sábado, 26 de maio de 2012

Exeter brasileira, Mont San Michel Inglês e o extremo sul da Inglaterra

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi dia de ouvir samba na Inglaterra e ir ao extremo sul. Depois do ótimo café do manhã do Carlton House Spa, um excelente hotel com um ótimo preço, nos dirigimos para a mais brasileira das cidades inglesas. Exeter. Para quem não viu no Esporte Espetacular da Globo, dessa cidade saiu o primeiro time inglês a jogar com a seleção do Brasil, lá nos idos da década de 20 dos anos 1900. Eles foram ao Brasil e perderam de 2X0. Voltaram para casa, em festa, dizendo que haviam empatado em 3X3, placar que até hoje gera comemoração anual aqui. Para nossa surpresa, quando iniciávamos a visita à cidade, escutamos o batuque do samba em algum lugar do seu centro. Quando nos aproximamos, vimos um grupo chamada Exeter School of samba. Um professor, Scott Craig, amante do Brasil, confessado em conversa que mantivemos com ele, dirigindo uma turma de jovens com instrumentos de percussão a tocar samba, para aplauso de todos. É certo que não tinha a ginga brasileira, mas fez um sucesso enorme no centro histórico de Exeter.

Exeter, a agitada  capital de Devon, mantém personalidade própria apesar dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, que destruíram parte do centro. Construída em um planalto do rio Exe, está cercada por grandes trechos de muralhas romanas e medievais. O mapa da cidade não mudou muito desde que os romanos fundaram o que é hoje a High Street. A praça da catedral é agradável e suas ruas de pedra e vielas estreitas ao redor convidam o turista a explorar a vizinhança. Destacam-se a Mol's Coffee House, de estilo elisabetano e a região portuária  que foi transformada em atração turística, e os depósitos do início do século 19 abrigam atualmente lojas de artesanato, antiquários e cafés. Um passeio pelo centro ao redor da sua majestosa catedral é muito agradável. Uma visita que vale a pena, mais ainda pelo seu afeto ao Brasil.

Estamos na Cornualha. A riviera inglesa fica na região das cidades litorâneas de Torquay e Torbay. Hoje com sol a pique e quase 30º graus, toda a Inglaterra estava lá. Por isso mesmo, apenas demos uma volta pelo seu litoral e praias, que se assemelham às cidades da Côte D'Azur e de Mônaco, penduradas nos morros, com completa estrutura de praia, mesmo que de pedras.

Dali, do meio para o fim da tarde, partimos para o extremo sul da Inglaterra, para conhecer o Mont San Michel daqui, já que conhecemos o  da França. Desde longe se avista ele sobre as águas  da baía Mounts. De acordo com os antigos historiadores romanos, o monte era a ilha de Ictis, um importante centro do comércio de estanho da Cornualha, na Idade do Ferro. O local é dedicado ao arcanjo Miguel,  que segundo a lenda, apareceu aqui em 495.  Quando os normandos  conquistaram a Inglaterra em 1066, ficaram impressionados com a semelhança com o seu San Michel, da França, e convidaram os monges beneditinos a construir uma pequena abadia. Foi transformada em fortaleza, a mando de Henrique VIII que dissolveu a abadia. Em 1659, o monte foi comprado pelo coronel John St. Aubyn, e seus descendentes transformaram  a fortaleza em casa.
Pena que quando chegamos, no final da tarde, um fog vindo do mar tirou um pouco da sua beleza, apesar do sol e céu azul que tem feito nos últimos dias.

Dali, não havia como ir adiante. Iniciamos o retorno, porque na quarta viajaremos de volta.  Hoje estamos em Truro, capital administrativa da Cornualha. Suas várias construções georgianas refletem a prosperidade de que viveu durante o apogeu da extração de estanho nos anos de 1800. Um agradável passeio pode ser feito pelas ruas de pedra e as vielas com lojas de artesanato. Jantamos numa pizzaria na praça principal, onde estava quase toda a cidade. Nos olharam com um certo espanto, já que brasileiros aqui é uma tremenda novidade para a cidade.

Amanhã prosseguiremos subindo e, se for possível, visitaremos o Eden Project. Algo muito interesante e de que falaremos amanhã. Até lá. Beijos a todos.

PS. Hoje, mais uma vez, não teremos fotos porque a interness Wi-fi da Inglaterra é uma tragédia. Hoje, com o sinal completo, não foi possível postar uma foto sequer já que o downloud de uma única foto, sequer  iniciou-se depois de mais de cinco minutos de espera. Nas Irlandas, por exemplo, em menos de 3 segundos o carregamento estava pronto. Tentaremos publicar as fotos atrasadas, se encontrarmos algum hotel com sinal descente. Como o problema é geral, desde os três estrelas até os melhores cinco estrelas, não temos esperança. Se não pudermos fazê-lo, quando chegarmos em casa haveremos de postar todas as que selecionamos e que estão em atraso. Pedimos desculpa por esse atraso inglês. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário