terça-feira, 16 de setembro de 2014

PULA E O IMPRESSIONANTE PARQUE NACIONAL DE PLITVICE

Seguidores e Seguidoras,

Ontem, depois de ótima noite no recomendável Park Plaza de Pula, um quatro estrelas com tudo de cinco, fomos conhecer Pula, no litoral norte da Croácia. Parece uma cidade romana. Um enorme anfiteatro quase do tamanho do Coliseo, arcos e muitos ruínas do Império Romano que fincou suas raízes por todo o litoral da Croácia.
Pula é conhecida por seus monumentos da era romana, quando era uma colônia chamada Pietas Julia. Tornou-se sede episcopal em 425 e ainda tem as fundações de alguns edifícios religiosos do século V. Foi destruída pelo ostrogodos, mas floresceu novamente ao se tornar base principal da esquadra bizantina dos séculos VI e VII. Em 1150 ficou sob a domínio veneziano, mas em meados do séculos XVII a população havia declinado  para 300 pessoas. Revitalizada em 1856, quando a Áustria tornou-a base de sua esquadra, ainda é uma das bases navais mais importantes da Croácia. Hoje é um polo universitário e, com Pazin, centro administrativo da Ístria.
O Anfiteatro de Pula, uma arena elíptica, é um dos seis maiores anfiteatros  romanos ainda existentes. As fotos mostrarão como é impressionante. Originalmente um pequeno anfiteatro construído por Cláudio, foi ampliado por Vespasiano em 79 d.C. para lutas de gladiadores, ganhando capacidade para 23 mil espectadores e cerca de 20 entradas. Permaneceu intacto até o século XV quando parte de suas pedras foi usada para construir o castelo e outros edifícios da cidade. Foi restaurado, primeiro pelo governador francês das províncias ilíricas, o general Marmont, e mais recentemente quando foi adaptado para eventos musicais. Hoje comporta 5 mil espectadores e abriga concertos que variam de ópera a rock, assim como o festival anual de cinema.
Após a visita ao anfiteatro,  demos uma volta pelo centro velho, com seu casario bonito mas não muito bem conservado,  o templo de Augusto e o arco dos Sérgios, do século I a.C, fomos até o topo da cidade onde se encontra um forte, hoje museu da marinha e de onde tivemos vista de toda a cidade. Muito interessante, valendo a pena a visita a Pula, como haverão de mostrar as fotos.
De Pula passamos pela cidade de Opatija mas não paramos porque ela fica embretada entre o mar e a montanha, sua rua principal é via de acesso à cidade, com calçadas quase inexistentes e seus antigos casarões hoje transformados em hotéis, foram vistos na passagem por essa rua, não valendo a pena parar em estacionamentos quase inexistentes.
De Opatija pretendíamos ir até Zagreb. As notícias que vimos na TV mostraram toda a região ao seu redor alagada e previsão de muita chuva para os próximos dias. Como viajamos para deleite e não para correr riscos desnecessários, desistimos de visita-la, mesmo porque, não é dotada de muitos atrativos conforme indicavam nossas pesquisas. Fomos, então, para o nosso próximo destino, o incrível Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, no centro da Croácia. Já visitamos muitos parques naturais pelo mundo afora, inclusive os principais dos Estados Unidos, mas não encontramos nada igual a este. Tão único e impressionante que a Unesco o declarou patrimônio da humanidade.
No centro da Croácia, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice foi fundado em 1949. Desde 1979 essa área de 300km², repleta de lagos, florestas e cascatas, como dito, faz parte da lista  da Unesco de Patrimônios da Humanidade. É particularmente conhecido por suas espetaculares cachoeiras que a cada dia mudam de forma conforme as turfas que dominam a região vão crescendo. Há dezesseis lagos dentro do parque e podem ser visitados por várias trilhas e passarelas, alternando barcos e ônibus especiais.
Para se chegar lá é colocar a cidade de Plitvice no GPS que, na verdade, é um centro com hotéis e informações turísticas e vendas de ticket. A propósito, é conveniente fazer reserva com antecedência. Tivemos sorte de encontrar uma vaga num hotel de não muito boa qualidade, o Belevue.
Hoje algumas passarelas estavam interditadas, alagadas pelo excesso de chuva que atingiu a região e inundou a região de Zagreb. Em compensação as cascatas e grandes quedas de água estavam no seu apogeu. Trilhas alternativas permitiram que tudo fosse visto.
Esperamos que as fotos mostrem um pouco do que vimos. As cascatas infiltradas nas turfas e na floresta, formam um espetáculo nunca visto e a profusão delas por todo o imenso parque é um espetáculo imperdível. Quem gosta do impressionante, da exuberância da natureza, de longas caminhadas pela densa mata, não pode perder, de jeito nenhum, esse lugar único.
No meio da tarde a visita ao parque estava terminada. Voltamos para o ensolarado, famoso e lindo litoral do Adriático. Estamos hospedados no Hotel Ivan, de Sibenik, muito bom e com vistas maravilhosas desde a suíte, para amanhã explorar a cidade e seguirmos em frente, com Trogir e Split. Tudo em detalhes e com fotos estará aqui. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.
Esta e as próximas são da vista da nossa suíte do Hotel Ivan em Sibenik



Esta e as próximas são do Anfiteatro Romano, em Pula










A principal praça de Pula

O Templo de Augusto, Pula



O casario mal conservado de Pula




Esta e a próxima, Parque Nacional de Plitvice


Visão desde as montanhas da cidade de Opatija, Corácia(fora de ordem)

Visão da cidade de Pula, desde o forte


Esta e as próximas, toda a belaza do Parque Nacional de Plitvice










































Paisagem da estrada entre Sibenik e Trogir

Mais Parque de Plitvice


Paisagem, desde a nossa suíte do Hotel Ivan, em Sibenik

Muita água no Parque Nacional de Plitvice

2 comentários:

  1. De um lado ruínas romanas, sempre atraentes, do outro um lindo e exuberante parque...tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido amigos,
    Ontem tomei conhecimento pela imprensa sobre as chuvas na região e fiquei preocupado em saber se houve algum prejuízo para a viagem. Fico feliz em saber que não.
    As fotos mostram que o monumento romano é impressionante, mas o parque e suas cachoeiras roubam a cena.
    Deu vontade!
    Beijos.

    ResponderExcluir