quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BOSTON NA SUA INTEIREZA

Seguidoras e Seguidores,

Ontem não publicamos nada de Boston, por problemas técnicos na internet do Sheraton. Agora, já no Hilton de Providence, em Rhode Island, lá vai.

Ontem foi dia para se dedicar integralmente a conhecer Boston. Após o ótimo café da manhã do Sheraton, talvez o melhor da viagem, sol e pleno céu azul, guia na mão, fomos conhecer a famosa Boston. 

Na região onde nos encontramos a cidade é mais espaçosa e humanizada, com uma grande área aberta, onde há um enorme espelho d'água, na Christian Science Plaza e dois grandes parques, o belíssimo e ajardinado Public Garden e o maior, gramado e arborizado Boston Common, propiciando qualidade de vida ao povo daqui.

Próximo do  Boston Common se localiza o Beacon Hill, por onde demos uma caminhada. As encostas no lado sul de Beacon Hill constituíam, entre as décadas de 1790 e 1870, a área mais procurada de Boston, até a elite se transferir para Back Bay, mais exclusiva. Diversas casas do bairro foram projetadas pelo consagrado arquiteto Charles Bulfinch e seus discípulos, e a encosta sul cresceu como modelo de arquitetura de estilo federal (neoclássica). As casas mais bonitas  ficam em Boston Common ou no alto da colina, de onde se têm lindas vistas. Embora as primeiras fossem construídas bem afastadas da rua, a crise econômica de 1807-12 produziu uma série de casas geminadas à beira da calçada.

Dali, passamos pela Massachusetts State House. A pedra fundamental da Massachusetts State House foi lançada em 1785 por Paul Revere e Samuel Adams. Terminada em 1798, a sede do governo do estado, com projeto de Charles Bulfinch, serviu de modelo para o edifício do Capitólio, em Washington, DC, e de inspiração para a sede de governo de outros estados. Sua cúpula dourada serve de marco zero para Massachusetts.

De lá fomos para o labiríntico e repleto de prédios altos e modernos, o centro financeiro de Boston. Emparedada entre esses grandes prédios está  a Old State House. Hoje apequenada pelas torres do Distrito Financeiro, ela foi sede do governo colonial britânico entre 1713 e 1776. Em 1776 a Declaração de Independência dos Estados Unidos foi lida de um balcão da fachada leste. Um círculo de pedras arredondadas marca o local do que ficou conhecido  como o Massacre de Boston. Em 5 de março de 1770, colonos provocaram os guardas britânicos com  com insultos, pedras e bolas de neve. Os soldados abriram fogo e mataram cinco colonos. Depois do Tea Party, este foi um dos acontecimentos mais inflamados que levaram à Revolução Americana.

Ziguezagueando por aquela região, passamos pela prefeitura velha, um prédio clássico bonito e, pela nova, de muito mau gosto, além do Cemitério da Kings Chapel, dos pioneiros desta região.

Dali fomos para a região das antigas docas, hoje transformadas em hotéis de luxo. Os grandes mercados públicos, como os nossos, um ao lado do outro, hoje porém, já transformados em lugares agradáveis, com o seu centro tornando-se um calçadão, com bares, restaurantes e outras opções de lazer. Menos mal que o nosso atual prefeito acordou para isso e está dando a mesma destinação para o nosso, atualmente mal cheiroso e de mau gosto.

De lá fomos até o mar, com suas marinas, seus barcos de passageiros, grandes navios entrando e saindo, o aeroporto ao fundo. Ficamos ali a admirar o Atlântico, como já havíamos feito com o Pacífico, em San Francisco. O local é conhecido como Waterfront de Boston. É uma das áreas mais fascinantes da cidade. A orla margeada por desembarcadouros e armazéns - um lembrete do passado da cidade como grande porto comercial, conta com várias atrações, com aquário e museus. Um lugar para ser visitado.

Por outra região, começamos o retorno em direção ao hotel. Passamos pelo distrito dos teatros e depois fomos visitar a mais bela e importante igreja da cidade. A Trinity Church. Esta obra prima de Henry Hobson Richardson, considerada uma das melhores edificações  dos EUA, data de 1877. A Igreja é uma belíssima estrutura românica de granito e pedra calcária, apoiada sobre estacas de madeira que atravessam  a terra até um leito de rocha, encimadas por pirâmides de granito. John Lafarge projetou o interior, enquanto algumas janelas foram desenhadas por Edward Burne-Jones e executadas por William Morris. Vale muito a visita. Apesar de católica, lembra rapidamente as igrejas ortodoxas que vimos na Rússia e região.

Hoje, antes de sairmos da cidade, resolvemos visitar outra região que não havíamos visitado ontem. Na Marlborough Street encontramos uma rua toda arborizada com um belo casario de estrutura neoclássica, do mesmo estilo do Beacon Hill antes mencionado. Uma quadra antes está a não mesmo bela e chiquérrima Newbury Street, sinônimo de estilo de Boston. Ladeada de lojas de alta moda, galerias de arte e restaurantes chiques, lugar para apreciar os bem vestidos daqui. 

Concluindo, Boston é uma bela e interessante cidade, cheia de regiões muito bonitas e agradáveis e outras mais confusas e labirínticas. Não nos provocou, todavia, o mesmo encantamento que Chicago, que consideramos imperdível.

Agora estamos em Providence, no Estado de Rhode Island, mais uma bela cidade desta região para, amanhã, nos dirigirmos para New York, onde terminaremos a viagem no dia 28. Voltaremos aqui em breve. Até. Beijos. Narcísio e Dirlei.


Esta e as próximas fotos são da região mais moderna e humanizada de Boston, com espaços abertos e ajardinamento de calçadas e hall de prédios





O Public Garden, um dos belos parques que aumentam a qualidade de vida em Boston




Esta e as próximas são do casario neoclássico do Beacon Hill, local onde antigamente residiam os endinheirados de Boston




O Massachusetts State House, sede do Governo e marco zero de Boston

Cemitério dos colonizadores da região de Boston

O Distrito Financeiro da Cidade

A Old State House, antiga sede dos colonizadores Ingleses, perdida entre os prédios do distrito financeiro

Esta e as próximas são fotos do Waterfront, de Boston, a antiga região portuária transformada em centro de lazer, arte e cultura







Alguns prédios antigos perdidos entre os novos

Antiga prefeitura de Boston



A Trinity Church, a mais bela e importante da cidade


Cadillac restaurado, numa rua do centro

Esta e as próximas são da chique região leste da cidade



Esta e as próximas são do casario neoclássico das duas ruas mais chiques da cidade, a Marlborough e a Newbury

















4 comentários:

  1. Caríssimos,
    Como sempre atentos ao relato e, por vezes, algum comentário, mas hoje a nossa vinda ao blog tem uma finalidade especial a de mandar os votos de um Feliz Aniversário ao Narcísio acompanhado de um grande beijo e um especial abraço. Que a gente continue por muitos anos juntos e aproveitando ao máximo cada momento.
    Heloisa e Paulo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado queridos amigos. Amizade forever, saúde, sucesso e felicidade para vocês também. Grande beijo. Narcísio.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Dr. Narcísio!!!
    Muita saúde e vitalidade para continuar curtindo a vida intensamente!
    A viagem está linda demais, aproveitem!
    Beijos,
    Diana

    ResponderExcluir
  4. Escrevemos hoje nesse maravilhoso blog para desejar felicidades ao dr. Narcísio, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
    Que o sr. possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
    Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.
    Abraços aos viajantes.
    Aline e Samantha

    ResponderExcluir