domingo, 24 de fevereiro de 2013

ÍNDIA E NEPAL - Apresentação da viagem

Seguidores e Seguidoras,

O nome da Índia vem de "Indoi", palavra grega para designar o povo que vivia além do rio Indo. As raízes da civilização indiana se encontram dentro de fronteiras bem definidas, formadas pelo Himalaia ao norte e mares a leste, sul e oeste. Isso favoreceu uma grande unidade física e cultural, apesar do tamanho e da diversidade da área abrangida.

Os sítios pré-históricos da Índia remontam a cerca de 20.000 anos a.C. Assentamentos agrícolas surgiram perto de 7000 a.C. e, ao redor de 2500 a.C. formava-se uma sofisticada civilização urbana, que se espalhou pelo vale do Indo e nordeste da Índia, em direção a Gujarat. As principais cidades contavam com estruturas de tijolos, ruas em padrão de grade e elaborados sistemas de esgoto. Selos de pedra, com uma escrita ainda indecifrada, e pesos e medidas padronizadas estavam entre os objetos dessa cultura, que tinha próspero comércio com a Mesopotâmia.

A Índia é uma das nações mais diversificadas do mundo. Sua área é a sétima maior do planeta e sua população só é suplantada  pela da China. Dentro de seus limites geográficos, que vão da Cordilheira do Himalaia, no norte, até a área da península tropical, no sul, há uma estonteante variedade de culturas, línguas, grupos étnicos, crenças e estilos de vida raramente encontrados em outros países. O passado é onipresente e fortes, grutas e templos seculares convivem com aspectos modernos.

O Nepal, por seu turno, é conhecido com o topo do mundo, já que está nas bordas do Himalaia e lá fica o conhecido Everest,  pico mais alto do mundo. Sua história remonta ao século VIII a.C., com cidades tombadas pela Unesco, como Bhaktapur Durbar, uma antiga capital que preservou seu caráter tradicional melhor que outras cidades do País, por sua localização mais isolada. Destaque, também, para a cidade-lago Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda. A população do Nepal é composta por 12 etnias, que convivem harmoniosamente.

Aqueles que já nos conhecem ou aqueles que são fãs deste blog, sabem que já conhecemos cerca de 25 países nas Américas e na Europa, a maioria deles de carro, sem hotel reservado, para um mergulho profundo em cada um deles. Por isso, apesar de ainda muito faltar, temos uma boa visão da cultura e todos os demais aspectos dos países ditos ocidentais. Chegou a hora, pois, de conhecermos o outro lado do mundo. Aqueles mais próximos de nós e os que conhecem este blog encaram esta nova empreitada com naturalidade. Alguns menos informados, todavia, estranham e se assustam quando tomam conhecimento que passaremos um mês por aquelas bandas pródigas em pobreza, doenças, vacas nas ruas, trânsito caótico etc. A simples leitura do breve resumo acima já é uma mostra de que, para nós, viajantes inveterados, a viagem é imperdível.

Isso que não falamos do Taj Mahal, em Agra, do Templo Dourado e da cultura Sikh, em Amritsar, no extremo norte, Delhi e sua Grande Mesquita, Varanasi,  em cujas margens do Ganges, seus mortos são cremados e  nós, de barco assistiremos o nascer do sol e com ele, o espetáculo do seu povo,  flutuando na luz mágica que banha o rio sagrado, fazendo o ritual sagrado do pooja.

E o que dizer  da cidade de Orchha, tranquila, sem tráfego caótico, mas com  palácios e templos da chamada "Índia dos Marajás". E o Forte Amber de Jaipur, o magnífico forte de Jaisalmer, um dos mais antigos da Índia em cujo interior está um fino grupo de templos Jain, de riquíssima arquitetura e manuscritos antigos. Não menos impressionantes serão as famosas cavernas de Ajanta e Ellora, em Aurangabad, construídas para serem retiro isolado para monges budistas onde aprendiam e ensinavam seus rituais. Tudo sem falar em Mumbai, Bhavnagar, Palitana, Wankaner, Ahmedabad, Udaipur, Jodhpur.........

E que tal o Nepal, com sua exótica Capital Kathmandu, cheia de rica e requintada arquitetura, o tempo Pashpupatinath, do famoso Lorde Shiva, que é considerado o guardião de todos os templos Shiva do Nepal. E terá ainda Nagarkot, um dos melhores lugares do mundo para podermos ver o sol nascer sobre o Himalaia gelado e seu icônico Everest.

Conheceremos os dois países, de avião, trem, carro, elefante, barco, carruagem, risckshaw, num projeto de viagem feito só para nós dois, com um guia que nos servirá durante toda a estada na Índia e que, esperamos,  possa servir de referência para quem ainda lá não foi.

Enfim, há milhões de razões para se visitar Índia e Nepal. Aqui só uma migalha do muito que está por vir nas postagens, com profusão de fotos, que vocês poderão acompanhar, diariamente, provavelmente a partir do dia 2 de março, se o sinal de internet ou o cansaço não impedirem. Esperamos de vocês os comentários e as sugestões, que muito enriquecem nossas viagens. Fica o convite, pois, para "viajarem conosco", em mais esta aventura pelo mundo. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


4 comentários:

  1. Adorei! Estou dentro (sempre um refresco nos meus dias de trabalho). Ótima viagem! Nem sempre conseguirei comentar, mas saibam, estarei vendo todos os dias ... Beijos! Jossi

    ResponderExcluir
  2. Boa viagem meus caros amigos! Estou na carona.
    Grande abraço e até breve.
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Boa boa viagem.

    Estarei acompanhando os relatos, quem sabe os prós de tanta cultura vençam os contras da pobreza e da agressividade contra as mulheres.

    Aproveitem

    Inês

    ResponderExcluir
  4. Doutor Narcísio,

    Boa viagem a você e sua esposa! Estarei acompanhando diariamente os relatos aqui pelo blog, como sempre faço desde a viagem à Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca.

    Matheus (Assessor Jurídico - MPSC)

    ResponderExcluir