sábado, 19 de maio de 2012

Hill of Tara e Newgrange, voltando no tempo

Seguidores e Seguidoras,

Após o maravilhoso café da manhã do maravilhoso e recomendável Hotel Radisson Blu, fomos para o local indicado para pegar o ônibus para visitação dos dois mais importantes sítios arqueológico e histórico da Irlanda. O Hill of Tara e o Newgrange.

Tara era o centro político e espiritual da Irlanda  celta e foi sede de altos reis até o século 11. Dezenas deles foram ali coroados. O Cristianismo erodiu a aura mítica, e se faz presente ali, na estátua de São Patrício.  Mas o simbolismo do local foi resgatado por Daniel O'Cannell, em 1843, quando ele escolheu Tara para  uma manifestação política que  reuniu mais de 1 milhão de pessoas.

Passeios que saem do centro de  Dublin levam a uma passagem tumular da idade da Pedra, a fortes da Idade do Ferro e ao Royal Enclosure, um forte oval em cujo centro fica o Cormac's House, que contem a pedra do destino, símbolo da fertilidade e pedra inaugural dos altos reis. Mais emocionantes, porém,  são a atmosfera e a vista do Vale de Boyne.

Para se vir  Hill of Tara em toda a sua plenitude, necessário uma nave espacial. Fizemos um passeio a pé pelos campos onde estão esculpidos esses lugares que deliciam nossa vista e nosso cérebro. O ideal, todavia, seria uma visita de helicóptero, que não está disponível, já que a  formação está em grandes cículos concêntricos, num campo verde de grama, sendo que do chão só se tem uma vista parcial. O mais belo, todavia, é a visão que se tem de toda Irlanda deste o local onde os reis eram coroados. Em dia de só é possível a vista alcaçar quase dois terços do território Irlandês. Por tudo isso, o ideal é uma visita em dia de sol.

Feita a visita, partimos para a cereja do bolo, o NEWGRANGE. As origens do Newgrange, uma das mais importantes passagens tumulares do mundo, ainda são um mistério, tamanha sua complexidade se comparada aos instrumentos dominados por aqueles que a construíram. O folclore Celta diz  que os legendários do Rei Tara foram enterrados aqui, mas Newgrange é anterior a eles. Construído por volta de 3200 a.c., o túmulo foi deixado intacto por todos os invasores até ser redescoberto, na década de 60, os arqueólogos descobriram  que o solstício de inverno, raios do sol entram no túmulo e iluminam a câmara mortuária - o que faz dele o mais antigo observatório solar do mundo. Todas as visitas a Newgrange são feitas por intermédio do centro de visitantes.

Destacam-se o teto da câmara, que chega a 6m de altura  do piso e sobreveviu intacto. A Câmara tem três acessos ou câmaras laterais: o recesso norte é o que é alcançado  pelos raios de sol no solstício de inverno.  O intricado teto em mísula da câmara  mortuária, que chega a 6m acima do piso, sobreviveu intacto.  Situado numa pequena serra ao norte de Boyne, Newgrange levou mais de 70 anos para ser reconstruído.

Na dupla entrada, uma é para entrada dos turístas que, de forma organizada, se acercam do monumento. Acima dessa, está outra entrada para os raios do sol no solstício de inverno. A entrada, toda de pedra, é estreitíssima e baixa. Tivemos que entrar abaixados e passar apertados pelas colunas de pedra, até chegarmos à magnífica câmara, conforme descrita acima. Uma obra de engenharia fantástica, considerando que foi feita na Idade da Pedra lascada, muito antes dos grandes monumentos arqueológicos mundiais. As pedras da abóboda onde estão os nichos de tumbas, algumas ricamente decoradas, estão apenas encaixadas, sem qualquer cimentação e impermeabilizadas de tal forma que nunca uma gota de água ali vazou. Sua relevância, por estas circunstâncias, a colocam entre os maiores feitos da humanidade antiga, rivalizando com as pirâmides, por exemplo. Quando lá dentro, em determinado momento as luzes foram apagadas e então outra, simulando o sol, foi acesa. A luz que chega no túmulo principal no solstício, não entra diretamente. Ela reflete num intricado complexo de pedras, até chegar límpida e retilínea, onde deveria chegar. Uma visita memorável que nos chocou e impressionou. Altamente recomendável.

Visão aérea do Hill of Tara

Esta e a próxima são visões que tivemos, do solo, dos círculos de Hill of Tara


Pedra do destino, onde mais de 50 reis foram coroados e de onde, com sol, a vista é ampla

Uma das tumbas, ainda em escavação, em Hill of Tara

Igreja construída sobre ruínas de Hill of Tara

Entrada de Newgrange

Visão da entrada para a tumba e, acima, a entrada para o sol de solstício de inverno

A blogueira, próxima a uma das pedras que circundam o monumento

Visão geral de Newgrange

Outros achados arqueológicos nas cercanias de Newgrange

idem

Hoje estamos na cidade de Kilkeney, no interior da Irlanda, considerada a mais bela cidade desse interior. Pelo que vimos na chegada, parece que é. Daremos notícia a respeito amanhã. Até lá. Beijos a todos.

3 comentários:

  1. Fantastico! Nao imaginava que havia esse tipo de coisa por ai!
    Bem bacana.
    Saudades de vcs
    beijoca

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Estou planejando minha viagem para daqui a 2 meses.
    É possível ENTRAR em Newgrange?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível entrar, mas, para entrar no complexo você precisa comprar o ticket no Centro Turístico em Dublin, pegar um ônibus que te leva até lá. Estávamos de carro e fomos direto lá e não conseguimos entrar. Boa viagem.

      Excluir