terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mosteiro de Pechersk Lavra e suas incríveis tumbas subterrâneas

Seguidores e Seguidoras. 


Hoje foi dia de sair para os arredores de Kiev para conhecer Perchersk Lavra ou o Mosteiro das Grutas. No caminho passamos por um parque com monumentos em homenagem aos heróis da pátria ucraniana, como os soldados que pereceram na Segunda Guerra mundial mas, especialmente, aqueles que pereceram pelas mãos dos soviéticos na revolução russa. Ali está um monumento chocante. Nos anos de 1932 e 1933 os camponeses da Ucrânia resistiram à perda de suas propriedades agrícolas para o Estado  e pelas quais haviam lutando tanto para adquirirem ou que estavam com a família há centenas de ano. Para quebrar-lhes a resistência e subjugá-los o ditador Stalin, o sanguinário, determinou que o exército fosse fazenda por fazenda, confiscando tudo o que servisse para comer e todas as sementes prontas para o plantio daquele ano. Como resultado, 4 milhões de ucranianos morreram de fome naquele período. Os poucos que sobreviveram se renderam àquele regime que todos sabem em que resultou.

Dali nos dirigimos ao mosteiro ortodoxo Pechersk Lavra, todo rodeado por muralhas e, em cada esquina uma torre, em total de quatro, a Ivana Kushica, a Torre do Relógio, a Onufrievskaja e a Maljarnaja. É considerado o Monastério Nacional de Kiev, dito de herança abençoada da virgem Maria, o berço monástico da Rússia e a fortaleza da religião ortodoxa. Foi fundado no século XI e construído nos  nove séculos seguintes.

O Monastério fez de Kiev a Roma ortodoxa do Cristianismo e recebe seguidores de todas as partes da Europa e do mundo e tem caminhos semelhantes ao de Santigo de Compostela, na Espanha. O território de 28 hectares contém várias igrejas e torres mas o que mais impressiona, são as tumbas subterrâneas, de monges mumificados naturalmente pelas condições de solo e temperatura do local e que são considerados santos. A visita se dá com o recebimento de uma vela para iluminar o caminho e depois  começamos a descer um labirinto estreito, baixo e profundo, onde antigamente viviam os monges e onde hoje estão as múmias antes mencionados.  Nas tumbas, nas laterais do labirinto, já há doze metros de profundidade, as múmias estão ricamente vestidas, ficando à mostra só as mãos. Outras nem isso. Um lugar sinistro e diferente, cuja visita vale muito a pena. É muito frequentado pelos fiéis que fazem fila nesses corredores estreitos. Nossa guia nos levou na caverna mais distante já que sempre está mais vazia que outra mais próxima da entrada do Monastério.

Dentro das muradas está o museu dos tesouros dos antigos povos da Ucrânia. Destacam-se os apetrechos de ouro do povo Scythian, que habitou a Ucrânia cerca de 2 a 3 mil anos antes de Cristo. A complexidade e a beleza das peças impressiona. Impressiona, também, um coleção de ritual judaico de prata, tão raro que judeus do mundo inteiro vem para cá para visitar esta sala do museu.

A maior catedral do monastério é a Igreja do Nascimento da Mãe de Deus, que foi dinamitada pelos Nazistas e ainda está em fase final de reconstrução. e não pode ser visitada. Visitamos outra, menor, toda decorada com  ouro e pinturas do século XI e da Idade Média.

Um lugar belo e muito significativo, especialmente para o povo mais humilde e religioso da Ucrânia.

No meio da tarde fomos visitar o Bairro boêmio de Podril, na parte baixa da cidade, um local onde se concentram os artistas de rua, casario típico em franca recuperação visual e muito bares e restaurantes. Ali próximo está o grande rio Dnipro.

Ao fim da tarde, um happy hour junto com o povo de Kiev, num bar da sua principal e mais chic rua, onde, numa mesa de pista, tomando um bom chopp com linguiça apimentada e pão, ficamos apreciando o desfile do povão saindo do trabalho.

Amanhã nos dedicaremos a conhecer coisas novas da cidade e sua cultura. Contaremos aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Monumento em homenagem aos mortos de fome, na Ucrânia, entre 1932 e 33

Símbolo dos moinhos destruídos, a mando de Stalin

Escultura de uma criança famélica, representando as milhares que morreram pela s sangrentas mãos dos comunistas

Visão parcial do Monastério Pechersk Lavra, nos arredores de Kiev

Outra visão dos santuários do monastério

Torre do relógio do monastério

Visão das igrejas que estão dentro das muradas do monastério Pechersk Lavra

A Catedral  do Nascimento de Mãe de Deus, a principal do Monastério

Parque no centro de Kiev, construído em homenagem à visita que Dom Pedro II, do Brasil, fez aà cidade, no século XIX

Carros com máquinas de café, muito comuns nas rua de Kiev

Prédio clássico e modejar, na descida para o Bairro boêmio de Podil

Rua principal do Bairro Podil, com bares e restaurantes

Rua típica do bairro, com a exposição do trabalho dos artistas de rua



Um comentário:

  1. Essa catacumbas do monasterio são mesmo algo impressionante. Ainda me lembro claramente dessa visita.
    As fotos estão excelentes.
    Grande beijo.
    Paulo

    ResponderExcluir