quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ILHA DE HVAR E CAMINHO ATÉ DUBROVNIK

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi dia para atravessar a Ilha de Hvar de ponta a ponta. Cerca de 70km.
Para começar, uma dica para quem viajar para a Croácia. Não acredite muito na classificação dos hotéis por aqui. Você pode encontrar um cinco estrelas com serviço de 3, um quatro estrelas com serviço de 5 ou de 2 estrelas, e assim por diante. Mesmo as indicações do Booking estão falhas. Ontem pegamos um quatro estrelas, Hotel Lavanda, cujo serviço foi de 2 estrelas muito bem avaliadas. Um lixo. Por isso, se informem muito bem antes de contratar hotel por aqui. Só o Booking não é suficiente.
A história de Hvar começa no século IV a.C., quando os gregos de Paros fundaram Faros, a atual Stari Grad e Dimos (Hvar). Hoje restam traços deixados pelos romanos, bizantinos, soberanos croatas e venezianos, os quais dominaram de 1278 até 1797. Após 1420, defesas foram construídas e a capital mudou-se de Faros para Hvar. Em 1886, sob os austro-húngaros, a Sociedade Higiênica de Hvar começou a promover a cidade como uma estação de saúde. Ali nasceram algumas figuras famosas, como o pintor Juraj Plancic e, em 1941, o escritor e crítico de arte Tonko Maroevic, grande intelectual croata.
Saímos cedo do hotel e fomos explorar a cidade de de Stari Grad e depois começamos o périplo para cruzar a ilha, passando por outras cidades como Humac, todas em baías que proliferam pela ilha.
No caminho, paisagens de tirar o fôlego, de ambos os lados. Só que quem construiu a estrada não gosta de turista. Simplesmente fez os recuos da estrada super estreita em lugares com pouca ou nenhuma visão das vistas mais belas da ilha. Por isso, ficarão só nas nossas memórias.

Ao final do percurso chegamos na bucólica Sucuraj, onde pegamos o Ferry para voltarmos ao continente e rumarmos para Dubrovnik.


As melhores paisagens, todavia, estavam na rodovia litorânea até Dubrovnik. Nesse particular, quem fizer o mesmo percurso, programe o GPS para a via secundária, caso contrário ele coloca na A1 e você perde um visual fantástico até Dubrovik, pouco mais de 100km desde o ponto de desembarque do Ferry vindo de Hvar.

Na chegada em Dubrovnik e antes de entrarmos na cidade, contatamos o Radisson Blu Resort&Spa e ele só tinha 2 diárias e queríamos três pois o nosso voo sai dia 21 para Atenas. Fomos para o centro da cidade e, para nossa surpresa, considerando que estamos na entrada do outono, todos os hotéis estavam lotados. Retornamos ao Radisson e aqui estamos, com uma vista de perder o fôlego, conforme mostrarão as fotos.

Amanhã mergulharemos  em Dubrovnik e tudo contaremos aqui. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Esta e a próxima são paisagens desde o Ferry Split-Hvar


Muitos pés de romã em Stari Grad, Hvar


Esta e as próximas são de Stari Grad, na ilha de Hvar






Esta e as próximas são de Humac, no interior de Hvar









Paisagens que conseguimos captar ao atravessar Hvar de carro


Esta e as próximas são de Sucuraj, onde pegamos o Ferry de volta para o continente



esta e as próximas são desde o Ferry de Hvar-continente



Esta e as próximas são da rodovia litorânea desde o desembarque do ferry até Dubrovnik










Esta e a próxima  são a visão que temos desde a nossa suíte do Radisson


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

3 comentários:

  1. cidades graciosas, lindas paisagens, céu azul e sol.....tudo de bom, a viagem está maravilhosa...

    ResponderExcluir
  2. Ainda uma olhada antes de embarcar!
    Tentarei acompanhar o mais de perto possível.
    Que continue sendo uma maravilhosa viagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Minha nossa, a Croácia está impressionando muito ... Já tinha ouvido falar, mas as fotos estão maravilhosas, imagino ao vivo!
    Beijos!
    Jossi

    ResponderExcluir