segunda-feira, 7 de abril de 2014

TAKAYAMA, UMA VOLTA AO PASSADO DO JAPÃO

Seguidores e Seguidoras,

Ontem foi dia de viagem desde Kyoto até Takayama, que fica mais a leste do Japão, em região alta e montanhosa. Viemos de trem expresso, mais lento que o trem-bala que não estava disponível para cá. A viagem deu-se entre vales e serpenteando rios em região bem montanhosa e onde se encontra a montanha mais alta do Japão, que está coberta de grossa camada de neve. Muitas represas para eletricidade, plantações de chá e área bem agrícola ponteada por pequenas cidades. Chegamos aqui por volta do meio dia, colocamos as malas no hotel, diferente de tudo onde já estivemos mas do qual falaremos mais tarde, e fomos conhecer esta cidade incrível.
Primeiro fomos conhecer o museu dos carros alegóricos de Takayama. Interessantíssimo, como as fotos mostrarão. O Takayama Festival data de cerca de 1690 e acontece duas vezes ao ano, na primavera, coincidindo com o plantio, e no outono, com a colheita. Os dois festivais têm procissões com onze carros alegóricos decorados e dirigidos por pessoas da cidade em trajes tradicionais. Quatro desses carros apresentam marionetes karakuri. No museu que visitamos, quatro desses carros estão expostos e datam de muitos anos passados. Os outros são mantidos por cada bairro, responsável pelo seu. Gente de todo o Japão acorre para cá nos dias do festival, devendo as reservas de hotel serem feitas com mais de seis meses de antecedência. Esperamos que as fotos retratem a beleza e complexidade desses carros. Vimos um filme do desfile o que mostrou que vale a pena vir até aqui vê-lo.
Takayama é uma cidade cujo centro histórico preservado faz você voltar no tempo e sentir-se há quase mil anos passados. É uma cidade cercada de montanhas o que permitiu a conservação de suas casas típicas, escuras, de madeira, do período Edo, hoje pequenas lojas e restaurantes. Algumas dessas casas têm vista para o rio Miya, que corta a cidade. Muitas delas eram e continuam sendo fábrica de saquê já que a água daqui é a melhor para sua produção. O clima nas ruas preservadas faz você voltar no tempo. Sempre gostamos de visitar cidades assim em cada país que visitamos porque ali temos um pequeno contato com as origens e raízes do seu povo. Valeu muito a pena vir até aqui, Esperamos que as fotos retratem um pouco do que sentimos.
De lá fomos visitar o Takayama Jinya, o palácio construído em  1615 e que foi escritório de governo do Senhor de Takayama. Na parte frontal muitas salas onde pessoas de várias classes sociais esperavam as audiências. Nos fundos estão as cozinhas e dependências da família. Do outro lado, a prisão com vários instrumentos terríveis de tortura. Depósitos exibem itens relacionados ao sistema de imposto do arroz. Já visitamos três palácios aqui no Japão e não se diferenciam um do outro. Grandes salas com tatame, vazias de móveis e decoradas com pinturas típicas na parece e tudo feito de madeira com portas de papel. Basta ver um que os outros são quase iguais.
No fim da tarde voltamos para o Hotel Hanaougi, profundamente japonês em todos os detalhes. Sapato tem que ser deixado na entrada já que, sujo, não pode levar sujeira para dentro onde tudo é feito no chão, até as refeições. No quarto, amplo, nada de móveis altos, tudo, salvo a cama armada para nós, no chão coberto de tatame. Para jantar tivemos que vestir quimonos que já estavam à disposição na suíte. O jantar e o café da manhã, só comida típica japonesa, um pouco adaptada para nós, diante dos nossos pedidos e pouca afeição por esse tipo de comida. Foi, todavia, uma experiência fantástica e que guardaremos na memória.
Enfim, quem vier ao Japão e quiser voltar no tempo é só vir aqui. Vale muito a pena.
Hoje, de trem iremos até Nagoya e de lá, de avião para Pequim. Será uma outra história que, na medida do possível, estará aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.  

Esta e as próximas são das paisagens da viagem Kyoto-Takayama












Adicionar legenda


Os carros alegóricos do Festival de Takayama





Esta e as próximas são do centro histórico de Takayama

























Garagem de um dos carros do Festival mantido pelos bairros da cidade

Esta e as próximas são do palácio do escritório do governo do Senhor de Takayama



Esta e as próximas são da nossa suíte do Hotel Hanaougi



A blogueira pronta para o jantar

Idem o blogueiro

8 comentários:

  1. Queridos Narcísio e Dirlei
    Pelos relatos e pelas fotos, deve estar sendo uma viagem incrível.
    Estonteantes as cerejeiras em flor!
    Abração, do Zucco.

    ResponderExcluir
  2. Adorei vocês de quimono! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Também adorei vê-los de quimono... abraços

    ResponderExcluir
  4. Valeu amigo... Excelente "percepção" dessa bela terra! Lembrei muito dos meus tempos por aí!

    ResponderExcluir
  5. Olhando as fotos fiz minha viagem. Que lugar encantador. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Queridos Narcísio e Dirlei
    E a China: apagão digital?...
    Onde andam?...
    Impossível fazer postagens? Censura?...
    Abração, do Zucco.

    ResponderExcluir
  7. E a china ? nunca mais a vi, talvez seja uma dessas estrelas chiruas...(da poesia de Jayme Caetano Braun para pedir notícias !)
    Abraço
    Klitzke

    ResponderExcluir
  8. A cidade parece até um set de cinema de tão limpa e sem poluição visual! Andar na Conselheiro Mafra, agora, ficou mais deprimente... Abs Leandro Govinda

    ResponderExcluir