quinta-feira, 4 de setembro de 2014

VIAGEM E REVENDO PRAGA

Seguidores e Seguidoras,

Estamos de volta à Europa. A viagem foi pela executiva da Lufthansa num Boeing 747-8, que partiu do novo terminal 3 do aeroporto de Guarulhos. O novo terminal é bem amplo, a decoração deixou a desejar, os elevadores de uma andar para outro são muito pequenos para quem anda com malas e o ar condicionado uma tragédia. Muito calor, inclusive no lounge da classe executiva. Achamos que foi mal dimensionado. O lounge, da Star Alliance é bem espaçoso e confortável, salvo, como dito, o ar.
Quanto ao voo, é muito bom viajar pelo boeing 747. Muito espaçoso e muito estável durante toda a viagem. Quem puder, viaje neles porque todas as vezes em que o fizemos o voo foi muito gostoso. As poltronas da executiva eram totalmente retas, permitindo uma ótima noite de sono. O serviço foi muito bom e com a costumeira eficiência alemã.
O aeroporto de Frankfurt, por seu turno, é excelente, bem sinalizado e bem servido sob todos os aspectos, inclusive um ótimo lounge da executiva da Lufthansa. O mesmo não se pode dizer do aeroporto de Praga. Pessimamente sinalizado, achar a esteira das malas foi uma aventura nunca antes vivida.
Estamos hospedados no cinco estrelas Kings Court, muito bem localizado no coração da cidade Praga, com um bom café da manhã e uma suíte bem cuidada e confortável.
Ontem, tão logo chegamos saímos para uma caminhada desintoxicante pelo centro da cidade e rever Praga que já havíamos visitado em outubro de 2001 bem profundamente. Agora foi só para recordações e alguma coisinha ainda não feita. Jantamos no ótimo Pasta Fresca, na rua à direita da Praça, a Celetná 11, com uma tradicional comida italiana. Uma lasanha para a blogueira e um risoto de frutos de mar para o blogueiro, ambos fartos e muito bem feitos, acompanhados de um chardonay reserva italiano. Recomendamos.
Depois de uma restauradora noite de sono e um farto café da manhã, com dia de sol e céu azul fomos rever Praga e ela nos surpreendeu positivamente. Quando a visitamos em 2001 ainda estava com cara de leste europeu, um pouco rústica e não muito acostumada com o turismo. Transformou-se completamente. Fechou ruas e transformou-as em calçadões com muitos restaurantes, cafés, mercadinhos no meio da rua. As calçadas foram alargadas, o piso por onde circulam os turistas, melhorado, todos os prédios e casarios muito bem cuidados, ganhando ares de Viena e de outras cidades bem cuidadas na Europa ocidental. Está muito boa de ser visitada e muito melhor que antes.
Revisitamos seus principais pontos, como a Praça da Cidade Velha, o Relógio Astronômico de 1490, a Ponte Carlos, de 1357, de onde se tem vistas maravilhosas do Castelo de Praga, lá no alto do morro, fomos até uma ilha no meio do rio Vltava e de onde tivemos  paisagens inéditas da Ponte Carlos e do casario das suas margens, a maravilhosa Rua Vlaclavske, onde se destacam o famoso Hotel Europa, de muitas histórias e ao fundo o Museu Nacional.
Visitamos ainda o Museu Judaico de Praga, especialmente o velho cemitério que na viagem de 2001 não pudemos fazê-lo porque estava fechado, a Cinagoga Espanhola, o The Cerimonial Hall, a Pinkas, a Maisel e a Klausen Sinagogas.
Todos os lugares que revimos e tantos outros que havíamos visitado em 2001, são um chamativo irresistível para uma visita a esta cidade que está cada vez melhor e, por isso, a recomendamos muito. Vale a pena.
Aqui foi apenas uma parada de deleite e preparação do espírito para a viagem que começa amanhã pelo interior da Rep. Tcheca e que promete coisas inéditas e interessantes como a pitoresca Kutna Hora, o Castelo de Karlstein e a interessante Karlovy Vary. Promete muito. Tudo estará aqui em detalhes e com muitas fotos. Abaixo aproveitem a beleza de Praga. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

A Catedral por trás dos prédios na Praça da Cidade Velha

O Gran Hotel Europa

O Velho Cemitério Judeu




A rua e praça Vlaklasvske, com o Museu Nacional ao Fundo e o Hotel Europa à esquerda

O blogueiro na ilha do Rio Vltava, com a Ponte Carlos ao fundo

Paisagens desde a Ilha

Os belos parques de Praga

Estátua do monge da Harmonia, com pontes do rio Vltava ao fundo

A belas paisagens de Praga




A Ponte Carlos vista por baixo

Estátua numa das praças de Praga

A Ponte Carlos

O Castelo de Praga

O blogueiro, na Ponte Carlos com o Castelo ao fundo

A blogueira, na mesma Ponte com casario e rio ao fundo

O famoso Relógio Astronômico de Praga


Casario pintado no centro de Praga

Torres que marcavam os limites da cidade na Idade Média

O Hotel Kings Court, onde nos hospedamos


A blogueira na frente de uma das torres de Praga

Na Praça da cidade velha, a torre do Relógio astronômico

2 comentários:

  1. Que bom que fizeram uma boa viagem...
    Praga é muito linda e realmente vale uma nova visita, seu bairro judeu nos impressionou muito.
    A República Tcheca tem muitos tesouros, vou adorar revê-los pelos seus relatos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tio e Dirlei, que lindas as fotos!
    Amei!! Essa cidade sim entra nos planos :) ... Desejo-lhes excelente viagem, estarei na carona como sempre, conforme o tempo me permitir, apreciando todas as descrições ... Ah! Adorei ver os blogueiros aparecendo mais nas fotos.
    Beijos,
    Jossi

    ResponderExcluir