segunda-feira, 28 de maio de 2012

Oxford e Churchill no Blenheim Palace

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi dia de nos aprofundarmos em Oxford e na vida de Winston Churchill, conhecendo o Palácio de sua família, o Blenheim Palace, próximo 15 kms daqui.

Tomado o ótimo café da manhã do Malmaison, saimos para conhecer melhor Oxford. Como cidade é muito melhor do que a bagunçada Cambridge. Mais agradável, mais fácil de se conhecer, mais limpa, Oxford causou boa impressão, embora essas cidades vivam às custas de suas universidades. Aqui, plasticamente, elas não são tão bonitas quanto às de Cambridge. Muito mais difíceis, porém, de serem visitadas. A maioria está fechada ao público, até mesmo seus pátios e jardins. Para conhecê-los, e somente algumas, tem que passar por um rígido controle e caro pagamento.

Muitas das 36 faculdades que formam a universidade foram fundadas entre os séculos 13 e 16 e situam-se em torno do centro da cidade. Como o ensino era privilégio  exclusivo da igreja, os prédios foram inspirados  na arquitetura dos monastérios, mas normalmente cercados e belos jardins, mas não tanto quanto os de Cambridge. Apesar de muitas faculdades terem sido alteradas com o passar dos anos, várias ainda conservam partes de suas características originais.

A mais famosa  biblioteca da cidade, a Bodlein Library, fundada em 1320, ela foi ampliada em 1426 por Humphrey, duque de Gloucester e irmão de Henrique V, quando sua coleção não cabia mais na antiga. Foi reinaugurada  em 1602 por thomas Bodley, um rico erudito, que fixou regras rígidas: o guardião, por exemplo, não podia casar. A biblioteca recebe um volume de todo livro publicado na Grã-Bretanha, pois é uma das designadas a controlar os direitos autorais.

Quanto á cidade de Oxford, há muito tempo é um ponto estratégico no caminho de Londres e o oeste do País. Seu nome daí surgiu: era um local  apropriado para cruzar o rio, a ford for oxen, uma passagem para bois. Em 1667, chegaram da França os eruditos, que fundaram  a primeira universidade do País. A multiplicação de seus prédios criou uma espetacular paisagem de "agulhas sonhadoras".

Em todas as faculdades, os estudantes  ainda comem em longas mesas onde os professores ocupam a cabeceira e rezam em latim.

Pela proximidade de Londres a visita é fácil e, por isso, vale a pena.

No meio da tarde, com é bem próximo, fomos conhecer o lindo Blenheim Palace. John Churchill, o primeiro Duque de Marlborough, derrotou os franceses na batalha de Bleinheim em 1704. Para demonstrar sua gratidão, a rainha Ana lhe deu o Domínio de Woodstock e mandou construir o Bleinheim Palace para ele, uma obra prima barroca projetada por  Nicholas Hawksmoor e John Vanbrugh. Neste palácio nasceu, em 1874, o lider inglês Winston Churchill. A história do líder, com sua vóz ao fundo, é completa e mostra toda sua genialidade. Destacam-se a Longa Biblioteca, o Great Hall e o Saloon.

Seus magníficos jardins são um caso à parte. Neles a ponte Grand Bridge, construída em 1708, conta com quartos dentro da sua estrutura.
Um lugar belíssimo e culturalmente importante. Vale a sua visita.

No fim da tarde, um chopp (draft) desceu redondo, diante do céu azul e forte calor que tem feito há quase duas semanas. Depois, no jantar, acompanhado de um tempranillo espanhol, um entrecôte no restaurante do hotel, coroou o dia.

Amanhã, aprofundaremos a visita ao Castelo de Windsor, o mais belo da Inglaterra. Contaremos aqui em detalhes. Até lá. Beijos a todos.

Visão aérea da universide Mary the Virgin church

Mais uma faculdade de Oxford

Casario da principal rua de Oxford

Uma das mais antigas casas de Oxford

Prédio de outra faculdade

Bridge of Sighs, de 1914, une o prédio velho ao novo da Hertford College

Sheldonian Theatre

Mostra dos pátios das faculdades de Oxford

Rio Tâmisa, aqui em Oxford

Fundos do Bleinheim Palace


Visão geral do Bleinheim Palace, onde Churchill nasceu

A Grand Bridge, com quartos para dormir

Lago do Bleinheim Palace

Obelisco nos jardins do palácio

Casario do centro de Oxford

Visão de uma das torres das faculdades de Oxford

Um comentário: