quarta-feira, 16 de maio de 2012

Belfast e o Titanic

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi dia de mergulhar fundo em Belfast. Depois de uma bom café da manhã no Hotel Boutique Malmaison, começamos a explorar Belfast, uma cidade relativamente pequena, apesar de ser capital de um País. A primeira visita foi à Saint Anne's Cathedral. A fachada neorromânica desta capital protestante, não é particularmente notável. O interior é bem mais atraente, especialmente pelos coloridos mosaicos, que tentaremos mostrar numa foto, que foram executados pelas duas senhoritas Martin, na década de 1920.  O que cobre o teto do batistério contém mais de 150 mil peças. A nave em piso de bordo canadense e mármore irlandês. Um igreja que recomendamos ver pela beleza dos mosaicos e do piso.

De lá, rumo à principal praça da cidade, a Donegall Square, fomos conhecendo as principais ruas da cidade, com lojas e shopppings modernos, todas transformadas em caçadões que tornam agradável o caminhar e a apreciação do casario e dos prédios históricos da cidade.

A chegarmos na Donegall Square se sobressaiu a Prefeitura da cidade, o Belfast City Hall, construído em 1906, com uma  torre elaborada em cada canto e o domo central de cobre, que se eleva a uma altura de 53m.

Dando uma volta da praça, pudemos apreciar o prédio da biblioteca, o Linen Hall Library e o memorial a todos os mortos no naufrágio do Titanic, nos jardins da prefeitura.

Mais adiante, o belo prédio da Ópera, o Gran Opera House, projetado por Frank Matcham, um renomado arquiteto de teatros, este exuberante prédio de estilo  vitoriano tardio, abriu suas portas em 1894. Numa rua própria, à Great Victória, bem perto da Ópera, está o Crown Liquor Saloon, tão bonito por dentro, como por fora. Mesmo quem não bebe deve fazer uma parada na frente da fachada azulejada deste palácio vitoriano. Pena que o trânsito pesado da cidade, com muitos ônibus, impediram uma foto da fachada. Esperamos que a foto interna reproduza a beleza deste lugar ímpar. E data de 1880, sendo um dos únicos pubs do Patrimônio Histórico. O interior restaurado tem vitrais, mármores, mosaicos e um esplêndito teto  elaborado com trabalho em gesso.

De se destacar, ainda, as The Entries, que vimos de perto. São uma série de ruelas  entre a Ann Street e a High Street, onde ficam os melhores pubs da cidade, como o White's Tavern um dos mais antigos de Belfast. Um lugar diferente, interessante e merecedor uma visita.

Nas informações turísticas da cidade compramos o ingresso para o Parque do Titanic, especialmente seu museu e para lá seguimos, logo depois do meio dia. O Museu foi inaugurado agora em março. Por isso, está novinho. Vale a pena. Fotografias, filmes e reportagens simuladas, dão uma perfeita idéia de como era o comércio naquela tempo, maneira de se vestir, o que compravam, o que conversavam e tudo mais relacionado ao mar. Emociante ver o filme das pessoas, todas felizes, a maioria delas caminhando para a morte.

Reproduções das andares do navio, deram uma perfeita noção da sua luxuosidade. Reprodução dos quartos, mostrou a beleza e suas diferenças. Filmes no fundo do mar, modernos, mostram deste o casco encrustado de mariscos do Titanic, assim como pertences pessoais dos passageiros, como sapatos que subrevivem até hoje. Uma visita emocionante e imperdível.

A cidade é limpa e bem cuidada, muito por força da multa de 80 libras, cerca de 250 reais, para quem joga lixo na rua ou não recolhe o coco do cachorro, conforme mostraremos em foto.

Depois de um chocolate quente, com torta e sandwiche, nos direcionamos para conhecer uma dos mais interessantes sítios históricos do Reino Unido.  O Newgrange, um importante e enorme túmulo de  3.200 antes de Cristo. Ocorre que ao chegarmos no local constatamos que para visitá-lo é necessário comprar o ticket numa localidade longe dali e com alguma antecedência, se não você não consegue visitá-lo.  Diante do imprevisto, tiramos alguns fotos externas e estamos nos programando para voltar depois de visitar Dublin, onde hoje nos encontramos, no Radisson, rede de ótimos hotéis onde só agora conseguimos nos hospedar. As primeiras impressões são das melhores.

Nele jantamos. De entrada, soup de vegetables, como main course, chicken ao molho de redução de vinho, com foie gras, cebolas e uma crostata de batata e cenoura. De dessert, um crème bruillê, com morango e sorbet. O vinho, foi um cabernet sauvignon do vale central chileno, que harmonizou perfeitamente com a carne branca de galinha. Um excelente jantar, numa atmosfera sofisticada do restaurante do hotel. 

Amanhã nos dedicaremos a Dublin, uma cidade muito maior que Belfast. Contaremos aqui. Até lá. Beijos a todos.

Praça do comércio, de Belfast

Relógio muito antigo, tanto que o vimos nos filmes da época da construção do Titanic

Várias placas deste tipo na rua. Multa pesada para os  mal educados.

Um belíssimo The Entries, de Belfast

Piso de mármore irlandês, Catedral de Belfast

A catedral de Belfast, com um monumento em forma de lança que dá na sua nave principal

Em destaque, as almofadas decoradas para ajoelhar-se, na Catedral
Mosaico do batistério da Catedral, com mais de 150 mil peças


Decoradas ruas do comércio da Capital da Irlanda do Norte

Casario de Belfast

O City Hall, prefeitura de Belfast

Memorial a todos os mortos no desastre do Titanic

Grand Ópera House, de Belfast

Interior do belíssimo Crown Liquor Sallon

Original grupo performista, nas ruas de Belfast

Imagem do rio que corta a cidade

Foto do filme produzido sobre como era o interior do Titanic

Museu do Titanic, inaugurado em Março, da altura do navio

Newgrange, o túmulo de 3200 a.c., que tentamos ver e veremos nos próximos dias

3 comentários:

  1. Dirlei e Narcísio
    Em Dublin, se vocês cruzarem com algum dos integrantes do The Corrs (creio que o grupo está no momento inativo), principalmente com a Andrea, estou encomendando um autógrafo!
    Sou fã do grupo. Tenho todos os DVDs deles.
    Grande abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimas fotos e muitas histórias!! Que a viagem permaneça assim!!
    Forte abraço, Taís

    ResponderExcluir
  3. Dr. Narcísio e Dirlei
    Venho acompanhado esta viajem de vocês diariamente, e confesso que estava ansiosa para a narrativa da Irlanda. Tenho curiosidade a respeito deste país e deste povo.

    Desejo que os dias sejam os mais ensolarados possíveis!

    Um Abraço, Maria Emília

    ResponderExcluir