sexta-feira, 29 de março de 2013

Hotel fazenda no Punjab

Seguidores e Seguidoras,


Ontem, depois das emoções que tivemos na visita ao Templo de Ouro, em Amritsar (e que já está publicado na postagem anterior a esta), saímos cedo para mergulhar fundo no interior do Punjab, no País Sikh, extremo norte da Índia, quase na fronteira sul do Paquistão e próximo do Himalaia. A estrada, de 75 km é horrorosa. Como vimos muito na Índia, a estrada está em fase de duplicação mas, com foi toda mexida e as obras estão paradas em muito trechos, virou um inferno viajar por ela, especialmente pelo seu estado e ausência de sinalização, tudo sem contar passar pelo caos que são as pequenas cidades e povoados onde a estrada passa bem no centro. Por isso, demoramos quase três horas para chegarmos no hotel fazenda de Saidowal, o The Panjabiyab. 

São quatro cabanas feitas de argila e palha, localizadas literalmente no meio de um trigal e plantações de mostarda, com uma área com cadeiras e mesas para contemplação da natureza que está a um passo, uma ampla suíte adequadamente decorada para as circunstâncias, mas muito confortável e, sobre a casa um amplo terraço de onde se tem uma visão panorâmica completa daquele lugar mágico.

Fomos recebidos pelo administrador do hotel e por um garçon que nos serviu um gelado suco de limão. Colocadas as malas na cabana, fomos convocados para o almoço, já que passava das 13,00 h. Ficamos impressionados pela qualidade do serviço, do sabor da comida e da sua apresentação. Um serviço no estilo inglês.

Depois do almoço, regado com uma cerveja local, fomos tirar uma soneca, para nos recuperarmos da viagem cansativa. Quando acordamos, nos foi servido um chá, café e cookies regionais e, logo em seguida, o administrador do local nos convidou para fazer uma passeio de trator pela região. Foi surreal.

Um trator novo indiano, vermelho, dirigido por um Sikh de turbante e, surpresa, um cd player, com duas potentes caixas de som, tocando música romântica e rock americanos e até Shakira. Pensamos que era exclusividade daquele trator mas depois constatamos que todos os tratores naquela região já vem equipados com som. Um barato.

Os blogueiros sentados sobre os suportes das grandes rodas traseira, o condutor e o guia dividindo o mesmo assento, saímos a balançar pelas estradas de roça e as interioranas daquela região. Primeiro visitamos um acampamento de uma tribo da região especializada na criação de búfalos num pequeno espaço. Na estrada, passamos por várias dessas comunidades, sikhs tradicionais a pé ou de moto e carros de boi. O blogueiro voltou à sua infância na roça. Depois de uma longa  peregrinação pela região, conhecendo os costumes locais, o condutor nos levou até um templo sikh da comunidade, próximo do qual está sendo construído um grande hospital que servirá o povo daquele zona rural distante.

Na volta nos esperava o garçon, agora com um caldo de cana com hortelã e limão, bem gelado. Um luxo.

Depois de um banho para tirar a terra da tarde de trabalho no campo, fomos para o jantar de comida típica punjab, acompanhado de um vinho cabernet siraz, produzido aqui na Índia. O jantar, de altíssima qualidade e apresentação, impressionou mormente considerando tratar-se de um pequeno hotel num lugar remoto, no meio de vastas plantações. O vinho, apesar da origem, também não desapontou.

Como estava frio, jantamos no interior da casa sede. Quando saímos, um espetáculo inebriante e indescritível. Lua cheia brilhando no céu quase como um sol, espalhando um pó de luz sobre o trigal, formando um cenário hipnotizante e que se compara apenas a um assim que tivemos, com lua cheia, no Rio do Rastro Eco Resort. Ficamos na área da nossa cabana, inebriados por aquele cenário único, de luz, natureza, silêncio, estrelas... Fantástico.

Para arrematar, por volta das 22,00 aparece o garçon com chá, café e cookies regionais para chamar um bom sono. Imaginem sorver aquilo naquele cenário de quase dia, tão forte a luz da lua a refletir no trigal.

Quando acordamos hoje, o foi pelo toque do garçon, agora querendo servir a entrada do café da manhã na cama. Preferimos fazê-lo na área, apreciando o amanhecer no campo, com o trigal prateado pelas gotas de orvalho, da tênue névoa que pairava sobre ele. Próximo, dois senhores velhos sikhs, de turbante laranja, colhiam a mostarda madura. Esse clima se estendeu até o café da manhã, servido com a mesma qualidade do almoço de do jantar.

Certamente que não poderia haver melhor fim de viagem, embora reconhecemos que, nas condições da estrada para lá chegar, é muito arriscado fazer este passeio no último dia. Entendemos que o melhor seria ficar lá por dois dias e não no fim da viagem, pelos riscos da estrada que poderiam inviabilizar o início do retorno para casa.

Tudo, porém, deu certo e já estamos no ótimo Hilton de Mumbai, esperando para sairmos para o aeroporto para, às 4,20 da manhã, iniciarmos o retorno para casa. Ainda faremos uma postagem sobre o nosso guia e o relatório final da viagem, este prometendo muito pela complexidade que ela apresentou. Até lá. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


A blogueira, no terraço da nossa cabana do Hotel The Panjabiyab, no Punjab indiano

O blogueiro, na escada que dá no terraço da cabana

A cabana onde ficamos hospedados

Nosso guia Jaideep, no meio da mostarda já colhida 

Os blogueiros, na mostarda colhida

Os blogueiros, com o trigo e o hotel ao fundo

A casa sede e as quatro cabanas confortáveis do The Panjabiyab

O Trigal a perder de vista

O administrador do hotel e condutor do trator e os blogueiros se preparando para um aventura rural no Punjab


Búfalos da criação de uma tribo local especializada nisso


Crianças colhendo feno para os búfalos

Carro de boi na estrada

A beleza das estradas agrícolas do Punjab

Mais criações de búfalos em pequeno espaço, típico da região


Templo Sikh, em Saidowal, onde fica o hotel


Os blogueiros e o administrador do hotel, preparados para a visita do templo sikh

Fiéis chegando para as orações em foto com os blogueiros

O blogueiro conduzindo a blogueira, no trator da fazenda do hotel

O templo sikh

A estrada de chegada no hotel

Chaminé da casa sede do hotel, com o trigal ao fundo



2 comentários:

  1. Que incrível diversidade....deve ser um marco para vocês. Parabéns pelas escolhas e coragem.

    Feliz retorno

    ResponderExcluir
  2. Adorei! E já tenho uma conclusão: vcs são, sem dúvida, deveras corajosos!! Espero que tenham um bom retorno. Curiosa com as considerações finais ... bjos Jossi

    ResponderExcluir