sábado, 30 de agosto de 2014

REP. TCHECA, ESLOVÁQUIA, ESLOVÊNIA, CROÁCIA, O NINHO DA ÁGUIA E ATENAS - LÁ VAMOS NÓS

Seguidores e Seguidoras, 


Chegou a hora de mais uma aventura de carro pela Europa. Depois de termos explorado em detalhes todos os países desenvolvidos da Europa Ocidental, agora é a vez do Leste Europeu.  Já tínhamos, anteriormente, visitado Praga e Budapeste. Tínhamos, porém, percebido que ainda não estavam preparados para uma viagem de carro, sem hotel marcado e sem um roteiro rígido, como gostamos de conhecer os países. Ademais, não é qualquer locadora de veículo que ainda hoje, garanta seguro para viagens por esses países. A escolha dos países para esta viagem teve que ser mudada várias vezes por causa desses problemas. Nem mesmo o leasing de carro era possível. Achamos que esses países escolhidos já oferececem um mínimo de segurança e garantias para a nossa viagem, mesmo porque, começa a faltar opções inéditas para esse nosso modo de viajar.

Sairemos na terça, dia 02 de Setembro, já que, no dia 1º, o blogueiro toma posse em mais um mandato no Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina. Pela executiva da Lufthansa, viajaremos de Jumbo 747 até Frankfurt e de lá, pela mesma empresa, para Praga, onde chegaremos no dia 03 no período da tarde. Até dia 05 pela manhã nos concentraremos em rever Praga, que conhecemos profundamente em 2005. Lá pegaremos o carro da Hertz, nossa locadora preferida, e começaremos a exploração de tudo o que pesquisamos de interessante na Rep. Tcheca. E não é pouco.

Jóias de pequenas e médias cidades, localizadas em lugares pitorescos e de beleza natural incríveis, como Kutna Hora, Karlovy Vary, Cesky Krumlov (numa acentuada curva do Rio Vtlava), Telc (tombada pela Unesco) Brno e Olomouc (cuja praça principal é tombada pela Unesco e a cidade é conhecida como a mais bela cidade desconhecida da Europa). E tem ainda Pilsen, da cervejaria Pilsner, onde este tipo de cerveja teria se originado, além Marienbad, com sua águas termais, lamas medicinais e casarios de férias dos ricos e antigos reis do País. Terá, ainda, castelos, como o belíssimo Karlstein, do século 14.

De Olomouc sairemos rumo ao norte da Eslováquia, onde entraremos pelos norte para explorar a belíssima região montanhosa do Parque Nacional Mala Fatra e do Altos Tatras, com suas pitorescas cidades históricas de Poprad, Levoca, Spisske Podhradie e seu castelo de Spis, indo até Bardejov, no extermo norte, perto da Polônia e da Ucrânia, depois Podlesok no magnífico Parque Nacional Slovensky Raj. No retorno, rumo à Capital Brastislava, visitaremos  Banska Stiavnica(com seu acervo arquitetônico de destaque internacional desta que foi a terceira maior cidade do Império Húngaro), Bojnice(com o seu castelo mais visitado do País) e Piestany (com suas águas termais  e seus prédios do século 19 pintados de amarelo).

De Brastislava, já na fronteira da Áustria, se o tempo permitir, iremos até Berchtesgaden, nos Alpes Alemães, onde está o Ninho da Águia, residência de verão de Hitler, que não pudemos visitar quando passamos por lá, em viagem pela Alemanha e Áustria. 

Depois, cruzaremos a Áustria de Norte a Sul para entrarmos na Eslovênia, pela cidade de Maribor, segunda maior cidade do País, com seu charmoso e agradável centro velho às margens do Rio Drava. Ali pertinho a bucólica Ptuj, no alto de um amplo vale verde, forma uma sinfonia de telhados vermelhos na outra margem do rio Drava.

De lá as belezas naturais da Eslovênia adquirirão contornos indescritíveis no famoso Lago Bled, nos penhascos e alguns dos mais altos picos dos Alpes Julianos. Não longe dali a região do Lago Bohinj, que briga com o Lago Bled pelo título do lago mais lindo da Eslovênia. Vamos tirar a dúvida.  De lá, para as cavernas de Skocjan, com profundidade de 7,5 kms, que serão percorridas num trem especial que desaparece nas entranhas da terra. Promete muito.  Saindo estasiados com a beleza natural dessa região, rumaremos para Liubliana, a verde e uma das capitais mais agradáveis da Europa. Finalmente Piran (com suas vielas inspiradas em Veneza) e Triestre, lá no litoral, com influência italiana.

Por fim, a Croácia, com seu litoral de vistas deslumbrantes e cidades históricas desde o norte com Rovinj, Porec, Opatica, Sibenik, Split, Trojir, as Ilhas Hvar e Soltac Brac até a bucólica Dubrovnik, no extremo sul. Mas a Croácia não é só litoral. Tem Zagreb, um destino incrível, com muita cultura, música, arquitetura, gastronomia e muitas outras coisas que fazem dela uma cidade muito interessante. Tem também,  a incrível beleza natural dos lagos e das cascatas de cinema do imperdível Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.

De Dubrovnik, lá no extremo sul, entregaremos o carro no aeroporto local e faremos o gran finale da viagem na cidade de Atenas na Grécia, que dispensa apresentação. Será só um aperitivo de uma próxima viagem que faremos pela Turquia, Grécia e Ilhas Gregas.  De lá, no dia 30 voaremos para Frankfurt, Rio, até Floripa no dia 1º de Outubro.

Como sempre, aguardaremos os comentários dos seguidores do blog e as sugestões dos que já estiveram por lá, para incrementar nossa aventura. Tudo estará aqui, como é tradição do blog, com muita informação, muitas dicas, muitas fotos e nossas impressões pessoais dos lugares que visitarmos, seus hotéis, restaurantes, comidas, bebidas e muito mais. Não percam. Até lá. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

2 comentários:

  1. Queridos amigos,
    Renovo aqui os votos de boa viagem! Até a metade acompanharei regularmente, depois estarei em atividade da mesa natureza.
    Tentarei manter o meu blog também em atividade.
    Beijo para vocês.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Paulo Sérgio Silveira1 de setembro de 2014 20:41

    Que essa nova aventura seja repleta de novidades, curiosidades e alegrias e que a vontade de continuar compartilhando tudo isto continue sempre forte em seus corações.
    Boa Viagem!!!

    ResponderExcluir