segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CESKY KRUMLOV E TELC - SONHANDO ACORDADO

Seguidores e Seguidoras,

Ontem, sem dúvidas, foi um dia conhecer belezas indescritíveis. Começamos por Cesky Krumlov, um conto de fadas. Ela tem tudo o que uma linda deve ter: Um rio que serpenteia em oito pela cidade cheio de patos selvagens, pessoal fazendo hafting e canoagem, um castelo no alto do morro no outro lado do rio, uma praça com casario de tirar o fôlego, ruelas estreitas como na Idade Média, casario bem cuidado enfim, uma cidade dos sonhos. Tínhamos saída na noite anterior para o jantar, sua iluminação agregada ao céu azul e lua quase plena já tinham nos dado a certeza de que o lugar era fantástico. Depois da visita de ontem durante o dia, ficamos na dúvida de quando Cesky Krumlov é mais bela, de noite ou de dia. Dúvida que remanescerá pelos tempos.
Fora Praga, Cesky Krumlov talvez seja a única outra atração de nível internacional e cidade imperdível da Rep. Tcheca. À distância, a cidade parece com qualquer outra do interior tcheco, mas ao chegar mais perto e ver o castelo renanscentista pairando  acima da paisagem urbana do século 17, você entenderá: essa é mesmo a cidade de conto de fadas que os impressos turísticos prometem.
Caminhamos por suas ruelas, do lado de cá do rio a grande praça, do outro o castelo e seus lindos jardins. O castelo foi erguido no século 13 e adquiriu sua aparência atual nos séculos 16 e 18 sob a tutela das famílias Rozmberg e Schwarzenber. Tem opulentos aposentos renascentistas, capela, suíte barroca, galeria de retratos e salão de baile. Seus jardins com muitas flores, grandes árvores e um labirinto valem a íngreme caminhada até eles para apreciá-los. Aliás, as vistas da cidade lá do alto é indescritível. Esperamos que as fotos façam justiça ao que vimos.
Sem dúvida, quem aprecia o que é belo e a arte que o homem produziu, não pode deixar de visitar Cesky Krumlov. Imperdível, mil vezes imperdível.
Encantados saímos de lá rumo a Ceske Budejovice, que fica muito próxima. É a Capital do sul da Boêmia e base ideal para explorar a região, especialmente Cesky Krumlov. Ela se destaca  por ter uma das maiores praças centrais da Europa, e isso temos autoridade para certificar, ladeada de um belo casario com as fotos mostrarão, tendo também um charmoso labirinto de ruelas e vielas. Não se compara, todavia, em beleza com sua vizinha mas, como estão próximas uma da outra, vale a visita.
Dali fomos visitar outra jóia deste impressionante e surpreendente país que é a Rep. Tcheca. A pequena Telc. Já ouviram falar dela? Se não, deveriam.

A cidade de Telc, tombada pela Unesco, fica na fronteira entre a Boêmia e a Morávia e possui uma das praças históricas mais belas e bem preservadas do país. Na verdade só a comparamos com duas ruas de uma cidade alemã que não recordamos o nome no momento. A principal atração é a  beleza da praça em si, rodeada de casas burguesas renascentistas e barrocas com fachadas em tons vibrantes de amarelo, rosa e verde. Esperamos que as fotos reflitam a beleza impressionante desde lugar.

Destacam-se, ainda, o castelo renascentidas no canto noroeste de praça, pelos parques e lagoas que cercam  a praça de todos os lados. Incrível a beleza desde lugar. Quem puder, não perca porque compensa em muito ir até lá. A descoberta desses tesouros é facilitada pelo nosso estilo de viajar.

Inebriados com as belezas que havíamos visto durante o dia, entendemos que nada mais havia de importante para visitar na Rep. Tcheca. Nos deslocamos até Olomouc, que também tem uma linda praça e casarios para serem visitados mas resolvemos curtir o ótimo hotel NH Collection, muito moderno, novo e confortável, sendo destaque a cozinha de classe internacional, onde jantamos soberbamente, peixe e risoto de lula acompanhado de um ótimo vinho branco envelhecido da Espanha.

Hoje, depois do ótimo café da manhã do NH Collection, partimos rumo à fronteira norte para explorar um novo país. A Eslováquia. Primeiro uma dica. Quem for viajar de carro por este país tem que comprar um selo num dos postos de combustível antes da fronteira e afixar no parabrisa.

Entramos pelo norte para conhecermos a beleza natural do país, seus dois parques nacionais, o Tatras, com montanhas mais baixas e arborizadas, com paisagens que lembram a  Áustria e o High Tatras, onde nos encontramos, com montanhas mais altas com rochas despidas pela neve. A propósito, das janelas da suíte júnior do Hotel Kempinski, o mais luxuoso das montanhas da região, podemos ver um grande lago refletindo as montanhas do High Tatras. Um luxo. Merecemos.

O jantar no restaurante do hotel foi especial. O ponto alto, um Brunello de Montalcino 2008 em homenagem ao leitor assíduo Luiz Carlos Zucco, que o encomendou. As entradas, uma sopa de ministrone,  patês feitos com produtos da terra para os pães quentes, como prato principal, um filet châteaubriant e uma sobremesa indescritível, tamanha sua complexidade, e que ficará nas nossas eternas sensações. O jantar foi dedicado ao nosso cunhado que já se foi, Emir Ropelato, que quando eu era estudante de direito, sem nenhum recurso, num verão vindo do Rio Grande do Sul, me proporcionou um jantar no Manollos, o restaurante mais chic de Florianópolis, onde tive um jantar até hoje inesquecível. A ele este jantar e as nossas homenagens.

Amanhã, ainda pelo norte rumo ao leste, vamos desvendar os segredos desse país. Tudo estará aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Esta e as próximas, paisagens da bela Cesky Krumlov








Os jardins do Castelo de Cesky Krumlov



A cidade vista desde o alto do Castelo



A torre do Castelo vista da ponte

O rio e os canoeiros


As vielas medievais de Cesky Krumlov


A praça de Cesky sob todos os seus ângulos



O rio de Cesky e suas feições



A enorme praça de Ceske Budejovice sob todos os seus ângulos nesta e nas fotos que seguem









A beleza impactante de Praça de Telc, nesta e nas próximas fotos

















A entrada nas montanhas Tatras e High Tatras, na Eslováquia



Visão da suíte júnior do Hotel Kempinski, onde estamos

3 comentários:

  1. Queridos Narcísio e Dirlei
    Minha memória gustativa da última viagem à Toscana me permite fazer com vocês um tim-tim virtual, lembrando um belo Brunello. Só memória, porque por aqui é época de trabalho e vinho só devo degustar no final de semana!!! Na minha adega o melhor que tenho, no momento, são alguns Rosso... Que haverão de quebrar o galho na sexta à noite.
    Abração, do Zucco.

    ResponderExcluir
  2. Tio e Dirlei,
    As fotos estão profissionais hein?! Parabéns!
    E as paisagens cada vez mais lindas ... realmente a Rep. Tcheca surpreendeu!
    E quanto à homenagem ao pai, me surpreendeu deveras, não sabia desta história ... Obrigada por compartilha-la!
    Continuem aproveitando, eu continuo na carona ...
    Beijos!
    Jossi

    ResponderExcluir
  3. Caro Narcísio, parabéns, o blog está deslumbrante, fantástico, Vc e Dirlei estão nos proporcionando as melhores emoções !
    Se for possível e quando oportuno, tenho curiosidade de saber algo sobre a segurança pessoal em viajar pelo leste europeu, é tranquilo ?

    ResponderExcluir