terça-feira, 15 de maio de 2012

De Glasgow ao Castelo de Culzean e de Cairnryan a Belfast

Seguidores e Seguidoras,


Hoje a postagem começa com uma crítica. Nas viagens que fizemos pelo Brasil e pelo mundo, já nos hospedamos em excelentes hotéis nunca, porém, no Marriott. O fizemos em Glasgow. E a experiência não foi boa. Primeiro o apartamento. Era dia de fazer as malinhas de sete dias, como já nos reportamos em postagens anteriores e, por isso, escolhemos um hotel melhor, cujas suítes são maiores. No caso do Marriott isto não acontece. Agrava-se pelo fato da cama ser demesuradamente enorme, pouco sobrando para as malas. No domingo à noite fomos jantar e o restaurante estava fechado. Como chovia e estava gelado, nos obrigamos a jantar no bar, com o cardápio do restaurante. Além disso, o hotel estava com ar condicionado mais frio do que os quase zero grau da rua e a comida estava horrorosa, além do vinho, fechado com rosca de metal, tinha perdido todas as suas melhores virtudes. O café da manhã é de razoável para ruim, mas não se concebe o fato dele ser servido e atendido por imigrantes adolescentes, quase crianças. Resultado. Politicamente incorreto e atendimento deixando a desejar, num hotel dessa categoria. Por isso, a ele não voltaremos, salvo por necessidade e não recomendamos para os assíduos deste blog.


Hoje o dia foi reservado à travessia, de navio, da Escócia para Belfast, na Irlanda do Norte. O porto mais próximo era em Cairnryan, quase 100 km de Glasgow. Como no caminho havia recomendação do guia de visitarmos o Castelo Culzean, na beira de uma grande escarpa do mar e no meio de um grande parque, fizemos uma visitação. A parada valeu a pena.

O Castelo de Culzean foi construído com um plano L por ordem do 10º Conde de Cassilis. A localização tinha relação com a segurança. Ele instruiu o arquiteto Robert Adam para reconstruir um anterior, mais básico, para a estrutura elegante de casa de campo para ser sede de seu condado. O castelo foi construído em etapas, entre 1777 e 1792. Ele incorpora uma torre grande com uma salão circular, uma bem elaborada escadaria, numa torre com luz natural e um conjunto de apartamentos bem equipados servidos por uma grande cozinha bem moderna e completa paa aqueles tempos. Um visita que recomendamos, especialmente pelo belíssimo lugar.

Por volta das 14,00 horas, após viajarmos por uma estrada de beleza estonteante, à beiramar, com muitos campos de golfe e hotéis e residências para suporte de férias,  chegamos no porto de Cairnryan, preocupados se havia vaga, já que não havíamos feito da reserva. Tudo correu bem. Fomos um dos primeiros a chegar, saímos pontualmente às 15,30h e chegamos em Belfast à 16,45 h. Foi tempo apenas do desembaraço e procura de hotel e mais nada. Estamos no Malmaison, uma hotel num prédio vitoriano mas todo reformado por dentro como um autêntico hotel boutique.

O jantar, no restaurante do hotel, merece registro. Pratos lindos, bem elaborado e deliciosos. A blogueira, uma entrada de Ceasar Salad e um Rissoto de vegetais frescos, o blogueiro, pães quentes, de entrada, e entrecote medium. Sobremesa, um crumble de maçã, divino. Pena que era grande demais e não sobrou lugar para tudo. Por enquanto, recomendamos o restaurante do Malmaison. O vinho, um Chianti tinto, como sempre, muito bom. Quanto ao hotel, num todo, amanhã daremos notícias.

Amanhã vamos conhecer a cidade a fundo. Vocês terão tudo aqui. Até mais. Grande beijo a todos.

Esta e as cinco fotos seguintes são do Castelo de Culzean, Escócia






Esta e as três fotos seguintes são do Porto de Cairnryan e navio que nos levou para Belfast



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário