sábado, 21 de setembro de 2013

CHICAGO NA PLENITUDE DA SUA BELEZA

Seguidoras e Seguidores,

Chicago amanheceu lindíssima. Pleno céu azul nos convidando para visitá-la e aproveitá-la  da melhor maneira. Foi o que fizemos. Após o bom café da manhã do Hampton Inn, saímos a caminhar por suas ruas principais, sempre largas e com jardins separando os pedestres dos carros, prédios modernos e lindos, alguns de arquitetura bem avançada, convivendo harmonicamente com prédios mais antigos, como o Teatro de Chicago e Newberry Library e a arquitetura pós-moderna, com estilo eclético sem regras rígidas da Harold Washington Library Center. Na State Street muitas lojas de alto padrão e pessoas aproveitando a ensolarada manhã de sábado.

Um capítulo à parte, da beleza de Chicago é o seu Millennium Park, um premiado centro de arte, arquitetura e paisagismo, com 10ha de área que pertenciam a uma antiga rodovia. Uma grande fonte, obras de artes de vários artistas, esculturas e o enorme Lago Michigan, com suas marinas lotadas e, de tão grande, se confunde com um oceano. Ali as pessoas vão correr, fazer seus exercícios, levar seus filhos, deitar na grama, enfim, um lugar belíssima tendo à sua frente o lago e no seu costado o belo conjunto de prédios que se destacam no horizonte. Gastamos o tempo aproveitando aquele ambiente agradável e depois resolvemos fazer um tour pela cidade num daqueles ônibus de dois andares sem teto. 

Chicago, cidade com cerca de três milhões de habitantes, ocupa 591km² do Estado de Illinois, no meio-oeste dos EUA. Situada na extremidade sudoeste do vasto lago Michigan, possui 47km de área à beira d'água. Apesar do incêndio devastador de 1871 e de ser palco de muita agitação social, a cidade logo se reergueu, surgindo como capital financeira do Meio-Oeste. Atualmente ela é a terceira maior cidade americana, mundialmente famosa pela sua arquitetura inovadora, pelas vibrantes instituições culturais e educacionais e por sua história política. O presidente Obama é daqui. 

Desembarcamos do ônibus tour, no Navy Pier, e fomos conhecê-lo. É um barulhento centro cultural e de diversões. Projetado por Charles S. Frost, o píer tem 915m de comprimento por 120m de largura. Ao ser construído, em 1916, era o maior do mundo. Mais de 20 mil pilares de madeira foram usados em sua construção. Originalmente, era um cais municipal, usado para treinamento naval durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de quatro anos de reformas, o Navy Píer foi reaberto  em 1995. Conta com uma roda gigante de 45m, carrossel antigo, anfiteatro ao ar livre, museus, bares e restaurantes, cais para saída de passeios de barco pelo lago e local de encontro do povo local. Um agito só. Ali fizemos um lanche e o percorremos em toda a sua extensão curtindo uma típica tarde de sábado do povo de Chicago.

Enfim, Chicago é uma cidade linda, gostosa para se visitar, bem humanizada, com muitos parques e espaços abertos ao público entre os prédios, evitando aquela sensação de opressão que muitas cidades no mundo, inclusive no Brasil, costumam produzir com seus paredões de de cimento e vidro. Uma cidade que vale a pena ser visitada. Recomendamos.

Agora estamos nos preparando para ir jantar no dito melhor restaurante de carnes da cidade, o Benny's para, amanhã seguirmos em frente, para a última semana desta interessante viagem. Tudo estará aqui. Beijos. Narcísio e Dirlei.

Esta e as próximas fotos são da humanizada Chicago, com sua moderna arquitetura



Prédios com garagem embaixo e apartamentos acima(Floripa poderia imitar)


Pontes se erguendo sobre o rio, no meio da cidade, para passagem de barcos



O famoso teatro de Chicago


Aviões passam próximos aos prédios lembrando do WTC



A Harold Washington Library Center


Esta e as próximas são do Millennium Park e suas visões da cidade e do lago Michigan



No centro, a torre Sears, o prédio mais alto da cidade






Gansos selvagens no Millennium




Anfiteatro no Millennium Park



Um exemplo da moderna arquitetura de Chicago


O agito no Navy Píer




Nenhum comentário:

Postar um comentário