sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A LINDA E ENCANTADORA DUBROVNIK

Seguidores e Seguidoras,

Não poderia haver lugar mais lindo no litoral da Croácia para praticamente encerrarmos a viagem pela Croácia já que amanhã iremos para a pequena Cavtat, próxima do aeroporto para, dia 21, pegarmos voo para a Grécia.
Dia de sol e calor, depois do ótimo café da manhã do Radisson Blu, pegamos um minibus do próprio hotel e fomos fazer uma imersão em Dubrovnik. Começamos pegando um teleférico, bem no centro da cidade, que nos levou ao alto do Monte Srd e de onde tivemos uma vista maravilhosa da cidade lá embaixo e de toda a região e que mostraremos a todos através da fotos. Vale a pena subir lá porque a vista é imperdível.
Junto às águas límpidas do Adriático, Dubrovnik era, até a guerra irromper em  1991, um dos grandes destinos turísticos internacionais da Dalmácia, renomado pela beleza de seus monumentos, muros magníficos e atmosfera acolhedora. Segundo o Imperador Constantino Porfirogeneta, ela foi fundada por fugitivos da Epidaurum, atual Cavtat, no século VII. Esteve sob o domínio bizantino e veneziano, e obteve sua independência formal em 1382, quando se tornou a República Ragusa. Nos séculos XV e XVI sua esquadra somava mais de 500 navios. Floresceu artisticamente e sua riqueza foi grandemente influenciada pela descoberta da América e de novas rotas de comércio. Grande parte do centro antigo da cidade data da reconstrução empreendida após o terremoto de 1667.
Imperdível é o passeio que fizemos sobre o muro que a rodeia completamente, de cerda de 2km. Visões da cidade, do Adriático, do centro da cidade exterior ao muro e do próprio muro podem ser vistos durante todo o seu percurso, com subidas e descidas íngremes e grandes torres de onde se pode ampliar a vista. A maior delas, a sólida Torre de Minceta, era parte importante da defesa da cidade. O muro foi construído no século X e foi reforçado constantemente, com extensão de 1940 metros e altura que atingem 25m. Vir a Dubrovnik e não dar uma volta completa no seu muro é como não vir aqui.
Na entrada da cidade murada está o lindo Portão Pile e sua ponte de pedra, datados de 1537. A sua rua principal, a Stradum, com todos os prédios construídos com pedras  bege esbranquiçadas, formando um lindo conjunto. No final dela, a Grande Fonte de Onofrio, construída entre 1438-44 para ser responsável pelo abastecimento de água da cidade. Destacam-se, também, as estreitas ruelas medievais que terminam no muro ou com vistas das montanhas próximas, o Palácio do Reitor, que foi o prédio administrativo mais importante da época da República Dubrovnik, a Catedral e seu tesouro, o Mosteiro Dominicano com seu lindo altar bizantino e o Palácio Sponza, do século 14.
Uma linda e interessante cidade, com pequenas baías repleta de barcos, lindos visuais do mar e das montanhas do seu costado, uma rica história e um muro para um passeio delicioso, tudo fazendo dela uma das cidades mais interessantes da Croácia e da costa do Adriático. Quem vier à Croácia não pode deixar de visita-la, fazendo reserva com antecedência porque está quase sempre lotada.
Amanhã vamos para Cavtat de onde pegaremos voo para a Grécia. Se esta pequena e cativante cidade merecer uma postagem, estaremos aqui amanhã. Se não, só depois que nos estabelecermos em Atenas. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.
Esta e as próximas são vistas de Dubrovnik desde o Monte Srd





Dubrovnik desde o alto






O forte no alto do Monte Srd


A ponte de entrada na cidade velha

A baía com barcos na entrada da cidade






Vistas da cidade desde o muro
 vi









A Torre Minceta






A Fonte de Onofrio
a



O centro fora dos muros





fila e caiaques







à direita o Forte de São João


O Palácio do Reitor


A principal rua da cidade, a Stradun

A fonte vista de baixo

As ruelas estreitas da cidade velha

O Mosteiro Dominicano e seu altar na próxima foto




A cidade de Dubrovnik lotada



2 comentários: