quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

NATAL E ANO NOVO NA PRAIA DO ROSA

Seguidores e Seguidoras,

Como tem acontecido nos últimos anos, sempre procuramos um lugar paradisíaco para desfrutarmos as festas de natal e ano novo, na medida do possível, num bom hotel e desde que a viagem não seja muito longa. Nesse diapasão é que conhecemos os lugares mais belos da vizinha Argentina e alguns recantos de Santa Catarina e do Brasil. Seguindo essas premissas, resolvemos  curtir as festas de fim de ano na hoje mundialmente famosa, a paradisíaca Praia do Rosa, no sul do Estado.

Obviamente que para alcançarmos o paraíso, nós que saímos de Florianópolis no dia 23/12,  tivemos que passar antes pelo purgatório dos engarrafamentos da BR 101 e pela precária, estreita e cheia de lombadas estrada de acesso à Praia do Rosa, no seu melhor acesso, cerca de 5 km depois de sair da 101 rumo a Garopaba, já que o primeiro  só se você estiver de carro de rali.

Ficamos hospedados na Pousada Solar Mirador (www.solarmirador.com.br) tida como uma das melhores do local junto com a Quinta dos Bucaneros. Logo que entramos na portaria da pousada fomos levados até o deck da piscina para nos deliciarmos com um dos mais belos cartões postais do nosso litoral. A pousada fica na encosta de um morro todo arborizado. Do deck se vislumbra os bangalôs um pouco mais abaixo, dentro da vegetação e, lá embaixo uma lagoa azul e límpida que dá nas areias da Praia do Rosa. Para quem está na pousada, o caminho mais curto para acessar a praia é seguir por uma trilha com escadas de pedra por entre a mata até chegar num pequeno ancoradouro mantido pela pousada onde, um barqueiro exclusivo lhe transporta, num pequeno barco movido por uma vara de bambu que, escorada no fundo do lago é impulsionada pelo barqueiro. No barco vão as toalhas de praia, guarda sol e cadeiras que, ao final da travessia, o barqueiro arruma tudo no local da praia que você indicar. Charme e mordomia, como a gente gosta. Tudo era repetido para o retorno da praia para o hotel. Na subida para a suíte, às vezes nos deparávamos com um bando de Aracuã, uma ave do tamanho de um pavão mas com cauda curta e larga e que faz um algazarra infernal. Outras vezes, com lagartos, ou cigarras nos troncos das árvores, pássaros raros e belíssimos. Natureza plena.

Ficamos numa suíte master, composta de sala de estar, sala de dormir,  banheiro e uma enorme sacada, com o mesmo visual antes descrito e com uma ampla jacuzzi onde, depois da praia, com toda privacidade, tomávamos um bom banho ao ar livre ouvindo as cigarras e uma infinidade de canto de pássaros que abundam no local.

O hotel conta com restaurante, o Urucum onde na primeira noite comemos uma deliciosa moqueca, precedida de casquinha de siri, ambas preparadas à moda capixaba, característica da cozinha do restaurante.  Noutra noite, experimentamos medalhões de filet mignon com molho madeira, que também recomendamos. O restaurante também foi responsável pelas ceias de natal e ano novo. Entendemos, todavia, que os pratos e a apresentação do buffet não estavam à altura dos pratos servidos no dia a dia no local. Também o café da manhã, por eles servido, apesar de bom, poderia ser um pouco melhorado para alcançar o mesmo nível do pousada. Nesse sentido demos algumas sugestões que foram prontamente atendidas e nos comprometemos a enviar outras por e-mail, inclusive em relação à toda estrutura do hotel.

O atendimento dispendido pelo staff do hotel, salvo uma exceção na recepção, é muito amigável e eficiente, tanto no hotel quanto no restaurante. Esse ótimo atendimento decorre do carinho e calor humano que os, hoje, nossos amigos Suzana e Roberto, os proprietários da pousada, sempre nos dispensaram. Como são amantes de viagens como nós, conversamos muito e trocamos importantes figurinhas. O mais importante é que estão sempre abertos a sugestões que, após rápida análise, humildemente implantam sem qualquer problema, como aconteceu com muitas que demos, especialmente a blogueira.

A estrutura da pousada conta com salas de leitura, uma com lareira para uso no inverno, quando também é muito bem frequentada, academia, uma casa no meio da mata preparada para massagens, sala de jogos e estacionamento não coberto para os carros.

Na passagem do ano a praia oferece estrutura  para festas e um show pirotécnico que durou surpreendentes  15 minutos. 

O mar, no local, é próprio para surfista, já que muito perigoso para banho e natação, tanto que está repleto de bandeiras vermelhas colocadas pelo corpo de bombeiros que tem estrutura no local, tamanho o perigo que o mar representa para banhistas comuns. A praia conta com restaurantes na sua parte mais sul e muitas bares e barracas ao longo dela toda, com maior concentração na parte norte onde se concentram os surfistas. Dois problemas que demandam  solução urgente por parte da municipalidade: Muitos cachorros circulando livremente por toda a praia, muitas vezes brigando entre si ou ameaçando os frequentadores. Além disso, caminhar pela praia é um frequente risco de levar umas bolada de futebol ou de frescobol já que não há qualquer regulamentação ou local delimitado para tanto. O risco de levar uma bolada está sempre presente.

O centrinho da comunidade, que pode ser acessado a pé deste o hotel, é muito movimentado nesta época, com gente do exterior e do Brasil, especialmente do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, predominantemente de jovens. Muitas lojas, bares, restaurantes e casas de diversão  para todos os gostos. Circular de carro, por ali, é uma aventura. A rua mal comporta dois carros. Apesar das placas de proibição de estacionar e de haver estacionamentos em terrenos próximos, ninguém respeita e a Polícia Militar, apesar de presente, não multa e se omite totalmente. Resultado. Congestionamentos frequentes e carros tendo que competir com pedestres, já que quase não há calçada, além dos constantes riscos de batidas, com os carros  quase se encostando um no outro para poderem circular. Uma bagunça que poderia ser facilmente resolvido com a ação da Polícia local e não é. Denunciaremos. 

Um ponto alto da nossa estada na região da Praia do Rosa e Garopaba foi a excelente gastronomia. Restaurantes de ótimo nível, internacionalmente conhecidos. Frequentamos todos os que pudemos e ainda restaram outros para os quais recebemos recomendação mas não tivemos tempo de experimentar. Dos que testamos, recomendamos:

Restaurante Lua Marinha, na Estrada Geral Porto Novo, SN, Imbituba-SC (acessada pelo acesso que pegamos para chegar no hotel, onde há sinalização). Maravilhoso. Frequentado pelo pessoal do Cirque du Soleil, que inclusive levou a Chef para uma temporada no Canadá. Outra curiosidade é que quando a Madona veio ao Brasil requisitou a chef para preparar delícias da cozinha brasileira para ela. O Caldo do Mar e do Pomar que comemos, com arroz e farofa de banana e cujos frutos do mar levam suco de laranja e mamão é soberbo.

Sol Pizzas, rua Delegado Frontino Martins, 60, na entrada da Praia do Ferrugem, em Garopaba. As Pizzas, feitas com semolina, são as melhores que já comemos. O ponto alto, porém, são as caipirinhas, ahh, as caipirinhas. A nativa, com folhas de tangerina é divina. E o que dizer da italiana, lançamento deste verão preparada com tomate cereja, basílico, limão, gim, vodca e acabamento com azeite de oliva. Simplesmente divina. Além dessas tem a de morango e a de gengibre. É um caso à parte. E ainda tem as cervejas produzidas no local, como a de trigo e uma pilsen que devem ser experimentadas. Imperdível.

Setentaesete Restaurante, Av. dos Pescadores, 77, Centro, Garopaba. Já fomos recomendados pelo nosso amigo Brandão, recomendação lá confirmada pelos locais. Quando você chega no restaurante se assusta um pouco, porque ele parece um bar de frente para o mar, com mesinhas na varanda. Quando nele se adentra, mesinhas pequenas e quadradas, típicas dos restaurantes mais acanhados. Quando os pratos são servidos, tudo muda repentinamente. Louças com design moderno e a comida maravilhosa. Comemos, o blogueiro um risotto de camarão, a blogueira um camarão à baiana e nossa filha Juliana um congrio cozido numa embalagem de papel, onde é servido, com temperos de ervas. Todos maravilhosos, sem contar com o buffet de saladas, antipasto e guarnições que ficam à disposição dos clientes. Altamente recomendável.

Restaurante Zanoni, Rodovia SC 434  km 02, Palhocinha, Garopaba-SC. Fomos recomendados pelas carnes, mas eles também servem peixe e outros tipos de pratos. Pedimos um filet mignon acebolado e um chuletão, que vieram acompanhado de polenta e batata fritas, arroz e feijão. Um abuso. Apesar de ser janta, exageramos, tão saboroso e bem feito tudo quanto foi servido, inclusive o feijão. Recomendamos para os que gostam de exagerar.

Sorveteria Gelomel, localizada na esquina da rodovia que dá em Garobapa, com a Av. dos Pescadores. é importante atentar para o detalhe, porque existe uma Gelomel genérica localizada próximo dali. Sorvetes variados, naturais e com o  real sabor das frutas e outros ingredientes usados. Recomendamos.


Café Doce Suspiro, Av. João Orestes de Araújo, 541, Centro, Garopaba. Aberto diariamente na alta temporada, das 09,00 às 23,00 e, na baixa temporada, das 11,00 às 19,00. Como o café feito na pousada não era dos melhores, estávamos ávidos por um bom café. Assim é que, passeando a pé pelo centro de Garopaba, a blogueira e a nossa filha Juliana que são conhecedoras e apreciadoras da bebida, ao passarem pelo Café Suspiro sentiram o aroma delicioso de café. Já tínhamos passado, mas retornamos. E a impressão se confirmou. Dois cafés pingados e um cappuccino mataram o nosso desejo de um bom café. Eles foram acompanhados de mil folhas, pães de queijo e empadinha de camarão, igualmente deliciosos. A tudo se aliou a simpatia da  Ana Paula e sua mãe, proprietárias. Para quem gosta de um bom café, é uma parada obrigatória em Garopaba.

Não recomendamos:

Refúgio do Pescador, Caminho do Alto do Morro, na Praia do Rosa. Fomos recomendados pelos locais para o que diziam ser a melhor paella da região. Uma decepção. O local é agradável, sofisticado e bem decorado.  A comida e o atendimento, horríveis. Os garçons pareciam estagiários sem nenhum treinamento ou experiência. A Administradora, muito agitada, distribuindo broncas públicas para todo mundo e tentando suprir a "falta de garçons". A paella passou do ponto, quase queimada, e o sal e alguns temperos concentrados só num ponto do prato tornaram-na intragável. Nem o vinho se salvou. Por isso, obviamente, fujam dele.

Nos recomendaram mas não pudemos ir:

Crepe Georgette, Estrada do Alto do Morro (Caminho do Rei), em frente à Pousada Caminho do Rei, aberta todos os dias à partir das 18h e finais de semana no inverno. Dizem que as crepes salgadas e doces, feitas por uma suíça, são divinas para serem degustadas ao por do sol, de frente para uma lagoa, num visual de perder o fôlego no alto do morro.

Pedra da Vigia Bistrô, Caminho do Alto do Morro (Caminho do Rei), Praia do Rosa. Pratos leves, doces, tortas, marzipan, trufas, etc. para brindar a vida a dois ou celebrar um alegre encontro entre amigos. Quem foi, recomenda.

Outro  ponto a ser destacado foi a qualidade do atendimento em todos os restaurantes que frequentamos. Fazemos questão de mencionar porque o atendimento vai além do profissional encontrado em muitos lugares, especialmente pela simpatia, atenção e descontração no atendimento. 

Importante destacar também que no inverno a região é um excelente ponto de observação das baleias francas que procuram a baia da Praia do Rosa para cuidar dos seus filhotes. Há inclusive passeios de barco para observá-las mais de perto.

Um final de ano  completo. Natureza, praia, visuais de perder o fôlego, conforto, bom atendimento, ótimos jantares na excelente gastronomia da região, alto astral. Recomendamos a pousada e uma estada para conhecer esta região linda do sul de Santa Catarina. Um maravilhoso ano para todos, com muita saúde, felicidade paz e prosperidade. Até a nossa próxima viagem. Beijo a todos.

Visão da lagoa e da Praia do Rosa desde a sacada da suíte

Caiaques na lagoa  da Praia do Rosa

Ancoradouro da pousada onde pegávamos o barco para ir à praia

Deck da piscina da Pousada Mirador com vista para o mar

Paisagem vista desde a sacada da suíte

Sacada da suíte master, onde nos hospedamos