sábado, 15 de setembro de 2012

Trakai, seus lagos e seu castelo e mais de Vilnius

Seguidores e Seguidoras,


Hoje foi dia para visitar a pequena e bucólica Trakai, cerca de 30 km de Vilnius, uma cidade peculiar. Saímos daqui por volta das 11,00, numa van MB com mais um casal. Dissemos peculiar por algumas razões. Primeiro porque é uma cidade cercada de grandes lagos, o principal deles o Galve. O Castelo, do século XIV, é o único insular do sudoeste da Europa. A cidade tem a maioria de suas casas feitas de madeira e pintadas com cores fortes, como mostrarão as fotos. Trakai é, também, o berço dos Karaites, grupo étnico turco, que prática uma religião própria que é um misto de islamismo e judaísmo, que cultivam até hoje, e vieram na Criméia no século XIV como guerreiros do Grão Duque Vytautas. Hoje representam o menor grupo étnico do País com menos de 300 membros. Sofrem o risco de extinção porque só casam entre eles.

Foi nessa paisagem e circunstâncias únicas que visitamos o  reconstruído depois de  tantas destruições em batalhas, especialmente contra as cruzadas, Castelo de Trakai, localizado numa pequena ilha, no meio do lago Galve, nesta região belíssima da Lituânia. O castelo hoje não passa de um museu relembrando a história dele e da região, com moedas, tapeçaria, utensílios domésticos e de trabalho, armas, armaduras, etc. que foram encontrados em casa de particulares e em encavações na região. No verão o acesso é feito por duas pequenas pontes ou pelos inúmeros barcos que navegam o grande lago. No inverno, como o lago congela, o acesso pode se dar a pé. Uma visita recomendável, especialmente se for um dia de sol onde a paisagem se tornará mais exuberante ainda.

Realizada a visita guiada, tivemos o tempo livre de uma hora para circular pela pequena cidade e experimentar sua comida típica, uma espécie de empanada argentina, mas com recheio muito temperado e diferente. Depois de experimentado, preferimos, sem dúvidas, as argentinas, especialmente as de Salta, no norte do País.

Retornamos para Vilnius no meio da tarde e, depois de um descanso reparador, fomos visitar um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Gediminas Castle, cuja torre fica num dos pontos mais altos e visíveis da city, atrás da Catedral de Vilnius.  O Castelo no topo da colina data do século XIII e foi reconstruído  em 1414 pelo Gran Duque Vytautas e foi usado como prisão por muito tempo. Hoje seu interior é constituído de salas de exposição e de retrato de fatos históricos da Lituânia. Destaca-se uma sala onde existem fotos e um filme do dia da independência da Lituânia da Rússia, em Agosto de 1989. Emociona ver o  povo nas ruas, de mãos dadas, ligando todo o País, numa corrente única. Rodovias inteiras tomadas pelas corrente de pessoas, com os carros todos nos acostamentos. Muito emocionante. Do topo da torre, onde esteve o blogueiro, a vista da cidade é completa e bela. Lá do topo também é possível ver, ao longe, o Morro das Três Cruzes, que, brancas, se sobressaem no horizonte. Simbolizam luta e esperança. Diz a lenda que ali foram crucificados sete monges franciscanos e três foram jogados onde hoje é a cidade.

Já ao anoitecer, demos mais uma volta pela cidade até encontrarmos o restaurante de comida Francesa, o La Provence, que havia-nos sido indicado pela guia que nos levou a Kaunas. Uma indicação e tanto.  O local onde estava a nossa mesa era no subsolo, num corredor em arco, muito antigo, com tijolos à vista. A música era francesa, com predominância de Edith Piaf. O vinho, um branco do Vale do Loir. As entradas, Foie Gras com figo para a blogueira e Saint Jacques e camarão, para o blogueiro. De prato principal, um peixe do mediterrâneo grelhado, num leito de  paella e, de sobremesa, creme bruille  e um duo de  mousse de yougurte com mel e uma fruta nativa, pequena, amarela e muito ácida e um sequilho de amêndoas. Um gran finale para nossa estada em Vilnius.

Amanhã Kiev, na Ucrânia, nos aguarda. Até lá. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei. 

O famoso Castelo de Trakai

Interior do Castelo de Trakai

O Castelo e Trakai e sua ponte de acesso

Casas à beira do grande lago Galve, em Trakai

Casario de madeira, em cores fortes - Trakai

Margem do rio que corta Vilnius, lindamente urbanizada

Visão do centro histórico de Vilnius desde a torre do Castelo Gediminas

Castelo Gediminas, em Vilnius

A torre do castelo, vista de baixo

O Morro das Três Cruzes, Vilnius

Visão da parte moderna de Vilnius, desde a torre do castelo

Saint Jacques e Camarão, entrada do jantar do blogueiro

Foie gras com figo, entrada do jantar da blogueira

Um comentário:

  1. Caríssimos,
    Maravilha de relato! Dá mesmo vontade de conhecer esse lado do mundo. Agora, do ponto de vista dos pratos, só me provocou mesmo todos os sentidos gastronômicos foi a lembrança das "salteñas". Valeu, meus caros! Que a viagem siga nessa toada...
    Beijos.
    Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir