segunda-feira, 11 de março de 2013

Jodhpur na sua inteireza

Seguidores e seguidoras,


Hoje, depois do café da manhã com vista para os jardins com esquilos e pavões do Umaid Pavan Palace, partimos para conhecer Jodhpur mais profundamente. 

Com o majestoso Mehrangarh Fort despontando sobre os palácios suntuosos, bazares coloridos e areias do deserto de Thar, Jodhpur sintetiza todo o romance e esplendor feudal do Rajasthan, o estado da Índia onde estamos. Agora a segunda maior cidade do estado, foi fundada em 1459, por Rao Jodha, governante Rathore do reino de Marwar. Estrategicamente localizada na rota comercial terrestre, logo se tornou um florescente  centro de negócios, onde seus comerciantes marwaris mantiveram as habilidades empresariais e continuaram a gerir muitas casas de negócios importantes da Índia. Os culotes de montarias, conhecidos como Jodhpurs, foram desenhados aqui.

Desde qualquer ponto da cidade que se olhe para o alto, lá está o Mehrangarh Fort. Foi para lá que fomos depois do café da manhã. O Mehrangarh, que desponta acima de uma rocha de 125m de altura, talvez seja o forte mais majestoso de Rajasthan. Descritas com admiração por Rudyard Kipling como 'a criação  de anjos, fadas e gigantes', as assustadoras defesas do Mehrangarh contrastam  com os palácios de decoração excêntrica que estão lá dentro. Erguido por Rao Jodha em 1459, o forte de arenito recebeu acréscimos dos governantes posteriores principalmente entre os séculos 18 e 19. Os aposentos reais no forte agora fazem parte de um ótimo museu.

De sua visita, destaca-se a imponência do conjunto no alto de um rochedo, a visão que se tem da cidade lá embaixo, inclusive das casas pintadas em azul, que antes era identificação das castas, mas agora todos aderiram à moda. Destacam-se, também, as paredes internas dos palácios do interior do forte, todas de pedra avermelhada ricamente esculpida que, para o mais desavisado, parece madeira envelhecida. Um espetáculo. Dentro do palácio, várias peças usadas pelos marajás que ali residiram, arte da época, aposentos reais, tudo muito bem organizado e conservado. Uma visita imperdível para quem vai a Jodhpur.

Logo abaixo do forte fica o monumento da visita que fizemos a seguir. O memorial Jaswant Thada. Este elegante  memorial com pilares de mármore requintado é o cenotáfio do Marajá Jaswant Singh II, cujo sistema de irrigação inovador trouxe água e prosperidade  a esta terra seca. O povo local acredita  que o marajá conservou  seu toque de cura, e vem regularmente  fazer preces e oferecer flores em seu santuário. Ali estão depositadas as cinzas de todos os marajás e de seu parentes, ficando as destes fora do muro do memorial. Uma construção belíssima e de fácil visita já que próxima do forte.

Dali mergulhamos fundo no cotidiano da cidade, visitando a sua principal rua de comércio, no meio de gritos oferecendo os produtos, buzinas de motos, de tuc tuc e tropeço em vacas e tudo mais que se possa imaginar. Ali se vende de tudo e se faz tudo. Flagramos, inclusive, um barbeiro de rua fazendo o cabelo de um cliente, bem próximo da mesa do dentista de rua, com todos os seus instrumentos para extração, à vista, inclusive dentaduras já usadas, à venda. Fantástico. Fomos às compras numa loja frequentada pelo jet set internacional, e lá estavam todas as fotos, que ali compram produtos de altíssima qualidade, de seda, vicunha, iaques, caxemira, para depois venderem na Europa por preços mais de cem vezes superiores. De sentir, os prédios lindos da época da dominação inglesa, hoje caindo aos pedaços, sem qualquer conservação, como temos visto por toda a Índia. Um lugar imperdível para quem quer conhecer a essência deste país.

Depois do mercado, pegamos a estrada para Jaisalmer, próximo da fronteira com o inimigo Paquistão, onde estamos neste momento. foram quase 300 kms pelo deserto indiano. Como choveu ali acima da média, nas monções, somente em alguns lugares grandes dunas estão à mostra. Em outros, remanescem verdes as acácias e há cobertura de uma gramínea típica de deserto. Vimos muitos camelos, gazelas, pavões que circulavam no deserto. Mais uma faceta da Índia que conhecemos hoje. O hotel aqui de Jaisalmer é novo, porém, magnífico. Todo construído na forma de um forte, com a pedra dourada que domina esta região, internamente tem uma decoração sofisticada e com um design riquíssimo que as fotos de hoje e de amanhã haverão de mostrar.

Muitas belezas e aventuras nos aguardam para amanhã, inclusive, andar de camelo no deserto. Aguardem. Até. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


Duas fotos dos jardins do Palácio onde ficamos hospedados em Jodhpur


Palácio hotel Umaid Bhavan, onde ficamos hospedados ontem

Muralhas da entrada do Forte Mehrangarh, Jodhpur

Pareces externas do palácio sobre o forte de Mehrangarh

Paredes em pedras ricamente decoradas, do palácio de Mehrangarh

Esta e as próximas, cenas do interior do palácio



Visão da fortaleza de Jodhpur, com a cidade azul lá embaixo

Mais paredes decoradas e salões do castelo do forte Mehrangarh





Dois indianos nos mostrando como se arma um turbante de nove metros

Visão desde a cidade de Jodhpur do forte de Mehrangarh

Local onde estão depositadas as cinzas dos parentes dos Marajás, do lado de fora do Memorial Jaswant Thada

O memorial com cinzas dos marajás, Jaswant Thada, em Jodhpur

Os blogueiros, na entrada da principal rua de comércio de Jodhpur

No primeiro plano, a mesa de rua do dentista e ao fundo, cabelo sendo cortado na rua

O mercado de rua de Jodhpur


Decoração interior do  Hotel Fortaleza, Suryagarh, em Jaisalmer

Performance de uma casta de cantores e dançarinos, antes do jantar no hotel de Jaisalmer


Um comentário:

  1. Queridos Narcísio e Dirlei
    Estou embargando na viagem de vocês um pouquinho atrasado. Desejo a vocês um maravilhoso passeio pelo Oriente.
    Forte abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir