sábado, 12 de maio de 2012

Aberdeen, Elgin e Inverness nas Highlands

Seguidores e Seguidoras. Hoje foi um dia pouco usual por estas paragens. Um dia inteiro de pleno sol. Por isso, foi aproveitado intensamente, mormente nesta região belíssima das Highlands. Começamos por Aberdeen. Terceira maior cidade da Escócia e capital do petróleo da Europa, Aberdeen prosperou  desde a descoberta  do petróleo no Mar do Norte em 1972.

O que nos impressionou, de plano, foi o fato desta cidade muito fria ter uma beiramar toda urbanizada, com muitas praias para uso da população. Sim. Praias.

O centro da cidade se estende paralelo à Union Street, rua com 1,5 km, que percorremos inteiramente, e acaba no leste no Mercat Cross. Muitos prédios com torres em profusão, nos chamou a atenção. Dali, a rua Shiprow segue para o sudoeste e passa pela Provost Ross House, na direção do mercado de peixe e do porto. A cidade velha, com suas ruas medievais e becos e circulação de carros limitada, preserva uma atmosfera própria e tranquila.

Neste sábado pela manhã a cidade estava bem movimentada, com a população toda na rua. Os seus prédios e casario como o King's College, a St. Andrews Catedral e a Provost Skene's House, são marcantes e dão um ar aristocrático à cidade. Para quem estiver nas proximidades, vale a pena conhecer.

Dali, rumo ao norte, ainda pelo litoral do mar do norte, numa região muito bonita, com muita agricultura e as montanhas das Highlands ao fundo, no dirigimos para a interessante Elgin. Um mercado com ruas  de pedras e vielas sinuosas ajudam  esta movimentada cidade de férias a manter seus traços medievais. Entre as ruínas  da catedral do século 13, perto da King Street, estão as janelas remanescentes  da catedral de Saint Andrews, um dos orgulhos arquitetônicos da Escócia. No passado, conhecida como "Lantern of North", a catedral foi danificada em 1390 pelo Lobo de Badenoch(filho de Roberto II) como vingança pela  escomunhão decretada pelo Bispo de Moray. Prejuízo maior ocorreu em 1576, quando o regente de Moray ordenou a derrubada do teto da igreja. Entre o que restou, destaca-se uma cruz picta na nave e uma bacia em um dos cantos na qual um dos benfeitores locais, Andrew Anderson, foi cuidado quando bebê por sua mãe desabrigada. O interessante é ver que a catedral continua lá exatamente com resultou destes dois ataques. Uma visita que valeu a pena.

No meio para o fim da tarde rumamos para o destino final de hoje, Inverness, nas misteriosas Highlands da Escócia. Um estrada belíssima, muitas vezes por entre árvores e outras com paisagens divisando as altas montanhas da Escócia e parte do Lago Ness. Tínhamos uma expectativa da cidade de Inverness, por documentários e filmes, mas ela superou com sobras. Uma cidade belíssima, cortada por um rio que na verdade é um canal de ligação entre o lago Ness e o mar.

Capital das Terras Altas, Inverness é base ideal para explorar a região. O castelo vitoriano  se destaca no centro da cidade, e as construções antigas  concentram-se na próxima  Church Street, rua do Mercure, o hotel onde hoje estamos hospedados.  Hoje, no Castelo funcionam os tribunais de justiça.  A vista que se tem da cidade desde suas ponte e desde cada uma de suas margens quase se ombreiam com as visões de Budapeste. Muitas torres de igrejas, casario na beira do rio que, em determinados trechos lembram o Reno e o Mosela, na Alemanha. Com o sol brilhante até tarde, o fim do dia foi um cenário inesquecível.

Hoje jantamos comida Italiana, na rede Bella Itália, acompanhada de um tinto Chianti italiano e terminado com uma sobremesa de Morango, suspiro, sorvete e outros cremes que a tornaram irresistível. Quando saímos, por volta das 10,30, ainda estava claro na rua.

Amanhã, se o tempo estiver bom, faremos um cruzeio no Lago Ness. Aguardem. Beijo a todos.

Praia da fria Aberdeen

Cemitério na Castle Street, em Aberdeen, transformado em parque

King Street, em Aberdeen

Vista da parte baixa de Aberdeen desde a Rua do Comércio, Aberdeen

Principal praça de Aberdeen, com eus monumentos

Prédios de Aberdeen, repletos de torres

Vista da Catedral de Aberdeen 

Vista da praia de Aberdeen, com navios ao fundo aguardando entrada no porto

Praça principal de Elgin

Catedral de Elgin, como danificada em 1390 e 1576



Parques da urbanizada Elgin

Monumento e resquícios de um Castelo, em Elgin

Principal rua de Elgin

Castelo, hoje tribunal, de Inverness

Casario de um das margens do canal que cruza Inverness

Catedral de Inverness

As muitas Igrejas nas margens do canal de Inverness

Paisagem da linda Inverness

A blogueira posando numa ponte de pedestres que cruza o canal de Inverness

3 comentários:

  1. Dirlei
    Parabéns à mãe blogueira, pelo Dia das Mães.
    Abração, do Zucco.

    ResponderExcluir
  2. onde tem as paisagens de penhascos e castelos mais bonitos irlanda ou escócia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, gostaria que você se identificasse, porque constou como anônimo. Quanto ao teu questionamento, penso que a Escócia apresenta melhores alternativas de penhascos e castelos, conforme você pode ver das postagens desta viagens. Na Irlando do Norte, é imperdível o Giant Causeway, também descrito e com fotos na postagem desta viagem. O Castelo de Culzean, por exemplo, é lindo e está na beira de penhascos radicais, tudo sem contar as Highlands. Dá uma olhada em todas as postagens desta viagem (veja o título de todas elas na coluna da direita) e você chegará facilmente ás tuas próprias conclusões. Abraço.

      Excluir