sábado, 27 de agosto de 2011

VIAGEM PELA FRANÇA E ADJACÊNCIAS - SETEMBRO/2011

Na fronteira nordeste da França, limitada pelo Reno, a Alsácia forma um fértil divisor de águas entre os Vosges e a Floresta Negra, na Alemanha. A Lorena, com suas paisagens suavemente onduladas do outro lado das montanhas, é a prima mais pobre, mas sem dúvida a mais francesa de espírito. 

É por Nancy, a capital histórica da Lorena que, no próximo dia 1º de Setembro, iniciaremos mais uma das nossas aventuras de carro pelo mundo, agora para conhecer o resto da França e alguma coisa em suas cercanias, na Itália e na Espanha, aventura essa que se estenderá até o dia 30 de Setembro.

Da França já conhecemos muito bem Paris, onde já estivemos algumas vezes, o Vale do Loir e seus castelos, a região de Champagne partindo de Rems e suas grandes cavs, além de parte da região norte, desde Calais, Dunquerque, Lille etc.

Por isso, agora, pretendemos conhecer todo o resto, o que não é pouco.  O que dizer da Provença e da Côte D´Azur (Mônaco, Nice e seu Hotel Negresco) Avignon e seu Palais des Papes, Arles, Marseille, St-Tropez, Cannes, etc. E o que dizer do Vale do Ródano e os Alpes Franceses, com Lyon, St-Étiene, Valence, a pequena e charmosa Vals-les-Bains, uma estância hidromineral elegante  cuja atração é seu tom agradavelmente antigo. Aix-les-Bains, no Lago  du Borget e o Lago Léman, na divisa com a Suíça.  Chamonix e o Mont-Blanc, o pico mais alto da Europa.

E tem muito mais. Bordeaux (uma metrópole vinícola) a  Normandia e suas lembranças da 2ª Guerra, Mont-St-Michel, Giverny e as paisagens de Monet, a Borgonha com alguns dos vinhos mais apreciados do mundo, Biarritz, no Atlântico e seus luxuosos hotéis como o Palais, Lascaux e suas cavernas com sítios pré-históricos. Tem ainda os Pirineus e seus parques nacionais de tirar o fôlego e muito, muito mais.

Se sobrar tempo, quando estivermos  nas proximidades da Itália, tentaremos  conhecer Turim, o Vale D'Osta e o Piemonte, que não conhecemos quando estivemos na Itália e parte das Astúrias, Cantábria e Catalunha,  nas proximidades dos Pirineus, que não visitamos quando estivemos na Espanha. 

Será, certamente, uma viagem riquíssima. Cidades históricas, paisagens estonteantes, comida e vinhos inigualáveis, cultura e história das mais ricas e interessantes do mundo. Diariamente, ilustrado com profusão de fotos, daremos aos nossos seguidores e seguidoras, como temos feito até aqui, os detalhes de tudo o que vimos e sentimos. 

A companhia de todos que acessarem o blog dará um sabor especial à nossa viagem porque, como o nome do blog já diz, sentiremos como se estivessem, no assento de trás, "viajando conosco". Quando os comentários vierem, melhor ainda, porque saberemos, também, como estão sentindo a viagem e acolheremos de bom grado, sugestões para incrementar nossos roteiros, como também tem sido nosso proceder nas viagens anteriores aqui registradas.

Se tudo correr bem, iniciaremos as postagens no dia 1º de setembro. Aproveitem, enjoy it, profitez vous. Beijo a todos.

Ps. Para melhor visualizar as fotos, um clic na foto e ela ficará em meia tela. Mais um clic sobre ela e ela ficará em tela inteira e você se sentirá quase como se estivesse lá.
Para comentar, em "comentar como: selecionar perfil", selecione  "Nome/URL" e basta colocar o nome, não precisa colocar a URL e seu comentário aparecerá identificado no Blog. Se preferir selecionar "anônimo" identifique-se no corpo do comentário.

Um comentário:

  1. Tio, Dirlei, adorei a postagem sobre o hotel em Gramado, lindíssimo!
    Setembro aqui em Blumenau promete muita chuva, pra variar, mas depois de ler sobre a viagem de vocês à França, nem a chuva, nem a correria que anda o trabalho me impedirá de acessar o blog diariamente! A parte da Normandia será por mim a mais esperada, adoramos eu e o Fábio histórias da 2ª Guerra ... Bordeaux pelo vinho e o restante pela maravilhosa descrição que lhes é peculiar! Ótima viagem e estejam certos que estarei daqui acompanhando ... beijos Jossi

    ResponderExcluir