sábado, 19 de maio de 2012

Kilkenny, Galway no oeste e dali Londonderryao norte

Seguidores e Seguidoras,

Primeiro, gostaríamos de elogiar o Kilkenny Court Hotel, onde nos hospedamos, com vista para o rio e para o castelo, com uma suíte muito boa, estacionamento, ótima cozinha e atendimento e preço bom. Quem for lá, porque vale a pena, fica a sugestão.

Depois do ótimo café da manhã fomos conhecer Kilkenny, conhecida e por nós reconhecida, a cidade mais linda do interior da Irlanda. Um delícia para se visitar. Kilkenny é, sem dúvidas, uma adorável cidade. Ela ganhou destaque no século 13 e se tornou a capital medieval do País. A família anglo-normanda Butler chegou ao poder na década de 1390 e controlou a cidade por 500 anos. Seu poder já passou, mas sua herança é visível nos edifícios históricos da cidade, muitos deles restaurados. Caminhar pelas suas ruas principais, a The Parade, a High Street e a St. Keran's Street, com restaurantes, comércio variado, shoppings, casas bonitas e bem cuidadas, é  um passeio dos mais agradáveis.

A visita ao Kilkenny Castelo, é riquíssima. Aos fundos um amplo gramado, com parte floresta, disponível para a população, parecendo, de tão belo, um campo de golfe. Na frente, um jardim no estilo dos castelos franceses, com rosas começando a florir. Construído em 1190, foi ocupado do final do século 14 até 1935 pela poderosa família Butler mas devido ao alto custo de manutenção, os descendentes doaram o castelo à nação em 1967. Com torres redondas e sólidas, o castelo preserva a forma medieval, apesar de ter sofrido várias modificaçãos. Destacam-se, na sua visita interior a Long Gallery, a biblioteca, sala de jantar e o dormitório chinês.

A St. Canice's Cathedral, bem no alto da cidade, apesar da simplicidade de sua decoração, também merece uma visita.

Neste sábado pela manhã, todo o povo estava na rua, com jovens músicos fazendo suas performaces de rua. Deram um clima especial para a nossa caminhada e aumentaram nosso prazer. Quem vier a Dublin não custa dar um chegada aqui. Vale muito a pena.

Logo depois do meio-dia, atravessamos a Irlanda até o seu lado oeste, para visitar Galway. A paisagem, eminentemente agrícola e, mais próximo do litoral, planície, com baías e pântanos.

Galway é um centro importante para as regiões de fala irlandesa do Oeste(fala estranha e diferente e tudo) além de cidade universitária.  Sob os anglo-normandos floresceu como posto comercial. Em 1396, ganhou uma Carta Real e por dois séculos foi dirigida por família de comerciantes, ou 'tribos'. A cidade prosperou sob a influência inglesa, mas em 1652 as forças de Cromwel a destruíram. Após a batalha de Boyne, Galway declinou, incapaz de competir com o comércio da costa leste. Nos anos recentes, como centro de  indústrias de alta tecnologia, a cidade recuperou a vitalidade.
Neste sábado à tarde, toda a população estava na rua. Na Shop Street, a principal, era difícil de se caminhar, de tanta gente na rua. Músicos jovens, inclusive brasileiros, enchiam a rua de música de todos os ritmos. Apesar de plasticamente não ser tão bela, sua vitalidade impressionou. Uma parada estratégica para o grande trecho de hoje. De lá, até Londonderry, a cidade murada do norte da Irlanda do Norte, onde estamos hoje.

No percurso, planícies de perder de vista, com cercas de pedras (taipas), para o gado e para as ovelhas. Depois, uma cadeia montanhosa e, por fim, a visão do mar. 

Aqui estamos, hospedados no Tower Hotel, dentro das muradas da cidade. Amanhã a conheceremos, depois vamos para a Calçada dos Gigantes e, por fim, tomar o navio de volta para a Inglaterra, para a última etapa da viagem. Assunto, para amanhã, se der tempo. Até lá. Beijos a todos.

Rua de entrada de Kilkenny

Visão do Castelo de Kilkenny, desde a suíte do nosso hotel

Parliament Street, de Kilkenny

Vista do Castelo desde seu amplo gramado

Visão do hotel onde nos hospedamos, desde o castelo

Jardim Francês do Castelo de kilkenny

High Street

A bela catedral de Kilkenny

St. Kieran's Street, a rua dos bares e restaurantes de Kilkenny

Rio que corta Kilkenny e o casario às suas margens

Shop Street, de Galway, movimentadíssima

Idem

Mostra da arquitetura de Galway

Noiva irlandesa, posando no colo do patrício Oscar Wilde
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário