quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Enfim, Moscou

Seguidores e Seguidoras,


Hoje foi dia de deixar Kiev rumo a Moscou. Achamos que valeu a pena. Obviamente que tirando a parte do aeroporto ao hotel. Primeiro, na fila do passaporte, demoramos mais de 45 minutos. Uma demora imperdoável para um país que pretenda atrair turistas. Reentrados na Rússia, já que já havíamos estado em S. Petersburgo, começou a maratona do trânsito, problema globalizado. Do avião já havíamos visto os engarrafamentos kilométricos abaixo. E a realidade não foi outra. Desde o aeroporto até o hotel foram mais de duas horas perdidas em engarrafamentos monstruosos.  E olha que o motorista do transfer era louco(passava por estacionamento de shoppings, mudava de pista por passagem de pedestres, parava o trânsito no cruzamento com sinal fechado para ele, e assim por diante). Não fosse isso e pelo menos mais uma hora teríamos gasto nos engarrafamentos. Eles não são privilégio daqui. Já os enfrentamos na Inglaterra, na Holanda, no norte da Alemanha, na França e, no Brasil. Se algo não for feito, com algum crescimento econômico, o mundo vai parar nas suas estradas e avenidas.

Superado isso, chegamos no Hotel Savoy, um cinco estrelas muito luxuoso a poucos passos da praça Vermelha. Suíte espaçosa e confortável. Vamos ver o café da manhã. Se corresponder, teremos cinco dias aqui de muito conforto.

Leve descansada no hotel, um café num ótimo próximo do hotel e rumamos para a Praça Vermelha já que fazia sol, céu azul e calor e não se sabe o dia de amanhã. A primeira visão foi um pouco decepcionante já que esperávamos encontrá-la vazia com os seus lindos monumentos em evidência. Estava, porém, quase toda interditada já que estão sendo montados os palcos e postes de iluminação para algum show que ali vai se realizar e que ainda não sabemos qual. Talvez compense, com aconteceu com a Plaza Maior de Madri que, à noite nos surpreendeu com um desfile e um show maravilhoso, comemorando data histórica importante da Espanha. Superado isto, curtimos aquela praça tão nossa conhecido pelos filmes e TV, quando se retrata algo ligado a Moscou. Hoje nos limitaremos às fotos já que nos próximos dias visitaremos aqueles monumentos mais detidamente.

Ainda na praça fomos visitar o Shopping Petrovsky Passazh, chiquérrimo e num prédio maravilhoso, onde a elite russa, pós comunismo e que se apoderou de toda a riqueza do Estado, gasta o seu dinheiro. Depois de algumas voltas nas cercanias, resolvemos tomar um boa cerveja belga, de nós já conhecida quando lá estivemos, num bar nas cercanias da praça. Quando terminamos, já era noite, num céu azul de beleza ímpar, e fomos curtir a praça e o seu entrono à noite. Sem dúvida, a cidade se mostrou mais linda à noite, com iluminação de efeito em todos os seus monumentos e principais prédios. Publicaremos algumas fotos  para que tenham uma ideia.

Amanhã é dia de conhecer Moscou, no detalhe. Tudo estará aqui. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.

Teatro onde no dia 22 assistiremos o Balet Bolshoi

Esta foto e as seguintes são da Praça Vermelha, de dia





Antigo palácio, hoje shopping chic Petrovsky Passazh

Interior do shopping

Blogueiro, em réplica de caça americano, no interior do shopping

Esta e as próximas fotos são da Praça do Kremlin, à noite





Prédios lindamente iluminados, na noite de Moscou


Teatro antes mostrado, à noite.

Um comentário:

  1. Prezados Narcísio e Dirlei
    Muito interessante esta viagem esótica de vocês. Eu imaginava que em Moscou era tudo muito espaçoso, sem ruas congestionadas.
    Notícia de hoje aqui em SC: MPSC retira do seu logo o brasão do Estado!!! Para mostrar independência!!! Precisa mostrar? Não seria óbvio, mesmo com o brasão do Estado? É independência do Estado ou do governo? O brasão é do Estado, não do governo!
    Grande abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir