segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O grande Yellowstone, seus animais, seus gêiseres e toda sua beleza

Seguidoras e Seguidores,

Dos parques nacionais americanos, o Yellowstone é o maior e, de nós, o mais conhecido, de documentários, reportagens e filmes. Hoje, vindos do Gran Teton, estreiamos este tão esperado parque nacional americano. E ele não nos decepcionou, apesar de termos conhecido apenas uma pequena parte dele. O resto ficará para amanhã.

Seus rios, seus gêiseres, seus bisões, seus alces, tudo nos impressionou. Animais selvagens em profusão, quase ao alcance da mão, à beira da estrada, como poderão ver das fotos. Os bisões e alces, quando aparecem é um frisson. Os carros todos param, no meio da rodovia, forma-se um tumulto e, então, é só procurar onde está o animal. Muito engraçado e emocionante. Tiramos fotos de machos poderosos de bisões do outro lado da pista, quase como fizemos com as renas na Finlândia.  Um  Elk (Wapiti ou alce) apareceu e fez pose na beira de uma rio, tomando água, pastando e nem aí para nós. No fim da tarde, uma manada deles pastava numa planície, com os machos a soltar gritos estridentes, na época da procriação. Fantástico.

Os gêiseres, também foram um espetáculo à parte. Aqui a terra está em transe, porque estão onde quer que você vá. Alguns deles, todavia, são de tirar o fôlego, tão lindas as cores das águas e dos minerais espalhados ao seu redor, sem contar a profusão de vapor que soltam. Num deles, um som que parecia um rugido do fundo da garganta da terra. Vendo eles temos consciência que, como dizem os cientistas, este parque é uma bomba relógio que, quando explodir, não sobrará pedra sobre pedra.

Sem dúvida, o Yellowstone é uma das maravilhas do mundo e o mais antigo parque nacional do país, esta terra selvagem estende-se pelos estados de Wyoming, Montana e Idaho. No seu centro há um planalto vulcânico a uma altitude média de 2 438m, com cerca de 10 mil fontes termais e gêiseres - mais da metade das existentes no mundo. Além do aspecto geotermal, há densas florestas, altos picos, profundos canyons de rios e inúmeras atividades recreativas ao ar livre. 

O parque abriga o maior rebanho de bisões do mundo, com mais de 3000 animais soltos livremente pelo parque. Há também uma variedade de alces, ursos, antílopes, castores e todo tipo de aves e pequenos animais desta região.

Amanhã dedicaremos dia inteiro, desde cedo, para conhecê-lo mais a fundo. Se o sinal da internet permitir, tudo estará aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei. 


Esta e as próximas fotos são do rio onde desaguam suas águas e vapores do gêiser Grand Prismatic
















Esta e as próximas fotos são dos caminhos e do primeiro bisão que vimos em Yellowstone



Cascata em um dos rios do Parque


As lindas estradas dentro do Parque

O primeiro alce que flagramos em Yellowstone


Esta e as próximas são paisagens do estrada Madison-saída West do parque


Antes o macho, agora a fêmea e o filhote de alce, pastando calmamente na beira da estrada

Esta e as próximas são de rio e cascata na estrada Norris-Canyon Village do Yellowstone




Mais gêisers e paisagens da estrada Norris-Canyon Village



Esta e as próximas, são as diferentes cores dos minerais que brotam no Artist Paintpoints de Yellowstone



Mais bisões na beira da estrada

À cada esquina um gêiser

Fim de tarde em Yellowstone

Na volta para o hotel, na estrada Madison-West, mais uma manada de alces






4 comentários:

  1. Oie ... ah que pena, depois da descrição, fiquei curiosíssima! Bjos Jossi

    ResponderExcluir
  2. Estou tão ocupada finalizando nossa próxima viagem que esqueci que a de vocês já havia começado. Ainda bem que os relatos continuam vibrantes, com belas fotos e muitos detalhes.
    Vou ler com atenção pois este é um roteiro que nos encanta.

    Boa continuação de viagem.

    No domingo embarcamos para a Espanha.

    ResponderExcluir
  3. Queridos Narcísio e Dirlei
    Pelos relatos e pelas fotos, a viagem está sendo maravilhosa.
    Dá agua na boca.
    Forte abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir
  4. Queridos Narcísio e Dirlei
    Pelos relatos e pelas fotos, a viagem está sendo maravilhosa.
    Dá agua na boca.
    Forte abraço, do Zucco

    ResponderExcluir