terça-feira, 5 de março de 2013

Bhavganar - Gujarat

Seguidores e Seguidoras, 


Hoje saímos bem cedo da região de Mumbai, onde ficamos hospedados no ótimo e recomendado Hilton Airport, para um voo de cerca de 45 m para o norte, na região do Gujarat, cidade de Bhavnagar. A cidade, de cerca de um milhão de habitantes, é conhecida como base para os que vêm a esta região para conhecer  a magnífica cidade-templo de Palitana, que fica cerca de 55 km daqui e que será nosso programa de amanhã de manhã. Por isso, hoje nos dedicamos a conhecê-la.

Estamos hospedados no Nilambah Palace, residência dos governantes marajás antigos, erguido em 1859 e agora é hotel. Apesar da beleza do Palácio, tido com hotel de luxo, ele deixa muito a desejar e o classificaríamos como um três estrelas. Os apartamentos e seus jardins, precisam de reforma urgente, e a cozinha deixa a desejar. É, todavia, o melhor da cidade.

Após um descanso, já que havíamos acordado às 5 horas, à tarde fomos conhecer a cidade. Bhavnagar foi fundada por Bhavsinh ji Gohil, governante de Sihor em 1723 d.C. Com objetivos de aproveitar o mar como medida de defesa e para assegurar as vantagens do comércio marítimo, ele selecionou um local próximo à costa para ser sua nova capital, que veio a ser conhecida como Bhavnagar. A cidade portuária tem uma enseada natural, mas para superar a dificuldade de assoreamento e para assegurar a flutuação de navios em marés baixas, um portão de trava foi construído no pontão de concreto.

Começamos por visitar o Museu Gandhi Gallery, composto de um museu da vida de Gahandi, que aqui estudou, outro museu histórico da Índia, além de outro que não visitamos. Dali, fomos visitar, no alto de uma colina, o templo jainista Takteshwas, todo em mármore branco. Valeu a subida, pela beleza do templo e pela visão periférica de toda a cidade, até o mar.

Dali, junto com o guia Jaideep, que vai nos acompanhar pelo resto da viagem e que é muito bom e simpático, fomos conhecer de carro a cidade moderna, que pouco difere da cidade velha, salvo pelos prédios de apartamento. Ali continuam o trânsito caótico, bois e vacas e seus bezerros, aos montes, pela rua, lixo e sujeira. No centro velho, fomos visitar o mais importante mercado de rua da região, segundo o guia. No tempo dos ingleses, a rua devia ser belíssima, porque ali estão vários prédios de escultura magnífica mas, como não receberam cuidados desde então, estão velhos, sujos e alguns caindo aos pedaços. A rua, onde se vende de tudo, estava cheia de gente, motos, tuc tucs, gado, cabras, e tudo mais que se possa imaginar. Como aqui vem pouco turista, acabamos virando atração turística deles, especialmente a blogueira, com todo mundo encarando e olhando sem a mínima discreção. Foi uma experiência marcante, pois ali se tem um verdadeira visão do que é a Índia hoje. Esperamos que as fotos sejam fiéis ao que vemos. As impressões, como já dito, ficarão para o resumo final. Um pitaco, sobre dirigir na Índia. Segundo o guia, para poder dirigir na Índia você precisa, de um bom freio, de uma boa buzina e de uma boa dose de sorte. Perfeito. Amanhã, 1008 templos no topo de uma montanha em Palitana. Pelo que vimos do guia e das fotos, será algo espetacular. Aguardem. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei. Ps. Esquecemos ontem de dizer que já baixmos as fotos na postagem do primeiro dia, inclusive as das cavernas de Ajanta. Vejam que é muito interessante.

Réplica do Big Ben, que os britânicos erigiram no centro de Bhavnagar

Tempo Jainista, todo de mármore, no ponto mais alto da cidade

Visão desde o alto, na templo, da cidade de Bhavnagar, com o mar ao fundo

Visão da entrada da principal rua de comércio de Bhavnagar

Os blogueiros, na rua de comércio de Bhavnagar

Esta e as próximas, visões típicas do que acontece da principal rua de comércio da cidade


A blogueira, corajosa, junto com o guia Jaideep, experimentando comida típica índia

Mais visões dos belos prédios decadentes na rua de comércio de Bhavnagar



Muita gente na rua de Bhavnagar

2 comentários:

  1. Dirlei, relata aí a comida típica que estavas experimentando. Até o guia estava com uma cara de dúvida... rs. Grande experiência, meus caros.
    Abraço.
    Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Oi Dr Narciso e Dirlei! estamos acompanhando pelo seu blog e tambem pela agencia, tem nos avisado. Ficamos felizes que tenham gostado do guia.
    A India ainda tem mais supresas.
    Abraços
    Jo

    ResponderExcluir