domingo, 6 de maio de 2012

De Shrewsbury até Caernarfon, no interior do País de Gales

Seguidores e Seguidoras,

Novidade. Tem céu completamente azul e com sol no Reino Unido. Foi assim que amanheceu o dia, como as fotos mostrarão. Mas, para não perder o costume, durante o dia tivemos algumas pancadas de chuva, mas o dia terminou ensolarado, anoitecendo lá pelas 21,00 horas.

Hoje começamos o dia na interessantíssima Shrewsbury, terra de nascimento do gênio Charles Darwin. O hotel Lion, apesar de ser o mais recomendado da cidade, não vale a pena. Muito antigo, não foi modernizado, o carpet sobre a madeira antiga, faz com que todos ouçam tudo dos apartamentos vizinhos, perturbando um sono tranquilo. O café de manhã é acanhado. Não recomendamos.

Depois do café saímos para conhecer a cidade. Encravada numa curva do rio Severn, a cidade é quase uma ilha. Um lúgubre castelo de arenito, de 1083, guarda a entrada da cidade, no único trecho de terra que não é cercado pelo rio. Defesas como esta eram obrigatórias na fronteira da Inglaterra e dos selvagens Marches do País de Gales, cujos habitantes não se rendiam aos invasores  saxões e normandos. A riqueza medieval  da cidade, centro de comércio de lã, fica evidente  nas muitas construções de madeirame, que tentaremos reprisar nas fotos,  e que podem ser vistas nas principais ruas da cidade como a High Street, Butcher Row e Wyle Cop.

Tão logo saímos do hotel pegamos a High Street e fomos até o rio, lá embaixo, onde tivemos uma maravilhosa vista da cidade, no alto. Voltamos pela mesma rua e, já no centro velho, nos defrontamos com uma orquestra de sinos, tocada por senhoras e uma adolescente, todas uniformizadas, conforme mostraremos na foto,  numa praça da cidade, fazendo uma performance indescritível. Quando em viagens à Europa, sempre nos domingos pela manhã encontramos este tipo de apresentação. Logo em seguida encontramos uma garoto tocando volino para arrecadar fundos para sua faculdade de música. E todos contribuiam. Uma maravilha para os ouvidos e para o espírito numa manhã de domingo.

Após visitar os principais pontos turísticos da cidade, inclusive suas pontes antigas, no final da manhã saímos em direção a Stoke-on-Trend, indicada pelo Jon, professor de sotaque Inglês com quem tivemos algumas aulas antes da viagem. Que nos desculpe o Jon, mas não vale a pena. Apesar de ser uma região produtora de finas porcelanas e do seu museu acerca disso, a cidade está toda modernizada, com prédios novos, sem qualquer resquício de sua história. Assim, salvo se você tem uma forte queda por porcelana, passe ao largo dela. Não reconmendamos.

Dali, já próximos da fronteira com o País de Gales, retornamos a ele para conhecer sua parte norte que, segundo lemos e nos disseram, era a parte mais interessante de Gales. E a expectativa se confirmou por inteiro. Já na reentrada do País, estradas ótimas, por paisagens montanhosas que dão no mar,  e que são de tirar o fôlego. Muitas motos na região, sendo um indicativo de que vale a pena ser visitada. Tudo se confirmou quando chegamos em Conwy, bem no extremo norte. Lindíssima.

Uma cidade murada, desde um lindo castelo, à beiramar, estonteante.  Apesar disso, é uma das cidades históricas menos valorizadas  da Grã-Bretanha. Até o início dos anos 90 era famosa por seu trânsito congestionado. Mas agora, graças a um desvio, suas várias riquezas arquitetônicas, sem igual no País de Gales, podem ser apreciadas. O maior destaque é o Castelo, erguido por Eduardo I. Conwy, porém, diferencia-se  das outras cidades medievais por suas muralhas de 1280 conservadas de forma surpreendente, e sobre as quais caminhamos tedo uma visão da cidade no seu interior, do alto. Reforçadas por 21 torres e três portões, formam uma barreira quase intransponível.

No centro da cidade murada, destacam-se a St. Mary's Church, a Smallest House, casa de pescador considerada a menor casa da Grã-Bretanha e a Lancaster Square.

No lado externo da murada, junto ao litoral, demos com uma feira de artesanato local e onde batemos um papo divertidíssimo com o Artista Frank Bower, especialmente sobre produtos com cerâmica, destacando alguns rostos  de uma criatividade ímpar. Ficamos ali um bom tempo, com ele e sua esposa Kristin, sabendo das coisas da região,  sua vida, Brasil, Floripa além de muitas piadas e gostosas gargalhadas, especialmente sobre Whisky e Escócia. Esses momentos fazem a viagem  valer mais a pena.

Inebriados pela beleza e pelo povo local, sentimos quando deixamos Conwy, que imensamente recomendamos, e partimos em direção a Caernarfon, agora já no oeste de Gales, banhada pelo mar do norte. Mais um Castelo e uma cidade murada que dão no mar. A foto que postaremos  não mostrará o mar, porque a maré aqui baixa muitos metros, deixando todos os barcos, centenas de metros mar a dentro, literalmente ancorados na área. Um espetáculo à parte.

Um dos mais famosos castelos do País de Gales, o de Caernarfon foi construído para ser a morada do Reis no local. Surgiu depois que o rei Eduardo I derrotou, em 1283,  o último príncipe  nativo de Gales, Llwelyn, conhecido como o Último. O casario do seu interior não vale muito a pena, muito menos a cidade que o cerca, mas a visão do local, olhado de fora, é espetacular.

Dali, como as montanhas ainda nevadas  e a região de lagos estão aqui próximos, resolvemos conhecê-las e lá dormir. Realmente uma paisagem imperdível. Pena que os melhores hotéis estavam fechados pela meia estação, ao passo que os que estavam abertos estavam lotados. Diante disso retornamos e estamos hospedados no bom Celtic Royal Queen, em Caernarfon, em cujo restaurante comemos uma carne à moda Galês, com um molho de vinho, batatas, verduras, tudo acompanhado com um Shiraz Malbec, argentino, que desceu como uma maravilha. De sobremesa, chocolate belga, com morango, mirtilo e suspiro. Haja caminhada para recuperar o exagero.

Amanhã tem muito mais, especialmente sobre o litoral oeste de Gales e de sua região onde se encontra a montanha mais alta do Reino Unido. Vale a pena dar uma passadinha aqui e deixar seus gostosos comentários. Beijos para todos.

Paisagem do rio Severn, em Shrewsbury

Banda de sinos, numa praça de Shrewsbury

Mostra do casario de estilo Tudor, em Shrewsbury

Ponte antiga sobre o Rio Severn

Rio Severn, lindamente urbanizado

Visão de Stoke-on-Trend

Stoke-on-Trend

Carro com cílios no faról, moda aqui no Reino Unido

Castelo de Conwy

A blogueira, Kristin e Frank Bower, na frente do seu stand, em Conwy

Visão da baía que rodeia Conwy

Mais uma visão das murada co Castelo de Conwy

Castelo e muradas da cidade de Caernarfon, destacando a maré baixa

Praça principal de Caernarfon

Casario diferente de Caernarfon





Nenhum comentário:

Postar um comentário