sexta-feira, 29 de março de 2013

O Templo de Ouro - Meca Sikh no Punjab

Seguidores e Seguidoras,


Por problemas com a internet em Amritsar, não pudemos postar o que fizemos antes de ontem, nem ontem. Por isso, primeiro vai o que fizemos em Amritsar para, só depois, numa outra postagem, vai a vida no campo no interior do Punjb, o País Sikh.


Foi um dia especial. Conhecer um pouco mais de Amritsar e, especialmente, o Templo de Ouro, a Meca mundial dos Sikhs. Pensávamos que a cidade de Amritsar era um pouco mais cuidada e diferente da Índia normal. Ledo engano. É a mesma coisa. O que a difere das outras é o magnífico Templo de Ouro.

Amritsar, fundada em 1577 por Ram Das,  quarto guru sikh, foi construída em local doado pelo imperador mongo Akbar. Localizado no coração da cidade está o Templo de Ouro, o mais sagrado para a comunidade sikh, rodeado por um labirinto de  ruelas e 18 portões fortificados. 

Antes de visitar o Templo de ouro, fomos visitar um lugar muito significativo para esta região, o Jallianwala Bagh, onde houve o terrível massacre de 1919. Centenas de manifestantes desarmados foram baleados neste jardim fechado por ordem do General inglês Reginald Dyer, que comandava um pelotão de infantaria de Jalandhar. Esse incidente contribuiu par acelerar o fim do domínio britânico na Índia. No local morreram mais de 300 pessoas baleadas sem poderem se defender, sendo que uma grande parte delas se jogou num poço ali existente  para não ser assassinada friamente. Hoje, no local, um belo jardim, com museu representativo do evento e com as paredes ainda crivadas de bala, das construções existentes na época, naquele local.

Dali fomos conhecer o magnífico Templo Dourado dos Sikhs. Antes de entrarmos tivemos que colocar um lenço na cabeça e, descalços, lavar os pés e as mãos em local apropriado para isso. Nem tão apropriado, porque a água para lavar os pés estava ali  parada numa depressão, para uso de todos.

Centro espiritual da religião Sikh, o Templo de Ouro foi construído em 1589 e 1601 e constitui uma bela síntese dos estilos arquitetônicos e hindu. Para manter a tradição sincrética daqueles tempos, a pedra fundamental foi lançada por um santo muçulmano, Mian Mir. Quase destruído em 1761 pelo Shah Abdali Hamad, invasor afegão, recuperou-se anos mais tarde com o marajá Rajit Singh, governante do Punjab, que recobriu a cúpula com ouro e embelezou o interior com decoração suntuosa. 

O complexo do templo constitui uma cidade dentro da cidade, e a entrada principal é pelo portão norte, conhecido como Darshani Darwaza, que também abriga o central Sikh Museu. Degraus descem até a Parikrama (passarela de mármore) que circunda o Amrit Sarovar (tanque de néctar, de onde vem o nome da cidade), e o santuário principal, o Harimandir (templo de deus), com cúpulas de ouro. Diversos locais santos e históricos ladeiam o templo. 

O local inspira muita paz e os princípios da religião nos encantaram. Todos são considerados iguais, começando por homens e mulheres. Todos têm que vir ao templo, seja de que classe social for e, lá, voluntariamente, têm que se despir das suas vaidades, inclusive o primeiro ministro e sua mulher, e ajudar a limpar o local, fazer e servir comida ou trabalhar nas obras que lá ocorrem. Todos os peregrinos da religião ou não, têm direito a comida grátis, num refeitório próximo do templo. O lago está sempre limpo, tendo alguém sempre cuidando disso.

Ficamos um tempo ali, a sós, respirando aquele ar de paz, igualdade e tranquilidade. Um clima que naturalmente flui daquele lugar especial dos Siks. Recomendamos muito a visita a esta que é a região mais rica da Índia e para conhecer esse povo, os homens com seus turbantes coloridos e roupas brancas, a mulheres com uma calça larga, presa no tornozelo, tipo uma bombacha, ma uma gente muito pacífica e acolhedora. Ontem mergulhamos fundo no interior desta região, o Punjab, bem no norte da Índia, próxima do Himalaia. É assunto, porém, para outra postagem. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


O centro antigo de Amritsar, no Punjab, como toda a Índia

O Jallianwala Bagh, local do massacre inglês aos moradores indefesos locais


Poço onde centenas de pessoas de jogaram para não serem mortos pelos fuzis ingleses, em 1919

Monumento dedicado ás vítimas do Jallianwal Bagh, Amritsar

A blogueira, fazendo sucesso entre os indianos de lá

Desenho retratando o massacre

Centro nervoso de Amritsar

O Magnífico e indescritível Templo de Ouro, Meca dos Sikhs

Os blogueiros, com a cabeça obrigatoriamente coberta, no Templo de Ouro

O blogueiro e o guia Jaideep

Enorme fila para visitar o interior do Templo de Ouro

Sikhs, de todas as classes e origens, mais iguais, trabalhando noas obras do complexo do Templo de Ouro

Peregrinos orando no templo de ouro

Os prédios que rodeiam o lago onde está o templo, para servir os peregrinos


O Akal Takht, sede do supremo organismo que dirige os sikhs


Local no templo onde é servida água aos que precisarem, fiéis ou não

A frente do Templo de Ouro

O complexo do templo

Local onde são servidas e preparadas, por voluntários sikhs, milhares de refeições para os sihks ou para qualquer pessoa de qualquer religião, que precisar


O Templo de Ouro merece uma visita, em Amritsar, no Punjab

Um comentário: