terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tallin e Riga - Qual é a mais linda?

Seguidores e Seguidoras,

Por problemas técnicos, especialmente relacionados com a baixa das fotos para o blog, não fizemos postagem ontem. Hoje, porém, descobrimos o problema. Como o blog é do Google, o Explorer estava boicotando a baixa das fotos. Solução: Instalamos o Chrome, da Google, e tudo voltou ao normal. Por isso, hoje todos terão as fotos que faltavam de Tallin, que estão aqui junto com as de Riga. As demais, estão na postagem "Águas do Peterhof, Fortaleza, cidade e show" ainda sobre S. Petersburg. Vale a pena dar uma olhada.

Ontem dedicamos o dia para explorar mais a fundo a capital da Estônia, Tallinn. Como dissemos no post anterior, uma cidade belíssima. Começamos pela parte baixa. Saindo da praça principal em todas as direções ruelas estreitas, bem preservadas, dando-nos a impressão que estávamos na idade média. Algumas, mais ao sul, davam nos antigos muros da cidade, ainda bem preservados e sobre o qual subimos e, de lá, pudemos apreciar a cidade baixa de cima.

Bem explorada a cidade baixa, subimos para a cidade alta. Passado um arco da murada que protegia a cidade, logo se dá de cara com a belíssima Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky, herança da antiga ocupação russa, com seu interior ricamente decorado. Próximo dela, o  Castelo de Toompea, que tem preservada apenas uma grande torre que desponta ao longe e a grande murada que dá para a cidade baixa. Datado da primeira metade do século XIII, passou por várias reconstruções e agora está geminado com a casa rosada do Parlamento, construída em 1773.

Percorrendo os labirintos medievais da cidade alta, lá encontramos a antiquíssima Igreja Luterana Toomlirik, a do Domo, é a mais antiga da Estônia, construída no mesmo lugar da fina Igreja Dinamarquesa, que datava de 1219, quando o Rei da Dinamarca Valdemar II tomou a cidade das mãos da ordem dos Cavaleiros da Espada, cruzados mandados pelo Papa em 1202, para proteger o Báltico das tribos pagãs. Seu piso e bancos da idade média, estes sendo cada um enclausurado, com portas em cada extremidade, num formato nunca visto.

O mais importante, da cidade alta, porém, ainda estava  por vir. Das ruelas estreitas chega-se a pequenos pátios de onde se pode divisar, lá embaixo, toda a cidade baixa, o porto e o mar. Um visual de tirar o fôlego e imperdível, mesmo para que tem preguiça de subir o morro para lá chegar.

Enfim, por qualquer ângulo que se olhe, Tallinn é linda, simpática, limpa, européia com um povo acolhedor. Bons cafés, restaurantes, comércio. Uma cidade pequena, mas completa. Visita altamente recomendável.

Hoje pela manhã, acordamos cedo para pegar o voo para Riga, na Letônia. Num Bombardier turbo-hélice, a viagem durou só 45 minutos. Estamos hospedados, segundo o motorista do transfer, no melhor hotel de Riga, o Grand Palace, clássico, muito luxuoso, num prédio antigo restaurado, bem próximo da Praça do Domo, a principal da cidade.

Colocadas as malas na suíte 305, rápido descanso e já estávamos explorando a cidade. E ela impressiona por vários fatores. O centro histórico, pouco afetado pela segunda guerra está bem preservado. Mas o impressionante é a sua quantidade de praças e em cada uma delas, uma profusão de bares e restaurantes, inclusive na do Domo. Nunca vimos uma cidade deste porte com tamanha concentração de restaurantes. Como não havia tanto turista aqui como em Tallinn, não entendemos para que tanto. À noite, todavia, a cidade sai para a rua e justificou, em parte, essa quantidade.

Riga também é dotada de lindos parques ajardinados, a poucos passos do centro da cidade. Esperamos que as fotos possam ser postadas para que tenham uma ideia.

Procurando uma rota de comércio para o leste, os alemães se estabeleceram, no ano de 1100, neste local estratégico que é a cidade de Riga. O Bispo Albert chegou em 1201, construiu uma fortaleza e fundou a cidade. Passou pelo jugo soviético, que deportou cerca de 50 mil letônios para a Sibéria, e pelo jugo Nazista, quando cerca de 70 mil judeus e 2 mil ciganos foram mortos e outros 100 mil foram aprisionados.  Hoje a Letônia é membro da União Européia. Permanece, todavia, com sua moeda, que vale o dobro do dólar.

Amanhã teremos o dia inteiro para explorar mais a fundo a cidade e tudo contaremos aqui. Até lá. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.
Visão parcial da Praça do Domo, Riga

Casario do centro histórico de Riga

Uma das inúmeras praças de Riga

Esta e a próxima, vistas da Ópera Nacional de Riga


Esta e as próximas duas, os parques ajardinados de Riga



City Hall, Riga

Estreitas ruas medievais de Riga

Grand Palace Hotel, onde estamos(à direita)

Grande Rio que corta Riga

The House of Blackheads, antiga Guilda dos Comerciantes não casados, Riga



Tallin, a rua de entrada da cidade baixa

Visão da Raekja Plats, a principal de Tallin

Catedral ortodoxa Alexander Nvesky (cúpula) cidade alta de Tallin

Visão dos navios de cruzeiros ancorados no porto de Tallin(vista desde a suite do nosso Hotel)

Esta e a próxima, visão das ruas da Idade Média, na cidade baixa de Tallin


Muro de Tallin, na cidade baixa, por onde caminhamos

Catedral ortodoxa Alexander Nevsky

Visão da cidade baixa desde a cidade alta de Tallin

Outra vista da Raekoja Pltas, na linda Tallin

4 comentários:

  1. Narcisio e Dirlei,
    No lugar onde estavamos ontem, que vocês tão bem conhecem, a estrutura para desembarque dos "barcos" é um pouco melhor do o de Riga, rs!
    Não estamos encontrando problemas com a internet, o que estamos enfrentando a falta de tempo. Depois de umas e outras, na chegada do hotel não se temos mais forças para escrever...
    Beijo e que continue uma grande viagem.
    Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Olhando pela primeira vez este blog, percebo que os blogueiros buscam informar todo o projeto e a execução da viagem, de uma forma tal que ficam escravos dos posts. Nem sei se curtem de fato a cidade, com essa obrigação de relatar as suas aventuras.
    Mas é apenas uma percepção minha, afinal também faço viagens desse tipo e não tenho a menor paciência de relatar, senão, no máximo, algumas linhas e fotos no facebook. Penso que a coragem de escrever depois de cada dia de descobertas, está muito mais na necessidade de mostrar por onde andaram, do que a naturalidade de escrever.
    Em todo caso, merecem os parabéns pela paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por não ter identificação, não sabemos se é homem ou melhor. Somos juristas e, por isso, escrever para nós é muito simples. Apenas alguns minutos antes de dormir e pronto. Pode ficar tranquilo ou tranquila, que curtirmos tudo muito intensamente. O blog é mais para os amigos próximos, que nos conhecem e nos entendem bem, pois eles também fazem o mesmo quando viajam. Curta o blog e dê sugestões, que serão sempre bem acolhidas.

      Excluir
  3. Adorei!! Estou planejando ir para Riga e Tallim e as informações foram muito úteis

    ResponderExcluir