domingo, 4 de maio de 2014

A INTRIGANTE DATONG E SEUS MAGNÍFICOS TEMPLO SUSPENSO E CAVERNAS DE YUNGANG

Seguidores e Seguidoras, 


Datong, situada ao sul da Mongólia Interior, é uma cidade que nos deixou intrigados acerca de até onde irá o atual crescimento da China. Não será ela mais uma grande bolha que irá explodir o mundo nos moldes da crise de 2008? 

Quando chegamos na cidade, em voo desde Pequim, fomos recepcionados pela guia no moderno aeroporto e, no trajeto para centro percebemos uma profusão de novos prédios, novos bairros, avenidas largas e diversos novos equipamentos públicos sendo construídos, como ginásio de esportes tipo Ninho do Pássaro de Pequim, teatro estilizado, palácio de dança e artes, enormes shoppings centers, etc.. Quando chegamos no centro da cidade, o antigo muro que a cercava estava em fase final de reconstrução e, no seu interior, a cidade velha estava sendo toda demolida para construção de uma nova no estilo da época dos imperadores. Uma completa revolução.

Tudo isso, todavia, contrastava com poluição do ar tão ou mais grave do que Pequim, já que ali é uma grande área de extração do carvão mineral, com grandes caminhões e trens transportando o produto para toda a China.

No início do contato com a nossa guia, fruto da repressão à livre expressão, ela pouco nos falou sobre a revolução que a cidade de Datong estava experimentando. Só fomos entender a situação preocupante lá evidenciada quando ela, no final da nossa estada e já nos dirigindo para o aeroporto, nos confidenciou que um prefeito megalomaníaco resolveu tornar a pacata cidade numa grande  e moderníssima metrópole. Tomou empréstimos dos Bancos e do Governo Central e iniciou a empreitada. Com a desaceleração do crescimento do País, as fontes secaram e o dinheiro acabou. Resultado: Somente 40% do projeto ficou pronto e tudo está parado, a maior parte, com metade construído, inclusive os equipamentos públicos antes mencionados, sendo que o estádio e teatros estão só com a casca pronta. É assustador olhar tudo aquilo e saber que o mesmo está acontecendo pela China afora. Dá arrepios pensar o que acontecerá com o mundo se a China quebrar.

Pois bem. O que importa, porém, são as incomparáveis belezas históricas que vimos nesta região da China. 

Começamos pelo Templo Suspenso, uma maravilha arquitetônica e da engenharia, conforme as fotos haverão de mostrar. Uma das cinco montanhas taoístas da China, Heng Shan é também conhecida como Beiyue. A cadeia  de  montanhas é um grande atrativo. Montanhistas  corajosos escalam os 2.000m de encostas, uma tradição iniciada pelo primeiro imperador, Qin, Shi Huangdi, e reavivada por monarcas posteriores. 

Sua principal atração, porém, é o espetacular Xuankong Si. Apoiado em finos pilares de madeira, o templo parece pendurado precariamente nos rochedos do cânion. A dinastia  Wei Setentrional foi a primeira a construir aqui, mas as enchentes do rio Heng, abaixo, sempre derrubavam as construções. As atuais  edificações são da dinastia Qing. Seus quarenta halls irregulares são escavados em cavernas naturais e cavidades na rocha, e cobertos com fachadas de madeira. Os halls se interligam por passarelas e pontes e contêm estátuas de deuses confucionistas, budistas e taoístas, de pedra, ferro e bronze. o Sanjiao Dian (Hall das Três Religiões) possui estátuas de Confúcio, Buda e Lao Tsé sentados juntos.

O lugar é hipnotizante.  No alto do cânion, uma enorme represa com seu paredão. No fundo, uma moderna estrutura para receber os turistas e acessar o templo na escarpa. É uma visão indescritível e impactante. Só vendo para se ter uma noção da beleza e do inusitado daquela construção. Esperamos que as fotos possam dar uma noção do que vimos.

Entre caminhões carvoeiros retornamos ao centro da cidade onde um almoço num restaurante tipicamente chinês nos aguardava. Foi uma dificuldade para escolher os pratos já que o menu era em mandarim e conseguir garfo e faca, já que todos comiam com os famosos pauzinhos. No final, escolhemos um camarão empanado e umas almôndegas de porco ensopadas e arroz branco. Não passamos fome. Impressiona, todavia, ver os chineses comendo. Mesas redondas, com uma parte rotatória sobre ela lotada de comida e eles comem muito, mas muito mesmo, talvez para esquecer a grande fome que Mao Tse Tung impôs ao País nas décadas de 50 e 60. Dá gosto de ver.

De lá fomos visitar outra maravilha que essa intrigante cidade nos reservou. As CAVERNAS DE YUNGANG. Escavadas em rochedos de arenito, as Cavernas de Yungang constituem uma das mais famosas obras de arte budista da China. O conjunto de mais de 51 mil  estátuas foi iniciado pela dinastia Wei Setentrional, no ano de 453, para compensar a perseguição ao budismo. Influências da Grécia, Pérsia, Ásia Central e Índia são evidentes nas esculturas, o que confirma as influências que penetravam na China pela Rota da Seda. Quando a capital mudou de Datong para Luoyang, em 494, o trabalho em Yungang não parou. As estátuas, cujo tamanho varia de colossal a diminuto todas, porém, impressionantes. Os colossais budas esculpidos de cima para baixo, dentro de enormes cavernas, são indescritíveis. Outros, da mesma forma, na parte externa, esculpidos na rocha, são impactantes. Um lugar imperdível.

Impressionou, também, a enorme estrutura construída pelo governo ao redor  da montanha onde se localizam as cavernas. Segundo a guia, tratava-se de uma área agrícola tendo todos os agricultores locais sido realocados para a cidade para construção da colossal estrutura de apoio. Valeu demais termos escolhido esta região da China para visitarmos.

Para terminar, fomos apresentados, agora no centro de Datong, ao Jiulong Bi (Tela dos Nove Dragões), mural de 45m de azulejo criado na frente do palácio do 13º filho de Hangwu, primeiro imperador Ming, hoje com a reconstrução recomeçada mas não terminada. Nela, além dos nove dragões, pode-se ver esculpidos  todos os animais do horóscopo chinês. Muito interessante. Esperamos que as fotos possam dar uma ideia do que se trata.

Em Datong ficamos hospedados no Datong Garden Hotel, apenas razoável mas que nos reservou uma surpresa. Logo na entrada havia um cartaz anunciando um show de música brasileira e que o jantar seria de churrasco brasileiro. Na hora do jantar fomos surpreendidos com um carioca, vestido de gaúcho, administrando a churrascaria do hotel. Veio à nossa mesa, nos deu toda sua atenção, conversamos muito e tivemos os melhores pedaços de carne que, obviamente, foi um pouco adaptada ao tempero chinês. Uma surpresa lá nos confins da China.

Esta é a surpreendente e imperdível Datong. Com seus problemas sociais e econômicos, sua poluição e seu carvão, mas com sítios turísticos imperdíveis. Esperamos que as fotos mostrem um pouco disso. A próxima postagem será sobre Pingyao, uma cidade milenar completamente preservada e sobre o grande e monumental Buda de Leshan. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


Esta e as próximas fotos são das grandes transformações e contradições de Datong. Aqui a favela, abaixo a cidade em reconstrução





O tapume, com as antigas casas destruídas, já avançando sobre a favela


Aqui uma rua já reconstruída no estilo do imperadores, mas ainda fechada


Aqui o capricho e a beleza da decoração das novas casas






Aqui uma parte já reocupada com as tradicionais lojinhas dos chineses expulsos da sua terra


Desfile escolar em pleno domingo


Esta e as próximas dos novos e monumentais bairros em construção fora dos muros



Aqui, um grande estádio inacabado por falta de dinheiro. Na foto abaixo vê-se que só a casca foi terminada



Comércio de desalojados na beira da estrada

O grande muro de Datong que foi reconstruído e abaixo fotos da cidade




Esta e as próximas mostram o cânion, as montanhas e o cenário do inusitado Templo Suspenso



O Templo suspenso na escarpa do Cânion e a grande estrutura construída para visitá-lo








A represa feia no cânion e, abaixo, gelo ainda não deterretido







Vejam os detalhes das estaca de madeira que escoram o templo





O vale visto desde o emplo












Esta e as próximas, mostram a grande estrutura construída para acesso à Cavernas de Yungang







As Cavernas de Yungang e seus mais de 51 mil budas




















Mais fotos da impressionante estrutura de apoio para visitação das Cavernas







A bela Tela dos Nove Dragões, Datong



Tudo feito em azulejos




2 comentários:

  1. Impressionante ! Belíssimo ! É bom viajar virtualmente com os amigos !
    Abraços
    Klitzke

    ResponderExcluir
  2. Prezados Dirlei e Narcisio, viagem fantástica, blog cativante não consegui parar de ler, levei sorte por não ter que esperar pelo novo post.
    Pequena observação : faltaram no Japão o Godzilla, Power Rangers e Pikachu.
    Na China o destaque para a mulher jogando cartas na rua e a bolsa supostamente Channel branca apoiada sobre o jornal, provavelmente para não sujar.
    (kidding)
    Abraços.
    Paulino Aoto

    ResponderExcluir