sábado, 5 de maio de 2012

Stradford-upon-avon, Warwick, Birmingham e Shrewsbury

Seguidores e Seguidoras,

Hoje começaremos agradecendo as belas mensagens aqui deixadas pela Ananomundo, que habilitou-se como nossa seguidora depois da última viagem para a França, pela nossa filha Juliana, por nossa amiga Tehane e pelo sempre presente e espirituoso Zucco. Elas são para nós um bálsamo, enriquecendo ainda mais a viagem. 

Hoje o dia começou em Stratford-upon-avon. As impressões que já aqui havíamos deixado ontem se confirmaram por inteiro. Um cidade linda, interessante e bem resolvida. Depois do ótimo café da manhã do Mercure Shakespeare, demos uma caminhada pelas ruas da cidade, admirando as belas e preservadas construções no estilo Tudor além do way of life do povo inglês desta região. Até casamento vimos, com a noiva com vestido de verão, num frio de menos de 10 graus.

Caminhando chegamos no parque às margens do Rio Avon, um lugar feito para o povo da cidade curtir a vida, levar suas crianças, seus velhos, seus cachorros, seus atletas, para caminhar, correr, sentar e ler, alimentar os cisnes e os frangos d'água, rezar, enfim, curtir sua cidade, como deveria ser nas nossas aí no Brasil e não é. Lá vimos o Bancroft Garden, muitos barcos, O Royal Shakespeare Theatre e Swan Theatre e a Holy Trinity Church, que guarda o túmulo de Shakespeare e de seus parentes próximos, além de suas certidões de nascimento e de óbito. Um lugar para se ficar e curtir. Tivemos pena de ter que deixar uma cidade tão bela, acolhedora e interessante como ela é. Visita altamente recomendada.

No início da tarde empreendemos viagem de cerca de 14 km até a cidade de Warwick e seu magnífico castelo. Na verdade não é só um castelo. É um parque de diversão para todas as idades. No pátio interior, nos gramados ao seu redor, nos salões do castelo, perfomances de atores vestidos à carater como na Idade Média, lutando, fazendo comida, adestrando pássaros e contando história. Cultura e diversão aos cântaros.

O magnífico castelo de Warwick é uma das mais belas fortalezas do interior da Inglaterra. O castelo normando  original foi reconstruído nos séculos 13 e 14, quando imensas muralhas e torres externas foram adicionadas para exibir o poder das grandes famílias feudais Beauchamps e Nevilles, os condes de Warwick. O Castelo passou para a família  de Greville em 1604 e, nos séculos 17 e 18, tornou-se uma imponente mansão de campo. Em 1978 foi comprado pelos donos do museu da Madame Tussaud e hoje retratos ilustram sua história.


Fizemos um recorrido bem pesado por suas torres e muralhas, onde encontramos reproduções com estátuas das pessoas vestidas e fazendo todas as atividades da época. Bem feito e interessante. Depois visitamos os salões nobres, os salões de festas, de reuniões, aposentos de dormir,  grandes tapeçarias enfim, um castelo bem completo e conservado. Depois vagamos pelos seus gramados e jardins, apreciando os espetáculos, os pavões, o povo, etc.  Do alto das torres pudemos apreciar toda a beleza da região, com suas plantações amarelas de canola dando um toque especial à paisagem do coração da Inglaterra. Recomendamos.

No meio da tarde nos dirigimos para a grande Birmingham, cidade muito progressista desde os tempos da revolução industrial. Daquela época  de casas  péssimas e fábricas cinzentas hoje tudo foi reurbanizado depois da 2ª Guerra e hoje ela tem uma vida cultural muito ativa com a sua sinfônica, seu Nacional Exhibition Centre e o City Museum and Art Gallery.

Os seu prédios administrativos, na Victória Square, são uma bela amostra da  arquitetura neoclássica. Andamos por lá e pela sua rua principal de comércio,  lotada de pessoas caminhando por seu largos e bem cuidados calçadões onde, tomando um chocolate quente para espantar o frio, curtimos um pouco as coisas e o povo local.

De lá, no fim da tarde,  depois de cerca de 70 km, chegamos na encantadora Shrewsbury, terra de nascimento do gênio Charles Darwin e onde estamos hospedados no Hotel de onde ele tomou a carruagem para fazer a  grande viagem de  foi base da sua Teoria da Evolução. Um cidade bem cuidada, com lindo casario Tudor e cujos detalhes estarão aqui amanhã.

O jantar de hoje foi num restaurante italiano bem descolado e muito bem frequentado. Lá estava toda a tribo da cidade. Numa enorme mesa redonda rolava uma despedida de solteiro, com uma pleiade de mulheres exóticas, que nos recusamos a definir aqui. A blogueira foi de uma entrada de bruscheta e de um penne com franco, mushrooms ao molho de vinho e o blogueiro com um suculento spaghetti à bolognese, tudo acompanhado de um vinho tinto Montepulciano d'abruscco. A sobremesa, uma soberba torta quente de maçã com sorvete de Baunilha. Exageramos.

Amanhã tem mais. Beijos a todos.


Mais um mostra do casario de Stratford-upon-Avon

Barcos de passeio e transformados em restaurante, no parque de Stratford

Beleza concentrada no mesmo parque

Teatro de Shakespeare, no parque de Stratford

Ainda o parque

Túmulo de Shakespeare, na Holly Trinity Church

Visão desde o alto de uma das torres do Castelo de Warwick

Visão do pátio interno do Castelo de Warwick


Apresentação típica nos jardins do Castelo de Warwick

Visão da cidade de Warwick, desde o Castelo

Muralhas do Castelo de Warwick

Pavões em profusão nos jardins do Castelo



Paisagem ao redor do Castelo de Warwick

Victória Square, em Birmingham

Calçadão da principal rua de comércio de Birmingham

Uma pequena mostra da cidade de Shrewsbury

Prédio público em estilo neoclássico, em Birmingham





3 comentários:

  1. Narcísio
    Andas moderninho, hein!!! Levando a Dirlei a despedida de solteiro???... Aqui no Brasil pareces mais conservador!!!
    Abração, do Zucco.

    ResponderExcluir
  2. Meus amores, que divertida essa parte da viagem!
    Fiquei com inveja!
    Não tirar fotos paparazzi das mulheres exóticas?? rss
    Saudades.
    Beijoca

    ResponderExcluir
  3. Muito legal.Parabéns pelo relato e pela bela viagem! Sabem que lendo aqui, tb lembrei de um curso "móvel" que fiz começando na Escócia e terminando em Londres. O Curso "passava" por Warwick e Birmighan. Vendo o relato de vcs e essas belas fotos, deu agora vontade voltar por aí de férias e não a trabalho... Ah, e essa despedida de solteiro... hehehe, uma noite em uma casa rural bem legal, qdo fazia o Caminho de Santiago, tb teve uma despedida de soleirA! Era tanta mulher e suas risadas! "Very nice" essas coisas exóticas que encontramos por aí!

    ResponderExcluir