sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Salt Lake City - Mais de 800km depois, valeu muito

Seguidoras e Seguidores, 

Hoje foi um dia cheio. Quando acordamos, em Denver, pouco se podia ver da cidade. Chovia torrencialmente, como havia ocorrido durante toda a noite, inclusive com inundações na região. Ficamos preocupados de não podermos sair da cidade já que as notícias da TV só mostravam salvamentos de inundações. Felizmente conseguimos sair rumo a Salt Lake City, cerca de 850km dali, mais para o oeste. Os primeiros 300km foram de chuva torrencial, mal se podendo enxergar o carro há 10m à frente. A partir dali o tempo começou a melhorar mas trovoadas de verão começaram a aparecer no horizonte. Na primeira dela, por sorte curta, fomos surpreendidos com uma pesada chuva de granizo. Ainda não checamos se o carro foi danificado na sua pintura.  Mais próximo de Salt Lake, outra pesada chuva de verão foi a última que enfrentamos nesta longa viagem. Sorte que a maior parte foi feita nas pradarias americanas, com estradas retas e excelentes, fazendo com que, por volta das 17h já estávamos entrando em Salt Lake. Hospedados no Hilton, sol alto, saímos para conhecer a cidade.

Grata surpresa. A cidade é um sonho. Moderna, limpa, florida, humanizada, linda, quase perfeita. O único defeito que encontramos foi a profusão de pedintes, contrastando com a quase perfeição da cidade. Conclusão. Se aproveitam da religiosidade dos mórmons, que são maioria por aqui, para receberem as bem vindas esmolas que espiam os pecados.

Agradável e acolhedora Salt lake City é um ponto de parada para quem quer descansar da viagem entre Denver e San Francisco. Embora sem nome derive  do Great Sal lake, de água não potável e alcalina, que se estende para oeste, a cidade tem hoje água em abundância graças às chuvas e ás neves derretida da  serra Wasath, que se eleva á leste. Fundada e controlada por mórmons desde 1847, a cidade se espalha por muitos quilômetros ao longo dos picos nevados.

É impressionante a influência dos mórmons na cidade. A parte mais nobre dela é ocupada por templos, prédios de administração, centro de convenções e residências dos pastores. Sorte que eles têm muito bom gosto. Esta região da cidade é espetacularmente linda. Muitos jardins proficuamente floridos, espelhos d'água, prédios bem cuidados e com design moderno.

Tudo se refletiu na cidade. Ruas largas e ajardinadas que terminam na montanha com lindo casario, metrô de superfície, estacionamentos subterrâneos, calçadas largas arborizadas e floridas, lindos prédios, conjuntos de prédios que se unem numa praça de uso de todos, com todas as facilidades possíveis. Enfim, a cidade é voltada para o conforto dos seus moradores e de quem a visita. Coroamos o dia com uma carne com cabernet sauvignon chileno, no Spencer Steak, aqui junto ao Hilton. Sem dúvida, uma das melhores carnes que já experimentamos por este mundão sem fim. Se vierem aqui, não percam.

Adoramos a cidade e a recomendamos muito.

Amanhã nos dedicaremos a conhecer o grande lago da cidade, para depois rumarmos para o norte para conhecer o Grand Teton Nacional Park, que promete muito. Tudo estará aqui, com profusão de fotos. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Depois das pradarias, uma paisagem mais acidentada, nas próximas fotos




Esta e as próximas fotos são da linda e moderna Salt Lake City, dominada pelos Mórmons







Interior de um Shopping Center. Vejam a água corrente


Arco-iris, numa trovoada de verão ao fundo 

















2 comentários:

  1. A viagem está sendo muito legal!
    Todo dia chego no trabalho e confiro os relatos no blog, os detalhes são tão bacanas, que me imagino ai.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos,
    Entrei na internet para mandar um e-mail consultando sobre se a chuva atrapalhou de algum modo a viagem. Lendo a publicação vi que vocês já escaparam dela. Portanto, boa continuação de viagem. Continuamos na carona.
    Beijos.
    Paulo

    ResponderExcluir