domingo, 18 de setembro de 2011

Peregrinação - Saint Pied de Port, Luxúria - Hotel du Palais em Biarritz

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi um dia de profundas contradições. Começamos o dia em Saint Jean Pied de Port, antiga capital do Basse Navarre ao pé do desfiladeiro de Roncesvalles, nos Pirineus. Na Idade Média esta cidade fortaleza de arenito vermelho foi famosa como último ponto de reunião antes de se entrar na Espanha, na estrada de peregrinos para Santiago de Compostela. Assim que um grupo de peregrinos despontava, os sinos da cidade tocavam para lhes mostrar o caminho e eles cantavam em resposta.
Turistas e peregrinos, em todas as temporadas, ainda são os responsáveis pela renda da cidade. Eles entram a pé pela Porte d'Espagne, na cidade alta e, no caminho, passam por cafés, hotéis e restaurantes. Esta rua é muito linda. Fizemos ela no sentido inverso, numa subida íngreme e fomos até uma fortaleza que fica no topo da cidade, donde se tem uma vista espetacular da região. Nas cercanias da cidade, em pastos verdes, chalés brancos com janelas coloridas dão a impressão que estamos no Tirol Austríaco e não nos Pirineus franceses. Por todo lado se vê peregrinos entrando na cidade rumo a Santiago de Compostela, na Espanha. Uma cidade linda e charmosa, cuja visita recomendamos, inclusive para passar uma noite, pelo menos.

Dali, num clima bem religioso e de expiação dos pecados fomos para a luxúria de um dos melhores hotéis do mundo e um dos últimos grandes hotéis de luxo da França, o Palais, em Biarritz. O dia, que havia começado fechado e chuvoso, em Biarritz se abriu e o sol embelezou ainda mais suas praias, todas boas para o surf.

A cidade tem o charme de Mônaco, com um centro grandioso, uma orla sofisticada e preparada para caminhadas e vistas muito interessantes do mar, da cidade e dos costões. Sua popularidade definiu-se quando a imperatriz Eugênia descobriu seu clima de inverno ameno durante o reinado de seu marido Napoleão terceiro.

O Hôtel du Palais é um capítulo à parte da cidade. Localizado na principal praia da cidade, se destacando qualquer seja o ângulo que dela se olhe. Estamos na suíte júnior nº 118, no primeiro andar, de frente para o mar e para um grande farol que fica à direita da sacada da suíte. Seu saguão e restaurante em meia lua, voltado para a praia, têm decorações luxuosos e de muito bom gosto, enquanto que a suíte, enooorme e confortável, com uma vista de perder o fôlego. A propósito, o hotel serviu de locação para o filme Cherry, com Michele Pfeifer que, inclusive fez uma cena desde uma grande sacada da qual temos visão da suíte. A definição perfeita do pecado da luxúria. Contradições desta vida!

Com reserva feita, daqui a pouco vamos experimentar o restaurante do hotel. Amanhã subiremos rumo a Bordeaux. Contaremos tudo aqui. Até lá. Beijos. Narcísio e Dirlei.

Hôtel du Palais, Biarritz


Vista da praia e do farol, desde a suíte 118, do Palais


O blogueiro, na orla da piscina do Palais


Praia principal de Biarritz


Praia de Biarritz, com o Palais ao fundo


Praça de Biarritz


Casario típico da cidade velha em Saint Jean Pied de Port


Blogueira no litoral rochoso de Biarritz


Rua por onde descem os peregrinos em Saint Jean Pied de Port


Vista da cidade de Saint Jean desde a fortaleza, no seu ponto mais alto


Claustro da catedral de Saint Bertrand de Comminges(fotos de ontem, daqui em diante)


Altar da catedral de Saint Bertrand


Só os clérigos tinham lugar na catedral de Saint Bertrand


Praça defronte da prefeitura de Pau


Visão do castelo de Pau


Vista interna do castelo de Pau


Vista externa do castelo






2 comentários:

  1. Oi, amigos Narcísio e Dirlei
    Os relatos de vocês servem mesmo é para nos deixar com "água na boca"!!!
    Só fiquei com uma dúvida: não seria mais adequado inverter o tour, para antes experimentar a luxúria do Hôtel du Palais, e depois expiar os pecados, voltando de viagem com a alma salva???!!!
    Grande abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir