segunda-feira, 7 de maio de 2012

Loucuras do interior de Gales e Chester, de volta na Inglaterra

Seguidores e Seguidoras,

Hoje vamos começar a postagem com uma dica sobre hotéis aqui no Reino Unido. Se você está disposto a pagar por volta de 100 libras por diária, consulte antes um cinco estrelas. É que percebemos, pelo menos nesta viagem, que os melhores cinco estrelas da Inglaterra estão com preços ótimos. Hoje, em Chester, estamos no Crowne Plaza por preço inferior a hotéis 3 estrelas que já frequentamos. Assim, como perguntar não ofende, consulte antes o melhor. Quem sabe você não passará uma noite em excelentes condições e um café da manhã dos deuses. A propósito, em Caernarfon, não recomendamos o Celtic Royal Queen. Primeiro, pelo design do hotel, que é horrível para quem tem que carregar  malas. Você sai do elevador e tem que subir três degraus, depois descer 5 e depois subir 3 para então, chegar no corredor do seu quarto. No café da manhã, como o hotel recebe muitas excursões, ou você vai competir com um turba ou pega terra arrasada quando eles saem. Foi o que aconteceu conosco. Demorou demais a reposição. Ficam, pois, essas dicas.

Depois do café, nos dirigimos para o interiorzão do País de Gales, para conhecer a loucura de um homem chamada Portmeirion, junto ao mar, na parte oeste do país. Esta curiosa aldeia em estilo italiano fica em uma península particular no topo da baía de Cardigan.  Foi criada pelo arquiteto galês Clough Williams Ellis (1883/1978). Ele realizou um sonho de infância, construindo  a aldeia de acordo com sua própira vontade no lugar que ele mesmo escolheu. Em torno da praça central há cerca de 50 construções em estilos que vão do oriental ao gótico. Por isso, a vila foi cenário  de muitos filmes e programas de TV. Ao se adentrar no local você tem uma dupla sensação. Ou que está sonhando ou, então, que entrou no reino do Salvador Dali. É impressionante o que a fantasia de um homem com dinheiro pode fazer. Esperamos que as fotos possam dar uma mínima idéia do que sentimos e vimos. Visita altamente recomendável para quem passar por aqui.


Dali, ainda mais ao sul e mais no interior da região norte do País de Gales, fomos visitar  Dolgellau, não sem antes passar por paisagens bucólicas de montanhas, lagos, pastos verdes repletos de ovelhas, caminhantes, etc. Uma delícia para os olhos. A cidade é única. As pedras escuras conferem um ar severo a esta cidade-mercado, onde o idioma e os costumes galeses são muito presentes. Fica sob a sobra da montanha Cader Idris, de 892m de altura. Conta a lenda que qualquer pessoa que passar a noite  no topo da montanha acordará transformada em poeta ou louco - ou absolutamente nada. Por via das dúvidas, resolvemos não tentar.  A cidade, dominada pela febre do ouro do século 19,  quando ouro de ótima qualidade foi descoberto  no próximo vale  Mawdach. A cidade, toda construída por uma rocha negra é interessantíssima, pelo seu ar lúgubre. Um belo rio que passa ao seu largo, ameniza um pouco esse clima exótico. Passeando por sua ruelas demos de cara com um café onde a vitrine constituia-se de sacos cheios com inscrição café do Brasil. Entramos, nos identificamos para a dona e ela ficou muito impressionada dum casal brasileiro ter passado por lá pela primeira vez. Disse ela que foi o filho dela quem trouxe o café do Brasil para aquele longínquo lugar.

Dali, passando pelo interior do País de Gales, com paisagens das mais variadas, inclusive desérticas, com uma região formada por montanhas de um tipo de pedra solta, bem diferentes, além de termos percorrido uma cadeia de montanhas, onde fica a montanha mais alta do Reino Unido, nos dirigimos de volta para a Inglaterra para conhecer Chester, uma cidade declarada patrimônio da humanidade, pela Unesco. E aqui estamos e vale muito a pena.

No ano 79, os romanos ergueram aqui um acampamaneto para defender as terras  férteis  às margens do rio Dee e fundaram esta cidade. Hoje as  ruas principais de Chester são ladeadas de prédios de madeira, conhecidos como Chester Rows. Com doi andares de lojas e galeria superior, foram os precursores  dos shoppings centers atuais. Os balcões envidraçados e o trabalho de madeira são do século 19, mas as estruturas originais são dos séculos 13 e 14, ainda pode ser vista em muitos lugares. A fachada da Bishop Lloyd's House, casa episcopal do século 16, na Watergate Street, exibe os entalhes mais elaborados, conforme tentaremos mostrar nas fotos.  O melhor da cidade está concentrado nas ruas Watergate  e Bridge. No local, a vista da catedral e das muralhas, que percorremos num trecho,  dá a impressão de Chester  ser uma cidade medieval preservada em todos os detalhes. Contribui para a ilusão o Town Crier, que no verão grita a hora e as notícias na Cross, cruz de pedra  que copia a que foi destruída  na Guerra Civil. Ao lado da catedral, as muralhas da cidade foram continuamente reconstruídas deste o tempo dos romanos. O melhor trecho por nós percorrido vai da catedral ao Eastgate, onde um relógio de ferro foi erguido em 1897. Um cidade maravilhosa, que merece muito ser visitada.

Como começou a chover no final da tarde, resolvemos jantar no restaurante do próprio hotel. Ótima escolha. De entrada, a blogueira foi de uma sopa de  champignons e o blogueiro de pães quentes ao azeite e molho balsâmico. De prato principal, acompanhado de um chardonay francês, o blogueiro foi de um peito assado de frango, numa cama de ragu e repolho e a  blogueira, num sirloin steak, com molho de queijo, mushrooms e batatas. Tudo muito saboroso. Um gran finale para este dia cheio e de grandes e deliciosas surpresas. amanhã tem muito mais. Beijos a todos.

Ps. Por problemas no sinal da internet, as fotos da cidade de pedras negras Dolgellau e de Chester tentaremos publicar amanhã.

Esta e as próximas fotos são da loucura maravilhosa construída por Clough Williams Ellis, no meio da mata em Portmeirion

















2 comentários:

  1. Só quero saber uma coisa: beberam café brasileiro na cafeteria??
    :D

    Beijocas e saudades


    www.cafedasquatro.com

    ResponderExcluir
  2. Sounds like a great trip... I miss england!

    Abc

    Jon

    ResponderExcluir