quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Kazan - Imperdível

Seguidores e Seguidoras,


Ontem, decorrência do vinho tomado na comemoração do niver do blogueiro, não houve postagem. Por isso, agora, lá vai tudo o que vimos nesta encantadora Kazan.

Kazan é a capital de uma das repúblicas russas, com quase total independência,  com presidência,  administração e orçamento próprios. A República do Tartastan. A maioria do povo é tártaro, de origem mongol e de um antigo povo Búlgaro do Rio Volga, que originou, também, a Bulgária. Os tártaros têm língua própria, escrita nos alfabetos russo, tártaro e latino. A cidade conta mais de 1 milhão e 500 mil habitantes. É o maior centro econômico, científico e cultural do centro da Rússia.

Por estar se preparando para as Universíades Mundiais em 2013, o Campeonato Mundial de Natação em 2014 e a Copa do Mundo em 2018, a cidade está sofrendo uma radical transformação e restauração, grande parte já concluída, o que a está tornando uma das mais belas cidades de toda a região que visitamos e, não temos dúvida de que, quando totalmente pronta, em cerca de um ou dois anos, será sem dúvidas, uma das mais belas cidades da Europa.

Neste particular, é de ser destacado o contraste com o Brasil, que também está se preparando para eventos grandiosos. Aqui é totalmente visível a transformação. Não tem quadra por onde você passe que não há uma obra em franco desenvolvimento. Não há um prédio público ou particular, nas principais ruas da cidade, que já não foi ou está sendo reformado e embelezado. As Ruínas de prédios antigos, parcialmente já caídos, estão cercados e sendo reconstruídos, com preservação da fachada, para construções de hotéis, restaurantes, etc. O povo aderiu integralmente aos projetos. O entusiasmo de todos, e o ritmo acelerado de todas as obras, incluindo aeroporto, estradas e trilhos de acesso, metrô e pontes nos dão a certeza absoluta de que, em pouco tempo ela pronta, ficará, como já é, uma delícia para se visitar, uma maravilha de cidade.

Ontem pela manhã, a Anastácia, a guia contratada para nos apresentar a cidade, nos levou, primeiro, para conhecer o mais importante sítio turístico de Kazan, o seu Kremlin, que é tombado com patrimônio da Unesco. Já está com sua restauração completa. Construído aos poucos com o passar dos séculos ele data de antes do século XV e  no seu interior está o prédio da administração da república, a residência do presidente, uma mesquita construída  em 2005, antiga casa da Cavalaria, uma grande torre do século XV e a Catedral da Anunciação, o mais velho prédio de pedra  que sobreviveu às várias guerras enfrentadas pela cidade. Foi construída entre 1561/62 e tem um interior ricamente decorado, conforme são todas as igrejas ortodoxas que visitamos nesta viagem. 

Do alto do Kremlin se tem uma visão completa da cidade de Kazan e seus rios Kazand e Volga, a região onde foi construído recentemente o Ministério da Agricultura, mas em estilo clássico e onde também estão as mansões e mais ricos prédios residenciais de Kazan, todos com visão dos rios e do Kremlin. Um lugar florido, bem calçado, bem preservado tornando sua visita além de agradável, imperdível para quem por aqui passar.

Tão logo saímos do Kremlin demos de frente para a  Avenida Kazan Neva, em cuja entrada está uma praça com o prédio da Prefeitura, o Museu Nacional e uma enorme estátua de um jovem poeta Tártaro que foi preso em Berlim, durante a 1ª Guerra Mundial, onde escreveu dois pequenos livros de poesia e lá morreu. Colegas de prisão que sobreviveram conseguiram trazer os livros pra Kazan, onde hoje ele é considerado um de seus heróis. Referida rua está toda recuperada, com amplas calçadas arborizadas e com a maioria dos prédios históricos ali localizados já recuperados e em sua beleza plena. Uma rua muito gostosa para caminhadas, tanto de dia quanto de noite.

Ali próximo está a Catedral de São Pedro e São Paulo, construída no início do século 18, por Ivan Mikhlyaev, em homenagem a Dom Pedro I, o daqui. Sem experiência em construções, o prédio foi mais pesado do que as bases suportavam e ruiu. Dom Pedro, então, mandou para cá seus melhores arquitetos e hoje podemos admirar esta diferente igreja, decorada com o mais legítimo Barroco Russo/Lituano.

De lá fomos para a região das Universidades, o orgulho do povo da cidade e para onde acorrem estudantes de toda esta região. Lá está a estátua Lenin quando ele era jovem e estudante aqui.  Dali foi expulso por ali iniciar suas lutas revolucionárias. Nesta região estão também os prédios do Ballet de Kazan, o Teatro, a Ópera e importantes prédios da arquitetura local bem preservados, como a Casa de Kushaevs, construída em 1862, e a residência sede da Conferência dos Tártaros espalhados mundo afora.

Muito ali próximo está uma região histórica da cidade onde ainda estão preservadas várias casas de madeira muito antigas, típicas residências dos tártaros que aqui aportaram.

Ali também pudemos entrar, depois de tirados os sapatos, numa mesquita islâmica, religião forte por aqui. Lá dentro destacam-se as salas onde rezam os homens e outra, separada, onde rezam as mulheres. Fomos muito bem recebidos pelos Mulás que lá estavam.

De lá, seguindo largas, belas, mas congestionadas avenidas, fomos até a principal rua de comércio e histórica da cidade. A  Rua Bauman, um largo calçadão, com torres, igrejas, o Banco nacional, todo tipo de lojas, restaurantes, bares, café, várias esculturas de ferro, como a fonte das pombas, uma carruagem e um gato gordo e preguiçoso, em homenagem ao fato da Rainha Catarina ter vindo aqui e estranhado que não tinha ratos, comuns naquela época. Disseram-lhe que era obra dos eficientes gatos daqui. Ela levou uma centena deles para o seu palácio em São Petersburgo e lá também mostraram sua eficiência. A homenagem a eles também está no calçadão.

Ali nos despedimos da guia e passamos a explorar a cidade por nós mesmos. Demos uma caminhada pela rua Pravo-Bulachnaya,  um grande  canal  com ruas e calçadas em cada um dos seus lados e com vários prédios históricos e administrativos além de todo o tipo de comércio. As ruas dali vivem totalmente congestionadas durante todo o dia, fruto do fato de que as sinaleiras ainda não foram colocadas nas ruas recém recuperadas e ausência total de guardas para suprir esta lacuna. E assim é por toda a cidade. Um caos no trânsito. Chegamos a ver uma grande camioneta subir na calçada, ultrapassar todo mundo até o fim e lá encontrar um tolo que lhe permitiu reentrar na rua.

Demos mais umas voltas, tomamos um café, voltamos para o Hotel para um descanso e à noite, num dos melhores restaurantes da cidade, na Rua Kazan Neva, antes mencionada, onde, entre salada ricamente decorada, sirloin rib eye medium, um tinto Crianza espanhol e uma sobremesa com o melhor strudel que já comemos na vida, foi comemorado o niver do blogueiro. O vinho e a comemoração não permitiram que esta postagem fosse feita ontem. Aqui está. Se alguma coisa interessante ainda visitarmos hoje, faremos mais uma postagem. Caso contrário, só o resumo da viagem, como sempre fazemos, quando chegarmos ao Brasil, já que amanhã iniciaremos cedo o retorno para chegarmos no sábado em Floripa. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Fachado do Kremlin de Kazan, tombado pela Unesco

Os blogueiros, em frente à entrada do Kremlin

Alamedas do Kremlin de Kazan, floridas e bem calçadas

Catedral da anunciação, interior do Kremlin, prédio de pedra mais antigo da cidade

Outra visão da Catedral da Anunciação

Vista desde o Kremlin, do prédio de Ministério da Agricultura e da região rica da cidade

Igreja localizada no bairro dos ricos

Palácio do governo da República Tártara

Visão da torre localizada no complexo do Kremlin

Visão de vários prédios no interior do Kremlin

Residência do Presidente, no interior do Kremlin

Bela alameda do Kremlin que dá no portão de entrada

Mesquita de 2005, no Kremlin de Kazan


Antiga cavalariça, Kremlin

Catedral de São Pedro e São Paulo, em estilo barroco russo/lituano

Teatro do Ballet de Kazan

Prédios da universidade de Kazan

Casa estilosa, de Kushaevs

Antiga casa tártara, de madeira, no centro histórico

Sala de orações dos homens na Mesquita no centro de Kazan

Decoração da mesquita

Sala de orações das mulheres, na Mesquita no centro histórico de Kazan

A famosa rua Bauman

Estátua de um famoso cantor daqui, rua Bauman

À direita, prédio do Banco Nacional,  na Bauman, que por séculos ficou construído só pela metade até que os proprietários do terreno vizinho morressem, quando a outra metade foi construída

McDonalds, em russo, na Rua Bauman

Esculturas em ferro, na rua Bauman


Visão do Kremlin desde a rua do Canal

Rua do Canal, com grafites nas paredes

Nem tudo é perfeito. Grande painel de publicidade prejudicando a visão do Kremlin

Congestionamento permanente nas ruas de Kazan

Visão geral dos muros do Kremlin

A entrada da bela rua Kazan Neva, com a prefeitura à esquerda e o Museu Nacional, à direita

Rua Kazan Neva

Estátua do Leni jovem, na região das Universidades





2 comentários:

  1. Tovarichy Narcísio e Dirlei,
    Foi muito legal acompanhá-los até aqui nesta viagem Desejamos a vocês um excelente retorno. Acompanharemos o resumo final com o mesmo interesse.
    Beijos.
    Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Narcísio
    FELIZ ANIVERSÁRIO.
    Muitas felicidades ao casal.
    Forte abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir