sábado, 22 de setembro de 2012

O Kremlin por dentro, Metrô e Ballet Bolshoi

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi dia programado para ver os intestinos do enigmático Kremlin. Pela história recente, o Kremlin, como centro de poder da antiga União Soviética e o pouco dele que foi mostrado em todos esses anos, gerou em nós uma grande expectativa acerca do que lá veríamos. Esperávamos um lugar marcado por prédios aristocráticos, segurança rígida e aquele ambiente sugerido pela própria palavra Kremlin. Foi um pouco decepcionante. É certo que a sua entrada sugere o que esperávamos, inclusive com revista e muitos guardas na porta mas. Tão logo transpusemos o arco da torre de acesso, demos de cara como o prédio onde se reunia o Politburo, o antigo partidão, ultra moderno e de arquitetura que nada lembrava os outros prédios construídos pelo Regime. À sua esquerda o prédio da Armeria, o museu mais antigo de toda a Rússia. Os grandes Príncipes e os Czares reuniram ali os troféus de guerra, a insígnias de poder e os presentes ganhados de outros chefes de estado. Também foi centro de fabricação de armas. No século XVIII deixou de produzir armas e no princípio de século XIX obteve o status de museu da corte.

Dali passamos pelo Gran Palácio do Kremlin, construído entre 1838 e 1850, que conta com cerca de 700 aposentos e ocupa 20 mil metros quadrados. É o centro do poder  russo. Seguindo pela sua lateral, em direção à igrejas temos o enorme Canhão-Zar, de 1586, do maestro Andrei Chójov e o Grande Sino-Zarina, construído de 1733/35, a pedido da filha de um dos Czares.

Depois, numa grande praça estão reunidos, o campanário do Kremlin, do arquiteto Bon Friazin, de 1505/08 e três catedrais que sobreviveram ao regime, já que outras, lá dentro do Kremlin, foram destruídos para construção do prédio do senado. A primeira delas a Igreja da Assunção da Virgem, a primeira igreja construída em Moscou, conserva uma coleção magnífica de talhado em madeira dos séculos XVI a XVIII. Os afrescos e pinturas outras, na totalidade de suas paredes e colunas, formam um conjunto magnífico. Ali se dava a cerimônia de entronização dos príncipes e czares.

Ao lado dela, a Catedral São Miguel Arcanjo, que é o Panteão onde estão enterrados  os grandes príncipes e czares e seus familiares. Ricamente decorada é quase toda ocupada pelas  respectivas tumbas com identificação de seus ocupantes. Ali, os entronizados no poder iam pedir aos seus antecessores inspiração e força para reinarem, tão logo saiam da igreja anteriormente mencionada. 

Dali, os entronizados iam rezar na terceira Catedral, a da Anunciação. Templo privado das famílias reais, foi construído entre 1485 e 1489 e onde se realizavam os batismos e casamentos monárquicos e a cada dia iam lá rezar os czares. É também, ricamente ornamentada com muito ouro e pinturas sacras.

Esses os pontos altos da visita ao Kremlin. De lá, como ainda não temos certeza da visita guiada ao Metrô de Moscou na segunda, a nossa guia resolveu nos mostrar algumas de suas mais belas estações. Cada descida ao metrô, algumas com 80 metros de profundidade, são iluminadas com luminárias diferentes. Como diferente é a decoração de cada uma das estações. As fotos isso mostrarão e, se for o caso, voltamos ao assunto na segunda-feira.

O dia culminou com um espetáculo de dança no Teatro do famoso Ballet Bolshoi, com performance da sua companhia. Teatro maravilhoso, com decoração em bordô e dourado. A primeira parte do show os bailarinos vestiam verde escuro na parte superior e verde água na parte inferior e, na segunda parte, bordô na superior e branco na inferior, com detalhes dourados em ambos os casos. Só vendo para sentir o que sentimos.

Amanhã vamos incursionar pelo interior da Rússia. Súzdal e Vladimir. Contaremos tudo aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Candelabro do Teatro Bolshoi

Visão parcial do Teatro Bolshoi

O blogueiro, no Teatro Bolshoi

Retrato da primeira parte do show

Segunda parte do Show de dança do Bolshoi

Museu da Armeria, no Kremlin

Canhão-Zar, no Kremlin

Idem

Catedral da Ascensão da Virgem

Catedral da Anunciação, Kremlin

Campanário do Kremlin

Prédio do Politburo, Kremlin

Museu da Armeria

As próximas fotos são das estações do Metrô de Moscou







Decoração no teto de uma das estações do Metrô




3 comentários:

  1. Narcisio e Dirlei,
    Que beleza da fotos e de viagem. Deve ter sido lindo o espetáculo do Bolshoi. Curioso para saber as impressões sobre essa parte do interior da Rússia.
    Um beijo e boa continuação de viagem.
    Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Narcísio e Dirlei,
    Aguardávamos com expectativas esta parte da viagem, para saber a visão de vocês sobre o interior do Kremlin e o Bolshoi. Como disse o Brandonis, continuamos curiosos, sobretudo porque agora vem o interior. Abraço,
    Marcelo e Leticia

    ResponderExcluir
  3. Tovarichy Narcisio e Dirlei,
    Como vocês não apareceram durante todo o dia de ontem e até o presente momento, estamos suspeitando que vocês terminaram adquirido uma datcha e estão preparando uma base para os dias de folga.
    Beijos.
    Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir