECIDO PELA PIRÂMIDE DE DEGRAUS, QUE FOI O PROTÓTIPO DAS PIRÂMIDES DE GIZÉ. ESSE COMPLEXO, AINDA COM RESQUÍCIOS DE SEUS MONUMENTAIS MUROS, FOI USADO POR QUASE TODAS AS ERAS FARAÔNICAS.

NESTE LOCAL TAMBÉM VISITAMOS O COMPLEXO FUNERÁRIO DE ZOSER, O PRIMEIRO GRUPO DE EDIFÍCIOS TOTALMENTE CONSTRUÍDO EM PEDRA. NO CENTRO DO COMPLEXO, A MONUMENTAL PIRÂMIDE DE DEGRAUS CONSTRUÍDA PELO GÊNIO ARQUITETO DA ÉPOCA IMHOTEP, PARA O REI ZOSER. TAMBÉM ALI SE ENCONTRAM AS MASTABAS DOS PRÍNCIPES DA ERA DAS PIRÂMIDES. SÃO OS TÚMULOS DE NOBRES DAS DINASTIAS V E VI DO IMPÉRIOS ANTIGO, CUJAS PAREDES REVELAM AS ATIVIDADES DA VIDA COTIDIANA DOS ANTIGOS EGÍPCIOS, ASSIM COMO, DIVERSAS CENAS DE OFERENDAS.

QUEM SE DISPÕE A VISITAR O EGITO E SEUS MONUMENTOS HISTÓRICOS, NÃO PODE DEIXAR DE VISITAR ESSE COMPLEXO, PORQUE ALI SE DESENVOLVEU GRANDE PARTE DA HISTÓRIA DOS TEMPOS DOS FARAÓS E ONDE SURGIU A ARQUITETURA QUE LEVOU ÀS GRANDES PIRÂMIDES, ÍCONES DO EGITO.

 










NA NOITE DESTE PRIMEIRO DIA DE VISITAS FOMOS ASSISTIR O SHOW DE LUZES NA ESFINGE E NAS PIRÂMIDES DE GIZÉ, ONDE É CONTATA AS HISTÓRIA DOS FARAÓS, CADA DIA NUMA LÍNGUA DIFERENTE. NO DIA ERA O ALEMÃO. TINHA TRADUTORES AURICULARES DISPONÍVEIS. É LINDO, MAS JÁ ASSISTIMOS ESPETÁCULOS SEMELHANTES PELO MUNDO AFORA, INCLUSIVE, ÍNDIA, MUITO MAIS BEM ELABORADOS.

 


EM 12/10 DEDICAMOS O DIA PARA VISITAR A CIDADE DE ALEXANDRIA, NO EXTREMO NORTE DO EGITO, COM MOTORISTA E GUIA. NUMA AUTOPISTA LARGA E MODERNA, FOMOS CONHECENDO MELHOR O INTERIOR DO EGITO. ESTA É UMA REGIÃO AGRÍCOLA, POIS CHOVE MAIS NO NORTE DO QUE NOS DESERTOS DO SUL. A CERTA ALTURA NOS DEPARAMOS COM UM MURO DE 40 KM. ERAM TERRAS CULTIVÁVEIS DE PROPRIEDADE DO EXÉRCITO. LÁ O EXÉRCITO É MAIS RICO DO QUE O RESTO DO EGITO. ELES SÃO DONOS DAS ESTRADAS, DAS MELHORES ÁREAS AGRÍCOLAS, COBRAM PEDÁGIO, DOS DUTOS DE ÁGUA DO NILO, HOTÉIS, ETC. TUDO TEM A LONGA MÃO DO EXÉRCITO.

LOGO DEPOIS DO MURO DO EXÉRCITO, VEIO OUTRO QUILOMÉTRICO DA MAIOR PENITENCIÁRIA DO EGITO, UMA DAS MAIORES DO MUNDO.

POR FIM, CHEGAMOS EM ALEXANDRIA. MEIO DECEPCIONANTE. O CENÁRIO DAS PRAIAS E DO MAR É LINDO. A CIDADE, TODAVIA, É DECADENTE, COM PRÉDIOS CAINDO AOS PEDAÇOS, INCLUSIVE AQUELES DE BEIRA MAR. FEITO COM MATERIAL RUIM DÃO A IMPRESSÃO QUE VÃO DESABAR A QUALQUER HORA.

EM ALEXANDRIA, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, VISITAMOS A MAIOR BIBLIOTECA DO EGITO, E QUE OUTRORA, SÉCULO III A.C. HAVIA SIDO UM DOS MAIORES CENTROS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA ANTIGUIDADE. NO ANO 48 A.C., TODAVIA, UM GRANDE INCÊNDIO DESTRUIU A BIBLIOTECA, POR OBRA DO ATAQUE FEITO PELO IMPERADOR JÚLIO CESAR, QUANDO O CRISTIANISMO VIROU RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO, OS CRISTÃOS QUEIMARAM AS OBRAS QUE NÃO ESTAVAM DE ACORDO COM SUAS CRENÇAS.

HOJE RECONSTRUÍDA, COM ARQUITETURA MODERNA E REPRESENTATIVA, CUJO PROJETO FOI OBJETO DE UMA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL VENCIDA PELO NORUEGUÊS SNOGHETTA, QUE O CONCLUIU EM 2001, APÓS CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA DA UNESCO E DE VÁRIOS PAÍSES IDENTIFICADOS NA ENTRADA DO COMPLEXO. TEM ONZE PAVIMENTOS E O TETO É UM DISCO REPRESENTATIVO DO SOL, VOLTADO PARA O MAR E REPRESENTA 'O NASCER DO SOL A CADA DIA PARA SAUDAR OS NOVOS CONHECIMENTOS". LUGAR REPLETO DE HISTÓRIA QUE VALE A PENA SER VISITADO. LÁ VISITAMOS TAMBÉM AS CATACUMBAS GRECO-ROMANA DE KOM AL SHUKAFA, O PILAR DE POMPEU E O FORTE DE QAIYBAY, UM FORTE MEDIEVAL CONSTRUÍDO COM PEDRAS DO FAMOSO FAROL DE ALEXANDRIA, UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO. AS VISTAS DA CIDADE E DA REGIÃO DO ANDAR SUPERIOR DO FORTE, SÃO IMPERDÍVEIS PARA QUEM VAI A ALEXANDRIA. 

Biblioteca de Alexandria













Catacumbas greco-romanas de Kom al Shukafa



O Pilar de Pombeu

FORTE DE QAITBAY

NO DIA 13/10, CEDO PEGAMOS UM AVIÃO PARA A CIDADE DE ASWAN, NO SUL DO EGITO, ONDE FICAMOS HOSPEDADOS NO MARAVILHOSO HOTEL SOFITEL OLD CATARACT, O MELHOR DA REGIÃO E QUE AQUI SE RECOMENDA.

NO FINAL DA TARDE UM PASSEIO DE FELUCA, BARCO A VELA EGÍPCIO TÍPICO, PELO LAGO DA REPRESA DE ASWAN E AO REDOR DA ILHA ELEFANTINA, DO JARDIM BOTÂNICO DE LORD KITCHENER E DO MAUSOLÉU DE AGHA KHAN. NÃO TIVEMOS SORTE, PARA O RETORNO, POIS ACABOU O VENTO E TIVEMOS QUE SER RESGATADOS POR UM BARCO A MOTOR. COM VENTO, É UM PASSEIO RECOMENDADO.

Sofitel Old Cataract




Passeio de Feluca pelo Nilo





DIA 14, DE VAN COM GUIA, NUM PERCURSO RODOVIÁRIO DE 260KM, PELO DESERTO, FOMOS VISITAR OS IMPACTANTES TEMPLOS DE ABUL SIMBEL, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO, LOCALIZADOS ÀS MARGENS DO LAGO NASSER, NA DIVISA COM O SUDÃO.

OS DOIS TEMPLOS, CONSTRUÍDOS PELO MAIOR DOS FARAÓS, FARAÓ RAMSÉS II, MARCAVAM A FRONTEIRA SUL NO AUGE DO PODER DO IMPÉRIO NOVO, E HOJE É O MAIS FAMOSO TEMPLO DO EGITO DEPOIS DA PIRÂMIDES DE GISÉ.

O MAIS OPULENTO, TEM AS FACHADAS ADORNADAS COM ENORMES ESTÁTUAS DE RAMSÉS II SENTADO E O OUTRO, DA SUA ESPOSA NEFERTARI. FORAM REDESCOBERTOS EM 1813 PELO EXPLORADOR SUÍÇO JOHN LEWIS BURCKHARDT, COBERTOS PELAS AREIAS DO DESERTO, NAS MARGENS DO NILO. DESDE 1909, DEPOIS QUE FORAM DESENTERRADOS, SE TORNARAM O LOCAL MAIS FAMOSO DO SUL DO EGITO. COM A CONSTRUÇÃO DA REPRESA DE ASWAN, A UM CUSTO DE 40 MILHÕES DE DÓLARES, FORAM REMOVIDOS E REALOCADOS 61 METROS ACIMA DE ONDE ESTAVAM, OPERAÇÃO CONCLUÍDA EM 22/09/68. A PERFEIÇÃO DA RECONSTRUÇÃO E O TAMANHO DOS TEMPLOS NOS DEIXA ESTUPEFATOS. NÃO SE CONSEGUE DEFINIR O QUE É MAIS IMPACTANTE. OS TEMPLOS EM SI OU A SUA REALOCAÇÃO NOS MOLDES EM QUE FOI FEITA.

É UMA VISITA IMPERDÍVEL, DAS MAIS IMPORTANTES PARA QUEM VEM AO EGITO. PODE SER FACILMENTE ALCANÇADA POR AVIÃO. 


Templo de Ramsés II

Templo da esposa de Ramsés II, Nefertari





Interior do Templo de Ramsés II










NO DIA 15/10 EMBARCAMOS NO NAVIO DE LUXO, SONESTA SAINT GEORGE PARA UM CRUZEIRO PELO NILO ATÉ LUXOR. À TARDE VISITAMOS O TEMPLO DE FILAE, DEDICADO À DEUSA ÍSIS, NUMA ILHA DO NILO, UM DOS MAIS BELOS E MAIS CONSERVADOS DO EGITO. O LUGAR É ENCANTADOR.

NO DIA 16/10, NAVEGAMOS PARA KOM OMBO ONDE, DEPOIS DO ÓTIMO CAFÉ DA MANHÃ DO NAVIO, SAÍMOS PARA VISITAR O TEMPLO DE SOBEK. UM EDIFÍCIO INCOMUM, TOTALMENTE SIMÉTRICO, COM DUAS ENTRADAS, DUAS SALAS DE HIPOSTILOS E DOIS SANTUÁRIOS. ISSO PORQUE É DEDICADO A DOIS DEUSES: O DEUS FALCÃO HAROERIS (HORUS, O VELHO OU GRANDE) E O DEUS SOBEK, DIVINDADE LOCAL COM CABEÇA DE CROCODILO.

NO MESMO DIA NAVEGAMOS ATÉ EDFÚ ONDE VISITAMOS DO TEMPLO DE HORUS, QUE FOI CONSTRUÍDO ENTRE 237 E 57 A.C. E É CONSIDERADO O COMPLEXO MAIS PERFEITO E CONSERVADO DA ANTIGA CIVILIZAÇÃO.

Templo de Filae, dedicado à deusa Ísis
























Templo de Sobek

Horus, o Deus Falcão


Sobek, o Deus Crocodilo


DIA 17, DEPOIS DE PERNOITARMOS EM ESNA, APORTAMOS, FINALMENTE, EM LUXOR. LÁ CONTINUAMOS HOSPEDADOS NO NAVIO, EM ESPAÇOSA CABINE DE LUXO. RECOMENDAMOS O CRUZEIRO NESTE NAVIO.

NESTE DIA SAÍMOS CEDO PARA, EM VAN PRIVADA COM GUIA VISITARMOS O FAMOSO VALE DOS REIS, QUE FOI O LOCAL DURANTE O NOVO IMPÉRIO, ONDE OS FARAÓS FORAM ENTERRADOS NAS MONTANHAS. ALI ESTÃO ENTERRADOS REIS DAS DINASTIAS XVIII, XIX, XX, ALGUMAS RAINHAS, PRÍNCIPES E ATÉ ANIMAIS. VISITAMOS TRÊS TUMBAS, SUFICIENTES PARA AQUILATAR O LUXO E A DECORAÇÃO COM CORES VIBRANTES DESSES LOCAIS. VISITAMOS AS DE RAMSÉS III, RAMSÉS IX E RAMSÉS I, UMA MAIS LINDA QUE A OUTRA CONFORME AS FOTOS MOSTRARÃO. LUGAR IMPERDÍVEL.

NO RETORNO VISITAMOS O TEMPLO FUNERAL DA RAINHA HATSHEPSUT, CAVADO NA MONTANHA POR VOLTA DE 1450. LUGAR PLASTICAMENTE MUITO BONITO. NO RETORNO AINDA VISITAMOS OS COLOSSOS DE MÊNNON, SITUADOS NA PARTE OCIDENTAL DO NILO E REPRESENTAM O FARAÓ AMENÓFIS III, CONSTRUÍDOS HÁ 3400 ANOS. ERAM CONSIDERADAS GUARDIÃS DO TEMPLO FUNERÁRIO DO MESMO, QUE ALI EXISTIA. HOJE EM RUÍNAS. PORTENTOSAS.

Vale do Reis

Interior das Catacumbas de Ramsés IX, Ramsés II e Ramsés I

















Templo funeral da Rainha Hatshepsut






Colossos de Mêmnon
Colosso de Mêmnon






NO FINAL DA TARDE VISITAMOS O TEMPLO DE LUXOR, NO CENTRO DA CIDADE, CONSTRUÍDO POR AMENHOTEP III E RAMSÉS II, ENTRE 1400 E 1000 A.C., O PRIMEIRO CONSTRUIU O INTERIOR E O SEGUNDO O EXTERIOR, DEDICADO A AMON, DEUS DO VENTO. ILUMINADO À NOITE, FICA MARAVILHOSO.













NO DIA 18, MUITO CEDO, SAÍMOS PARA FAZER O PASSEIO DE BALÃO SOBRE O VALE DO NILO E O VALE DOS REIS, COM BRINDE DO NASCER DO SOL VISTO DA ALTURA. RECOMENDAMOS.

 




Nascer do sol em Luxor, Egito, visto do balão








NO RETORNO, TOMAMOS O CAFÉ DA MANHÃ E DEIXAMOS O NAVIO. ANTES DO VOO DE RETORNO PARA O CAIRO, A CEREJA DO BOLO. O COMPLEXO DO PORTENTOSO TEMPLO DE KARNAK, O CENTRO RELIGIOSO MAIS INFLUENTE DO EGITO ANTIGO, QUE REÚNE TRÊS TEMPLOS PRINCIPAIS E OUTROS MENORES, EM UM DOS MAIORES MUSEUS A CÉU ABERTO DO MUNDO. CERCA DE 30 FARAÓS CONTRIBUÍRAM PARA SUA CONSTRUÇÃO. NO COMPLEXO FICA DO ESTONTEANTE TEMPLO DE AMON, PRINCIPAL LOCAL DE VENERAÇÃO DO COMPLEXO.

SEM DÚVIDAS, O MAIS ESPETACULAR DO TEMPLO DE KARKAK É O GRANDE SALÃO DE HIPOSTILO, COM MAIS DE 5 000 METROS QUADRADOS E QUE CONTÉM 134 PORTENTOSAS COLUNAS, SENDO AS 12 CENTRAIS MAIS LARGAS E ELEVAVAM O TETO ENTÃO EXISTENTES, A 23 METROS DE ALTURA. NA ENTRADA DO TEMPLO, ANTES DE CRUZAR O PRIMEIRO PORTAL, PUDEMOS VER 40 ESFINGES COM CABEÇA DE CARNEIRO. É O COMEÇO DA AVENIDA DAS ESFINGES, QUE CHEGAVA ATÉ O TEMPLO DE LUXOR. FOI RESTAURADA E REINAUGURADA DIAS DEPOIS QUE ESTIVEMOS LÁ. SE OUTROS TEMPLOS NÃO PUDEREM VISITAR, ESTE É IMPERDÍVEL.



























FIM DA ESTADA EM LUXOR. TOMAMOS UM AVIÃO E RETORNAMOS PARA A SEGUNDA ETAPA DAS VISITAS NO CARO. AGORA NOS HOSPEDAMOS NO ESPETACULAR HOTEL ST REGIS. SERVIÇO ESPETACULAR MAS OS RESTAURANTES ITALIANO E DE CARNES SÃO DE TIRAR O CHAPÉU. RECOMENDAMOS.

DIA 19, JÁ NO CAIRO, FOMOS VISITAR A CIDADELA SALADINO, FORTALEZA NA PARTE MAIS ALTA DA CIDADE, TENDO SIDO O PONTO CENTRAL E ADMINISTRATIVO POR CERCA DE 700 ANOS. AS VISTAS DA CIDADE DO CAIRO E A MESQUITA DE MOHAMMED ALI, SÃO OS PONTOS ALTOS. A MESQUITA É MAIS LINDA DO QUE A AIA SOPHIA DE ISTAMBUL. VALE A VISITA.

DALI FOMOS VISITAR O MUSEU EGÍPCIO, QUE CONTÉM A MAIOR COLEÇÃO DO IMPÉRIO FARAÔNICO E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO. ALI TAMBÉM SE ENCONTRAM AS MÁSCARAS DE OURO E TODOS OS UTENSÍLIOS ENCONTRADOS NA TUMBA DE TUTANKAMON. MARAVILHOSO. IMPACTANTE. IMPERDÍVEL. PARA QUEM GOSTA DE CULTURA EGÍPCIA, É O LUGAR.

IMPERDÍVEL, TAMBÉM, O MUSEU NACIONAL DA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA, NOVO E PARA ONDE FORAM TRANSFERIDAS TODAS AS MÚMIAS DOS FARAÓS. FANTÁSTICO.

DOIS MUSEUS QUE NOS TRANSPORTARAM PARA O ÂMAGO DA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA. VALEU DEMAIS.

AINDA NO CAIRO VISITAMOS AINDA O BAIRRO COPTA, COM AS IGREJAS MAIS ANTIGAS DO EGITO, INCLUSIVE A IGREJA DE SÃO SÉRGIO, ONDE A SAGRADA FAMÍLIA TERIA SE HOSPEDADO NA FUGA PARA O EGITO. ALI, TAMBÉM, A ANTIGA SINAGOGA DE BENI EZRA. ANTIQUÍSSIMA. O BAIRRO TODO, NUMA RUA MAIS BAIXA, NOS REMETE ÀQUELES TEMPOS ANTIGOS DO NASCIMENTO DE CRISTO.

VISITAMOS, TAMBÉM, O MERCADO MAIS FAMOSO DO EGITO, O BAZAR KHAN EL KHALILI. SUA ORIGEM DATA DE 1382, QUANDO O SULTÃO MAMELUCO DJAHARSKS EL-JALILI DECIDIU CONSTRUIR UM LUGAR PARA OS COMERCIANTES DA REGIÃO. ALI FORAM AS RUÍNAS DE UM ANTIGO CEMITÉRIO FATÍMIDA. O MERCADO SE ENCONTRA NO CORAÇÃO DO CAIRO ISLÂMICO, EM UMA ZONA AMURALHADA COM UM AR MEDIEVAL E EM QUE SE RESPIRA A MAGNIFICÊNCIA DA ARQUITETURA MAMELUCA. VALE UMA PASSADA POR LÁ.

Museu Nacional da Civilização Egípcia





Bairro Copta

Mesquita da Cidadaela de Saladino




Igreja de São Sérgio, onde a Família Sagrada teria se refugiado na Fuga para o Egito










Mesquita de Mohamed Ali

Vistas do Cairo desde A Cidadela de Saladino













Bazar Khan Khalili

NO PERÍODO DA NOITE FIZEMOS UM CRUZEIRO PELO NILO, ONDE ESTAVA PREVISTO UM SHOW COM A CLÁSSICA DANÇA DO VENTRE. NÃO VALE A PENA. O VISUAL É POBRE, NÃO SE COMPARA, POR EXEMPLO, COM O DE SHANGAI, NA CHINA. O SHOW, NADA TINHA A VER COM A CLÁSSICA DANÇA DO VENTRE. ERA APENAS UMA DANÇA FRENÉTICA DE UMA RUSSA. NÃO RECOMENDAMOS.


JORDÂNIA


DIA 20/10, FOI DIA DE PEGAR O AVIÃO PARA AMAN, CAPITAL DA JORDÂNIA, ONDE CHEGAMOS POR VOLTA DAS 14H15 E, NO AEROPORTO, JÁ PEGAMOS UMA VAN COM MOTORISTA E GUIA QUE NOS ACOMPANHARIAM POR TODA A JORDÂNIA. SEGUIMOS PARA O SUL, PELO DESERTO JORDANIANO, DIRETO PARA PETRA. NOS HOSPEDAMOS NO BEM LOCALIZADO MOVENPICK RESORT PETRA, UM ÓTIMO HOTEL, COM ÓTIMO CAFÉ DA MANHÃ E BOM RESTAURANTE E QUE FICA EXATAMENTE NA ENTRADA DO COMPLEXO DE PETRA. RECOMENDAMOS MUITO, POR TUDO ISSO.

 

NO PERÍODO DA NOITE, JÁ COM OS INGRESSOS PREVIAMENTE ADQUIRIDOS, CALÇADOS CONFORTÁVEIS, FOMOS FAZER UM DOS PASSEIOS MAIS MARAVILHOSOS, INSPIRADORES E IMPACTANTES QUE JÁ FIZEMOS POR ESSE MUNDO AFORA. O PETRA BY NIGHT. É MÁGICO. SEGUIMOS PELO DESFILADEIRO WADI MUSA DE 1,2 KM ATÉ A PRAÇA PRINCIPAL DE PETRA. UM CAMINHO DE VELAS, ROCHAS ILUMINADAS POR SPOTS E LUA CHEIA. INDESCRITÍVEL. NA CATEDRAL ESCAVADA NA ROCHA QUE, NA VERDADE É O MAUSOLÉU AL KHASNA, NOS DEPARAMOS COM A PRAÇA TODA ILUMINADA POR VELAS NO CHÃO E MÚSICA TÍPICA PARA MEDITAÇÃO, TODOS SENTAMOS NO CHÃO E ALI OUVIMOS A HISTÓRIA DAQUELE LUGAR MÁGICO E, NO FINAL, UM SHOW DE LUZES SOBRE O MAUSOLÉU ENCRAVADO NA ROCHA. SÓ TENDO ESSA EXPERIÊNCIA PARA SABER O QUE EXATAMENTE SENTIMOS. IMPERDÍVEL, IMPERDÍVEL, IMPERDÍVEL.

NO DIA 20, BEM CEDO, APÓS O CAFÉ DA MANHÃ, FOMOS FAZER O PASSEIO DIURNO POR PETRA. O PERCURSO É FÁCIL DE FAZER A PÉ, COM CALÇADO CONFORTÁVEL. SE NÃO TIVER CONDIÇÕES, TEM A OPÇÃO DO CAVALO, BURROS E ATÉ CARRINHOS DE GOLFE. SE PREFERIR IR A PÉ DESPACHE, DE PLANO, OS ASSÉDIOS DOS DONOS DOS CAVALOS, COM UM  "NO THANKS". SE DISSEREM ALGUMA COISA ALÉM DISSO, QUE DÊ ESPERANÇA A ELES, ELES TE SEGUEM INSISTENTEMENTE, TENTANDO TE CONVENCER, ESTRAGANDO BOA PARTE DO PASSEIO.

PETRA FOI FUNDADA POR VOLTA DE 312 A.C., COMO CAPITAL DOS ÁRABES NABATEUS, QUE ERAM NÔMADES QUE APROVEITARAM  A PROXIMIDADE DE PETRA COM AS ROTAS COMERCIAIS DA ÉPOCA, INCLUSIVE A ROTA DA SEDA, E ALI ESTABELECERAM UM IMPORTANTE  CENTRO COMERCIAL. OS NABATEUS TAMBÉM ERAM CONHECIDOS  POR SUA GRANDE HABILIDADE DE CONSTRUÇÃO EM ROCHAS E ESTRUTURAS SÓLIDAS E COM MÉTODOS EFICIENTES DE COLETA DE ÁGUA EM DESERTOS.

NO PRIMEIRO E NO SEGUNDO SÉCULOS, APÓS A INVASÃO DO ROMANOS,  A CIDADE ATINGIU O AUGE DA FAMA. QUANDO O TRANSPORTE MARÍTIMO LENTAMENTE DESLOCOU AS ROTAS DAS CARAVANAS, A IMPORTÂNCIA DA CIDADE DIMINUIU E CAIU EM DESUSO E FOI PERDIDA PARA O MUNDO ATÉ  1812, QUANDO FOI REDESCOBERTA PELOS SUÍÇOS, PELO EXPLORADOR JOHANN LUDWIG BURKHART.

O LOCAL É PATRIMÔNIO DA UNESCO DESDE 1985, ELEITO EM 2007 COMO UMA DAS NOVAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO E TAMBÉM ESCOLHIDO  PELA REVISTA SMITHSONIAN COMO UM DOS "28 LUGARES PARA VER ANTES DE MORRER".

REALMENTE, UM LUGAR IMPACTANTE E ESPETACULAR. CAMINHAR PELO DESFILADEIRO ESTREITO COM ROCHAS DA ALTURA DE 90 METROS, COM UMA FORMAÇÃO DIFERENTE A CADA CURVA É UMA EXPERIÊNCIA INDESCRITÍVEL. QUANDO SE CHEGA NO MAUSOLÉU É O ÊXTASE. ENGANA-SE QUEM PENSA QUE ALI É O FIM. TOMANDO À DIREITA, EM MAIS UMA DISTÂNCIA DO QUE VOCÊ JÁ FEZ ATÉ ALI, UMA INFINIDADE DE TEMPLOS, MORADIAS, CASAS DE COMÉRCIO, TUDO ENTALHADO NA ROCHA. O SOL É QUENTE. ROUPA LEVE, CHAPÉU, PROTETOR SOLAR E MUITA ÁGUA. ALI, TAMBÉM, VALE O "NO THANKS" PARA  OS INÚMEROS PEDINTES, COMERCIANTES DE BUGIGANGAS, ALUGUEL DE BURROS, ETC.  VALE, TODAVIA, MUITO A PENA. REALMENTE UM DOS LUGARES MAIS IMPACTANTES DO MUNDO.

 
Petra by Night
























Petra, de dia














































































NO DIA 22/10 SAÍMOS CEDO PARA VISITAR OUTRA MARAVILHA, POUCO CONHECIDA, DA JORDÂNIA. O WADI RUM. TAMBÉM CONHECIDO COMO O VALE DA LUA, É A MAIOR E MAIS MAGNÍFICA  DAS PAISAGENS DESÉRTICAS  DA JORDÂNIA E QUE PRATICAMENTE NÃO FOI TOCADA PELOS HUMANOS. UM LABIRINTO  DE FORMAÇÕES ROCHOSAS MONOLÍTICAS SOBE DO DESERTO  A ALTURAS QUE CHEGAM A 1.759 METROS, CRIANDO UM DESAFIO NATURAL PARA OS MONTANHISTAS SÉRIOS. 

WADI RUM É MAIS CONHECIDO POR SUA CONEXÃO COM O OFICIAL BRITÂNICO T.E. LAWRENCE, QUE PASSOU POR LÁ VÁRIAS VEZES DURANTE A REVOLTA ÁRABE DE 1917-1918.  LUGAR INDESCRITÍVEL QUE ESPERAMOS QUE AS FOTOS FAÇAM UM POUCO DE JUSTIÇA. SEGUIMOS DE CARRO ABERTO APRECIANDO AQUELA PAISAGEM ESTONTEANTE, PARANDO, FOTOGRAFANDO, SUBINDO NAS DUNAS E FINALMENTE, TOMANDO UM CHÁ E ALMOÇANDO EM TENDAS ÁRABES NO MEIO DO DESERTO. OUTRO LUGAR QUE NOS IMPACTOU NESTA VIAGEM PELA JORDÂNIA E QUE RECOMENDAMOS MUITO.

















































































DALI, NOS DIRIGIMOS PARA O FAMOSO MAR MORTO, QUE BANHA ISRAEL, CISJORDÂNIA E JORDÂNIA E QUE FICA A 400 METROS ABAIXO DO NÍVEL DO MAR.

NOS HOSPEDAMOS NO HOTEL KEMPINSKI  ISHTAR DEAD SEA, BEM NA BORDA E COM ACESSO AO MAR MORTO E COM TODA A ESTRUTURA PARA  OS FAMOSOS BANHOS TERAPÊUTICOS TÍPICOS DO LUGAR. CHEGAMOS NO POR DO SOL, COM UM VISUAL MAGNÍFICO.

NO DIA SEGUINTE, BANHO DE LAMA E ENTRADA NO MAR. O NÍVEL DE SALINIDADE ALTÍSSIMO NÃO TE PERMITE AFUNDAR. É MUITO ESTRANHO SE EQUILIBRAR NELE. MAIS UMA INÉDITA EXPERIÊNCIA VIVIDA. O MAR MORTO ESTÁ DESAPARECENDO LENTAMENTE PELO USO DA ÁGUA QUE O ALIMENTA. A JORDÂNIA E ISRAEL, TODAVIA, TÊM PROJETO DE SALVAR ESSE PATRIMÔNIO, CANALIZANDO ÁGUA DO MAR VERMELHO PARA COMPENSAR ESSAS PERDAS. COM O MAIOR TEOR DE MINERAIS E SAIS DO MUNDO, A ÁGUA DO MAR MORTO POSSUI PROPRIEDADES ANTI-INFLAMATÓRIAS E A LAMA ESCURA ENCONTRADA NAS SUAS MARGENS É UTILIZADA HÁ MAIS DE 2000 ANOS PARA FINS TERAPÊUTICOS. LUGAR ÚNICO NO MUNDO E QUE, POR ISSO, MERECE SER CONHECIDO.


















Kempinski Mar Morto








DIA 23/10 FINALMENTE CHEGAMOS À CAPITAL DA JORDÂNIA, AMAN. PRIMEIRO, DIZER QUE A JORDÂNIA NOS DEIXOU UMA ÓTIMA IMPRESSÃO. UM PAÍS BEM RESOLVIDO, COM GRANDES PROJETOS VOLTADOS PARA O FUTURO, POVO EDUCADO E TRANQUILO, RUAS LIMPAS, TUDO BEM CUIDADO. O PAÍS VALE A PENA SER VISITADO.

EM AMAN, DEPOIS DE VISITARMOS OS PRINCIPAIS BAIRROS DA CIDADE COM MAIS DE 5 MILHÕES DE HABITANTES, CASARIO DOS MAIS ABASTADOS, DE BELEZA IMPAR E NOS BAIRROS MAIS POBRES, TODOS COM CASAS DESCENTES E PINTADAS POR CONTA DO GOVERNO, FOMOS VISITAR A CIDADELA, QUE SE ELEVA ACIMA DA CIDADE NO TOPO DE JABAL AL-QALA'A E É UM BOM LUGAR PARA TER BELAS VISTAS DA CIDADE. A CIDADELA É O LOCAL DO ANTIGO RABBATH-AMMON, E AS ESCAVAÇÕES REVELARAM NUMEROSOS VESTÍGIOS ROMANOS, BIZANTINOS E ISLÂMICOS PRIMITIVOS. O MAIS IMPRESSIONANTE É A CONSTRUÇÃO DA CIDADELA, CONHECIDA SIMPLESMENTE  COMO AL-QASR(O PALÁCIO), REMONTA AO PERÍODO ISLÂMICO. PERÍODO OMÍADA. SUA FUNÇÃO EXATA NÃO É CLARA, MAS INCLUI UM PORTAL MONUMENTAL, UMA SALA DE AUDIÊNCIAS E QUATRO CÂMARAS ABOBADADAS. UMA RUA COM COLUNATAS TAMBÉM ATRAVESSA O LOCAL. AO NORTE E NORDESTE ESTÃO AS RUÍNAS DO PALÁCIO OMÍADA.

DEPOIS DE MUITAS FOTOS DAS LINDAS VISTAS DA CIDADE LÁ DO ALTO, DESCEMOS PARA O LESTE DA CIDADE, PARA VISITAR O TEATRO ROMANO. É A RELÍQUIA  MAIS ÓBVIA E IMPRESSIONANTE  DA ANTIGA FILADÉLFIA, ANTIGO NOME DA CIDADE NO TERCEIRO SÉCULO ANTES DE CRISTO. O TEATRO, QUE FOI CONSTRUÍDO DURANTE O REINADO DE ANTONIUS PIUS (138-161 DC) É CORTADO AO LADO NORTE DE UMA COLINA QUE UMA VEZ SERVIU COMO UMA NECRÓPOLE OU CEMITÉRIO. É MUITO SEMELHANTE EM DESIGN AO ANFITEATRO EM JERASH E PODE ACOMODAR  6000 ESPECTADORES. O TEATRO É USADO PERIODICAMENTE  PARA EVENTOS ESPORTIVOS E CULTURAIS.


























































COMO VEMOS, AMAN, PETRA, WADI RUM, MAR MORTO, TUDO CONSPIRA PARA QUE VISITEM ESTE MARAVILHOSO PAÍS QUE É A JORDÂNIA.


EMIRADOS ÁRABES - DUBAI E ABU DHABI

 

NO FIM DA TARDE FOI A VEZ DE ESTREAR A CLASSE EXECUTIVA  DO MAIOR AVIÃO DE PASSAGEIROS DO MUNDO, O A-380 DA EMIRATES, PARA O DESLOCAMENTO AMAN-DUBAI. DELÍCIA DE VIAGEM.

 

DIA 24/10 DUBAI. O QUE DIZER DE DUBAI. É UMA ESPÉCIE DE LAS VEGAS, SEM A BREGUICE DA CIDADE AMERICANA. ALI A ARQUITETURA É INÉDITA. NADA DE IMITAÇÕES. É BELA. QUEM GOSTA DO QUE TEM DE MAIS MODERNO NO MUNDO, É SÓ IR LÁ. VISITAMOS A PARTE ANTIGA DA CIDADE, PEGAMOS UM BARCO ANTIGO E FOMOS VISITAR  O MERCADO DAS ESPECIARIAS, A RUA DO OURO E DEPOIS UM PASSEIO PANORÂMICO  PELA FAMOSA RUA DA PARTE COMERCIAL DA CIDADE ONDE ESTÃO OS PRÉDIOS MAIS IMPORTANTES CONSTRUÍDOS E EM CONSTRUÇÃO. A CIDADE NÃO PARA.

NOSSO HOTEL FOI O CINCO ESTRELAS HOTEL THE PALACE ADRESS DE ONDE SE PODE VER, TODAS AS NOITES, DE HORA EM HORA O ESPETÁCULO DAS ÁGUAS NUM GRANDE LAGO ARTIFICIAL QUE BANHA VÁRIOS PRÉDIOS NA REGIÃO. PRÓXIMO, TAMBÉM, DO BURJ KHALIFA, TIDO COMO O MAIS ALTO DO MUNDO. MAGNÍFICO. ALI PERTO SE TEM UMA VISÃO PRIVILEGIADA DO LINDÍSSIMO BURJ AL ARAB, EM FORMA DE VELA DE BARCO, O CAYAN TOWER, TORCIDO EM 90 GRAUS DO TÉRREO ATÉ O TOPO E  O DUBAI MALL, O MAIOR SHOPPING CENTER DO MUNDO QUE VISITAMOS NO DIA 25.

NO PERÍODO DA TARDE FOMOS VISITAR O FAMOSO CONDOMÍNIO NO ESTILO PALMEIRA, CONSTRUÍDO MAR ADENTRO, A FAMOSA PALM JUMEIRAH E A MARINA DE DUBAI. NO JUMEIRAH FOMOS ATÉ A TORRE DO JUMEIRAH BEACH RESIDENCE, DE ONDE SE TEM UMA VISTA MARAVILHOSA DO LOCAL  E DA CIDADE DE DUBAI.

NO DIA 25, COMO DITO, VISITAMOS O DUBAI MALL E VAGABUNDEAMOS PELA CIDADE QUE, DIGA-SE, É PARA QUEM TEM CARRO E NÃO PARA PEDESTRES.

NÃO É PARA O NOSSO ESTILO DE VIAGEM, MAS VALE PELO QUE ELA SIGNIFICA.

 








Reconstrução da antiga Dubai








Mercado do Ouro

















VISTAS DO JUMEIRAH































NO DIA 26/10 FOMOS VISITAR ABU DHABI, COM CARRO E GUIA, POR UMA MODERNA AUTOESTRADA QUE A LIGA A DUBAI.

LÁ, O PONTO ALTO E MAIS ESPERADO DA VIAGEM AOS EMIRADOS ÁRABES, VISITAMOS A MAGNÍFICA E ESTONTEANTE MESQUITA  DOS EMIRADOS SHEIK ZAYED. SEUS NÚMEROS SÃO IMPRESSIONANTES. TEM QUATRO MINARETES DE MAIS DE 100 METROS, 82 CÚPULAS DE MÁRMORE, O MAIOR TAPETE DO MUNDO DE 5627 METROS QUADRADOS, 17 MIL METROS QUADRADOS DE PISO DE MÁRMORE COM PINTURAS ENCRAVADAS NO MÁRMORE(TRINTA TIPOS). AS 96 COLUNAS INTERNAS SÃO FORRADAS DE MADREPÉROLA E O LUSTRE PRINCIPAL, DE 15 METROS DE ALTURA, É CRAVEJADO POR CRISTAIS SWAROVSKI. UMA VISITA IMPERDÍVEL PARA DELEITE DOS OLHOS E DA MENTE.

LÁ VISITAMOS AINDA O BELÍSSIMO MUSEU DO LOUVRE CUJA ARQUITETURA SE CONFUNDE COM A ÁGUA DO MAR ALÉM DO HOTEL EMIRATES PALACE, ONDE SÃO RECEBIDOS OS CHEFES DE ESTADO.

























































Hotel Emirates Palace, onde se hospedam os chefes de Estado em Abu Dhabi




Palácio real de Abu Dhabi







Museu do Louvre, Abu Dhabi














Hotel Emirates Palace



Teto do Louvre




INCRÍVEL FOI SABER DA JUSTIÇA SOCIAL COM QUE É TRATADO O POVO LOCAL. TODOS TEM OS MESMOS PRIVILÉGIOS DE TRATAMENTO DE SAÚDE DO CHEFE DO GOVERNO E TODAS AS CASAS DOS MINISTROS TEM QUE MANTER A PORTA ABERTA PARA QUEM QUISER ENTRAR E REIVINDICAR QUALQUER COISA DA SUA ÁREA. FOI INTERESSANTE PASSAR NOS CONDOMÍNIOS DE LUXO E PODER DISTINGUIR A MANSÃO DOS MINISTROS POR SUAS PORTAS ABERTAS. INCRÍVEL, TAMBÉM, A SUA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL COM PROJETOS GRANDIOSOS COMO A PLANTAÇÃO DE MANGUES EM ÁREAS A PERDER DE VISTA E CRIAÇÃO E ECOSSISTEMAS NO DESERTO, TRATAMENTO DA ÁGUA E ASSIM POR DIANTE.

 




POR TUDO ISSO, GOSTAMOS MAIS DE ABU DHABI DO QUE DUBAI.

RETORNAMOS PARA DUBAI E NO DIA 27/10 FOMOS TER UMA EXPERIÊNCIA NUM HOTEL NOS CONFINS DO DESERTO. ESCOLHEMOS O MAGNÍFICO HOTEL AL MAHA. PARA COMEÇAR UMA COZINHA MARAVILHOSA. NO PERÍODO DA TARDE, DE 4X4, COM GUIA, FOMOS EXPLORAR O DESERTO, SUAS DUNAS, SUAS VISTAS, SEUS ANIMAIS, SEU POR DO SOL, SEUS OÁSIS. UMA EXPERIÊNCIA IMPERDÍVEL PARA QUEM ESTÁ NA REGIÃO, COM TODO CONFORTO.



































Visita de Uma gazela de Tompson, na madrugada do Hotel Al Maha




TURQUIA


DIA 28/10 FOI DIA PARA SE DESLOCAR PARA A ÚLTIMA PERNA DA VIAGEM. VOO PELA TURKISH PARA ISTAMBUL E, DALI, CONEXÃO PARA NEVSEHIR NA CAPADÓCIA QUE, DIGA-SE, É UMA REGIÃO, NÃO UMA CIDADE, ONDE NOS HOSPEDAMOS  NUM DOS PONTOS MAIS ALTOS DA REGIÃO, NO ÓTIMO ARIANA SUSTAINABLE LUXURY LODGE.

 

NO DIA 29/10, SAÍDA DO HOTEL AS 05H00 PARA, COM FRIO ABAIXO DE ZERO, FAZER O PASSEIO DE BALÃO SOBRE A CAPADÓCIA. ACONSELHAMOS IR BEM AGASALHADO. NÃO TEM PREÇO VER O NASCER DO SOL A MIL METROS DE ALTITUDE, OS CÂNIONS, AS FORMAÇÕES ROCHOSAS DIFERENTES, OS MAIS DE 120 BALÕES NO AR AO MESMO TEMPO.










































































A CAPADÓCIA É UMA REGIÃO HISTÓRICA DA TURQUIA QUE FICA NA ANATÓLIA CENTRAL, EM UMA ÁREA QUE ERA CRUZAMENTO DE ROTAS COMERCIAIS ENTRE A REGIÃO ORIENTAL E AS CIDADES LITORÂNEAS DE IZMIR, PAMUKALE E ÉFESOS. ESSA ROTA, DESDE OS TEMPOS ANTIGOS, FOI UTILIZADA PELOS MERCADORES PARA COMERCIALIZAR PRODUTOS E ESPECIARIAS DO ORIENTE E EM SEGUIDA REVENDER PARA A EUROPA. O PORTO UTILIZADO ERA O DE ÈFESOS E ATRAVÉS DO MAR EGEU E MAR MEDITERRÂNEO AS MERCADORIAS SEGUIAM PARA A GRÉCIA, ITÁLIA. OUTRA ROTA POSSÍVEL ERA ATRAVESSAR O BÓSFORO E, ADENTRANDO PELA BULGÁRIA, CHEGAR A ROMÊNIA, ÁUSTRIA E ALEMANHA.

 

A REGIÃO DA CAPADÓCIA FOI MUITO IMPORTANTE NA PROPAGAÇÃO DO CRISTIANISMO. A SUA PROXIMIDADE COM AS SETE IGREJAS DA ÁSIA MENOR, ENTRE ELAS AS DE ÈFESO, ESMIRNA E TIATIRA FOI UM FATOR FACILITADOR. NA REGIÃO PREGARAM OS APÓSTOLOS PAULO, JOÃO EVANGELISTA E ANDRÉ, O PRIMEIRO A SER CHAMADO POR JESUS.


NO DESENVOLVIMENTO DO CRISTIANISMO NA REGIÃO, MUITA IMPORTÂNCIA FOI DADA NA CONSTRUÇÃO DE IGREJAS E MOSTEIROS. UMA GRANDE INFLUÊNCIA FOI EXERCIDA POR GREGÓRIO DE NAZIANSUS, GREGÓRIO DE NYSSA E SÃO BASÍLIO, TRÊS DOS TEÓLOGOS MAIS IMPORTANTES DA ÉPOCA E TODOS NATIVOS DA REGIÃO.

NO PERÍODO DE PERSEGUIÇÃO DOS ROMANOS, AS CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO, COM AS MORADIAS ESCULPIDAS NAS PEDRAS, OFERECIA AS MELHORES CONDIÇÕES DE ESCONDERIJO E VIDA DISCRETA. ESSAS MORADIAS DIFICULTAVAM O ACESSO PARA OS AGRESSORES, E CRIAVA AS MELHORES CONDIÇÕES DE FUGA, EM CASO DE ATAQUES SURPRESA.

NESTE DIA VISITAMOS O MUSEU AO AR LIVRE DE GOREME, COM CASAS, IGREJAS COM AS PINTURAS ARTÍSTICAS AINDA EM CORES VIVAS PRESERVADAS, A VISÃO DO CÂNIONS COM OS LOCAIS DE CRIAÇÃO DE POMBOS NAS ENCOSTAS, VALES VERDEJANTES, INÚMERAS CAVERNAS.

O VALE DEVRENT, CUJAS RUÍNAS ESTÃO ESPALHADAS POR TRÊS VALES E ONDE SE DESTACAM AS FAMOSAS CHAMINÉS DAS FADAS, FORMADAS PELO DIFERENTE ESTÁGIO DE DESGASTE DAS ESPÉCIES DE ROCHAS. AS FOTOS MOSTRARÃO.

EM AVANOS, CENTRO DE OBRAS DE ARTE EM TERRACOTA DESDE 3000 AC, ONDE VISITAMOS UMA OFICINA DE OLARIA TRADICIONAL, SUBTERRÂNEA. O BARRO, QUE VEM DO RIO VERMELHO QUE PASSA PELA CIDADE, DÁ VIDA TANTO À TERRA QUANTO À ECONOMIA LOCAL.

PELAS SUAS PECULIARIDADES E SUA HISTÓRIA, É UM LUGAR ÚNICO QUE MERECE MUITO SER VISITADO.











Museu ao ar livre de Goreme







































Interior das casas de Goreme - Mesa de refeição








Igreja entalhada na rocha com pinturas preservadas























Vale Devrent e Chaminés das Fadas




































































Camelo, no Vale Drevent




Cidades da Capadócia - Nevsehir

















Desde o Hotel, a vista do espetáculo dos balões, no dia seguinte




















DIA 30/10 - DESLOCAMENTO PARA ISTAMBUL E HOSPEDAGEM NO MARAVILHOSO HOTEL SHANGRI-LA. FOI DIA, TAMBÉM, PARA ENFRENTAR OS ENGARRAFAMENTOS MONUMENTAIS DA CIDADE. PERDEMOS MUITO TEMPO PARA QUALQUER LUGAR QUE FOMOS DE CARRO. LEMBROU CAIRO, NO EGITO. A CIDADE PRECISA SE REINVENTAR URGENTEMENTE, PORQUE ESTÁ PARADA NOS ENGARRAFAMENTOS.

 

NO PERÍODO DA TARDE, VENCIDO O ENGARRAFAMENTO, VISITAMOS O DOLMABAHCE PALACE, O GRAND BAZAR E, MAIS TARDE, UM CRUZEIRO PELO BOSPHORUS PARA APRECIAR OS DOIS LADOS DA CIDADE. O ORIENTAL E O OCIDENTAL.





Vistas do Bósforo desde o Dolmabahce Palace











Grand Bazar Istambul






























NO DIA 31/10 SAÍMOS CEDO PARA VISITAR A PARTE ANTIGA E HISTÓRICA DA CIDADE ONDE ESTÃO A MESQUITA AZUL, O ANTIGO HIPÓDROMO, ONDE SE DESTACAM O OBELISCO DE TEODÓSIO, A COLUNA DA SERPENTE E A COLUNA DA SERPENTINA DO EGITO. VISITAMOS, TAMBÉM, A FAMOSA MESQUITA AYASOFYA QUE, APESAR DE HISTÓRICA E MAJESTOSA ESTÁ A MERECER UMA RESTAURAÇÃO JÁ QUE SUAS PINTURAS E ARTES DAS PAREDES E TETO ESTÃO COM MUITAS FALHAS E MAL CONSERVADAS.











































Mesquita Aya Sofia





















































TAMBÉM VISITAMOS, NUMA LONGA CAMINHADA, O PALÁCIO TOPKAPI. TOPKAPı SIGNIFICA "PORTA DO CANHÃO". FOI CONSTRUÍDO POR MAOMÉ II, O CONQUISTADOR, LOGO APÓS A CONQUISTA DE CONSTANTINOPLA, EM 1453, E FOI A RESIDÊNCIA DOS SULTÕES DURANTE QUATRO SÉCULO.
















































































Cozinha do Palácio para cerca de 10 mil comensais diários


POR FIM, VISITAMOS O SPICE MARKET, OU O MERCADO DAS ESPECIARIAS. AQUI, A BLOGUEIRA, QUE É COZINHEIRA DE MÃO CHEIA, SE ESBALDOU ENTRE OS DIFERENTES TIPOS DE TEMPEROS, ESPECIARIAS E DOCES TÍPICOS.















CONCLUSÃO.

ESTA FOI DAQUELAS VIAGENS COM TANTO CONTEÚDO HISTÓRICO E COM TANTAS COISAS QUE HAVÍAMOS OUVIDO A RESPEITO DESDE OS BANCOS ESCOLARES QUE, EM DETERMINADO MOMENTO, NO MEIO DA VIAGEM, ACHAMOS QUE SE TERMINASSE ALI JÁ TERIA VALIDO O TEMPO DE VIAGEM E O DINHEIRO APLICADO.

FORAM SENTIMENTOS E EMOÇÕES DIFERENTES EM CADA PAÍS QUE VISITAMOS. UMA VIAGEM TÃO ESPERADA, MUITAS VEZES ADIADA PELOS MOTIVOS JÁ DESCRITOS NO INÍCIO DO POST E QUE, FINALMENTE CHEGOU EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19. ALIÁS, O VÍRUS PERMITIU VISITAR TUDO COM MAIS TRANQUILIDADE E PROFUNDIDADE, JÁ QUE HAVIA APENAS 40% DOS TURISTAS QUE REGULARMENTE VISITAM AQUELES PAÍSES. O LADO RUIM FORAM OS CONTROLES, AS MÁSCARAS E OS INÚMEROS TESTES DE PCR.

MAIS UMA ETAPA DO NOSSO PROJETO DE VISITAR O MUNDO DOS NOSSOS TEMPOS O MAIS PROFUNDAMENTE POSSÍVEL. LÁ SE VÃO CERCA DE 55 PAÍSES PROFUNDAMENTE CONHECIDOS NAQUILO QUE NOS INTERESSA.

AGUARDEM, QUE NOVAS VIAGENS VIRÃO E ESTARÃO AQUI. BEIJOS A TODOS.

Um comentário: