sábado, 1 de setembro de 2012

RÚSSIA, LETÔNIA, ESTÔNIA, UCRÂNIA E LITUÂNIA

Seguidores e Seguidoras,


Como sempre tem acontecido no mês de setembro, estamos nos preparando para mais uma das nossas aventuras pelo mundo. Desta vez será um pouco diferente das últimas que fizemos, onde viajamos de carro somente com o hotel de chegada e de saída fazendo o roteiro de acordo com as circunstâncias da viagem. É que agora conheceremos a Rússia e suas antigas repúblicas onde a língua estranha, nada escrito em inglês, especialmente sinalização e serviços nas estradas, polícia autoritária e grandes distâncias com uma única e monótona paisagem, tudo desaconselha fazermos lá o que temos feito até aqui.

Por isso, junto com a nossa operadora, preparamos um pacote especialmente feito para nós, já que, por ora, não trabalhamos com a hipótese de viajarmos em grupo, o que contraria nosso jeito de viajar. Será um teste, também, para as longas viagens que virão pela frente, como China, Japão, Índia etc. que reclamam tudo adredemente preparado.

Viajaremos no dia 04 de setembro pela Lufthansa até Frankfurt e de lá para São Petersburgo onde iniciaremos nosso roteiro. Coisas belíssimas se avizinham. O magnífico  e famoso museu Hermitage, o Palácio Ekaterina, as ilhas de São Petersburgo e sua Fortaleza Pedro e Paulo, as famosas catedrais e a cidade em si que é um show.

De lá vamos para Tallinn, na Estônia, com sua bela Raekoja Plats, seu quarteirão medieval, antigas muralhas, a igreja do Domo, de 1219 e muito mais desta pequena mas muito bem preservada capital.

O mesmo se pode dizer de Riga, que vem em seguida, na Letônia, com sua arquitetura medieval, ruas de pedras e construções extravagantes Art Nouveau, impecáveis parques e a Catedral de Riga, o maior lugar de adoração do Báltico. E muito mais.

Depois o destino é a Lituânia, sua capital Vilnius que, num blog li ser uma das cidades mais limpas e belas do mundo. Não nos limitaremos a ela. Iremos a Kaunas, a segunda maior cidade da Lituânia, na confluência dos rios Nemunas e Neris, charmosa não só pelos seus edifícios históricos e parques verdes, mas também pelos seus museus e monastérios. Ainda na Lituânia, iremos a Trakai visitar o seu famoso castelo no meu de um lago com uma linda vista além de seus famosos mercados.

Na Ucrânia, para onde iremos a seguir, muito não precisa dizer da famosa Kiev, cidade que abriga uma enorme quantidade de monumentos considerados tesouros do mundo, listados como Patrimônio Mundial da Unesco. Visitaremos também Pechersk, seus mosteiros, labirintos de cavernas com múmias e museus para lá de diferentes e interessantes.

De Kiev, finalmente em Moscow, com o Kremlin, Catedrais ortodoxas e suas cúpulas, o inigualável metrô, com cada estação ricamente decorada como se fosse um castelo e um espetáculo já comprado do Balett Bolshoi. Baseados em Moscow, faremos incursões pelo interior da Rússia, em Possad, Súzdal e Kazan, cada qual com atrações turísticas peculiares e imperdíveis que detalharemos no curso da viagem.

Como podem ver, uma viagem que se avizinha cheia e rica de coisas diferentes, exóticas, lindas e que, se a internet de lá permitir, detalharemos aqui para aguçar a curiosidade de quem ainda não foi e reviver as lembranças dos que já foram.

Os comentários e sugestões serão sempre bem vindos. Aproveitem. Venham conosco. Abraço a todos. Narcísio e Dirlei.

3 comentários:

  1. Caríssimos Narcísio e Dirlei,
    Como nos antecipamos muito, inclusive à publicação acima, fica valendo por enquanto o que escrevemos como comentário à ultima publicação da viagem anterior. Beijão para vocês.
    Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Boa viagem! Estou curiosa e estarei a bordo! bjs JOSSI

    ResponderExcluir
  3. Queridos Narcísio e Dirlei
    Nas viagens anteriores, sempre me escalei para seguir junto no banco de trás. Agora, espero que sobre um lugarzinho nos aviões, ônibus, vans e táxis. E principalmente no coração de vocês!
    Boa viagem.
    Grande abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir