sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ESLOVÊNIA - PTUJ, LAGOS BLED E BOHINJ

Seguidores e Seguidoras,

Ontem nada postamos porque foi dia de transição entre a Eslováquia e a Eslovênia. O dia amanheceu nublado e muito chuvoso o que, pela segunda vez, nos impediu de visitar o Ninho da Águia, na divisa da Áustria e da Alemanha. Por isso, viemos pela Áustria, passamos ao largo de Viena, que fica apenas 62 kms de Bratislava, nos dirigimos para o sul, passamos pela bela Bratz(imperdível, já que a visitamos poucos anos passados) e entramos na Eslovênia pela cidade de Maribor, próxima da Hungria. Antes de entrar e aqui vai uma dica, nos postos de combustível antes da fronteira necessário comprar a Vignete, um selo que deve ser colado no parabrisa para poder transitar de carro pelo país.
Como chovia muito e Maribor é uma cidade grande mas sem muitos atrativos, fomos pernoitar na bucólica Ptuj, uma estância termal numa região muito bonita, próxima da Hungria. Hoje pela manhã, com céu ainda nublado, fomos conhece-la.
Situada no alto de um amplo vale, Ptuj forma uma sinfonia de telhados  vermelhos mais bem apreciada da outra margem do Rio Dava. Uma das mais antigas cidades do País, Ptuj é comparada a Liubliana em termos de importância histórica, mas seu centro medieval compacto com castelo, museus, mosteiros é facilmente visitado em poucas horas. O centro gótico de Ptuj, com acréscimos barrocos e renascentistas pode ser admirado em um passeio a pé que passa pela praças Minoritski, Mestni, Slovenski, a Presernova Ulica e o Castelo.
Uma pequena joia nesta região da Eslovênia que merece uma visita.
De lá, mais ao norte, quase na divisa com a Alemanha, tanto que o lugar é muito parecido com os Alpes Alemães, nos dirigimos para uma das regiões mais lindas que já conhecemos. A região dos Lagos Bled e Bohinj. De tirar o fôlego, isto que estava nublado e com alguma chuva esparsa. Imaginem com sol.
Com um lago verde-esmeralda, igreja fotogênica em uma ilhota, que visitamos de barco a remo, castelo medieval encravado em um penhasco, que visitamos pelas vistas mais lindas do lago que se pode ter, e alguns dos picos dos alpes Julianos e dos Caravanche como pano de fundo, atraindo casais em lua-de-mel (como nós, apesar dos quase 30 anos de casados) encantados com o cenário ultrarromântico a mochileiros em busca de trilhas, ciclismo, canoagem e canionismo.
O lago é azul esverdeado de apenas 2km por 1.380m. É lindo de quase qualquer ângulo e permite uma caminhada por toda a sua orla, que fizemos parte a pé, parte de carro.
Os pontos altos foram o passeio de barco até a ilha quase no centro do lago e a ida até o Castelo, pendurado no penhasco e que oferece as melhores vistas, só possíveis pagando 9 euros por pessoa para nele entrar. Vale cada centavo. Com templo nublado, certamente que não conseguimos tirar o melhor do lago mas, esperamos que as fotos dêm todo o potencial de beleza dessa maravilha imperdível da Eslovênia.
Poucos quilômetros depois, por uma vale com picos escarpados e um rio no fundo, com pequenas vilas com as soleiras dos chalés repletas de flores, uma paisagem idílica, chegamos na outra joia da região, o Lago Bohinj.
Muitas das pessoas que visitam a Eslovênia dizem que nunca viram um lago tão bonito como Bled....isso até verem o Lago Bohinj, distante apenas 26km. Os motivos são razoáveis e entendíveis. Bohinj não tem o glamour de Bled, mas é mais autêntico e a natureza que o circunda é mais exuberante, com grandes picos dos Alpes Julianos a enfeitar o lago que já lindo por si só.
Quando o visitamos a chuva já estava um pouco mais forte mas, como ele é menos urbanizado que o Bled foi fácil admira-lo e capta-lo nas nossas mentes e na nossa câmara cujas fotos esperadmos, dêm um leve noção da sua beleza.
Foi, sem dúvida, uma dia de fortes emoções, tanta beleza acumulada. É uma região muito linda para deixar de ser visitada. Recomendamos.
Estamos hospedados no ótimo Grand Hotel Union Business, no coração de Liubliana, que fica cerca de 60 km da região dos lagos. Amanhã exploraremos mais uma capital de um país das dezenas que já visitamos até aqui nas nossas aventuras pelo mundo. Depois para a região das grandes cavernas. Contaremos tudo em detalhe aqui. Aguardem. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.
Esta e as próximas são do Centro Histórico de Ptuj, Eslovênia











Esta e as próximas são do belíssimo Lago Bled e seu Castelo e sua Ilha




Os blogueiros rumo à ilha do Lago Bled, ao fundo



Vista lá do alto no castelo








O Hotel Toplice, o mais chic do Bled


O castelo




Esta e as próximas são do Lago Blohinj




O rio que sai do Blohinj



Um comentário:

  1. Lindo roteiro! Vocês são blogueiros de alta categoria que sabem garimpar o que tem de melhor no planeta para nos brindar, no que somos, imensamente gratos. Bjs na alma!

    ResponderExcluir