sábado, 3 de setembro de 2011

Obernai, Sélestat, Castelo H-Koenigsbourg, Ribeauville e Riquewihr. França ou Alemanha

Seguidores e Seguidoras,

Hoje foi um dia cheio de dicotomias. Ao visitarmos as jóias raras da Rota do Vinho, na Alsácia francesa, não sabíamos se estávamos num sonho ou acordados. Quando descobríamos que estávamos acordados não sabíamos se estávamos na Alemanha ou na França. Por isso, foi um dia cheio de fortes emoções, num sol e num calor abrasadores e numa concentração de belezas somente comparáveis a outras que já tivemos em outras partes do mundo.

Primeiro, uma dica que temos dado aos amigos e àqueles que nos perguntam. Quem gosta de conhecer cidades caminhando muito, como nós,  é de todo desaconselhável viajar para cá nos meses de julho e agosto já que o calor infernal torna a caminhada sofrida e o prazer das viagens menor. Hoje tivemos uma amostra disso, e olha que já estamos no final do verão aqui. Pleno sol e muito calor.

Vamos ao que interessa. Saímos do ótimo Le Parc, de Obernai e do seu ótimo café da manhã e fomos para o centro de Obernai, para explorá-la. Maravilhosa. Suas casas enxaimel com uma profusão de flores nas soleiras, aliada à conformação da cidade, nos fez lembrar as mais belas cidades alemãs e suiças que já visitamos. E as suas casas de doces, com vitrines cheias de delícias alemãs/francesas, uma perdição.

Obernai fica  no extremo norte da Rota do Vinho e mantém o sabor da autêntica alsácia: os residentes falam alsaciano e nas cerimônias reliogiosas, homens e mulheres costumam usar roupas típicas. Encontramos alguns assim, pelas ruas. A place de Chapelle tem uma fonte renascentista, o Hôtel de Ville(prefeitura) do século 16, e o Kapeltlturm, o campanário com galerias góticas. As ruas leterais têm casas medievais e renascentistas com madeirame à vistas. Um passeio pelos cafés da rue du Marche acaba ao lado das muralhas que antigamente protegeram ao cidade dos invasores e hoje proteje o patrimônio histórico para seus moradores e para os invasores de hoje, nós, turistas. Se você só puder visitar uma cidade da rota dos vinhos, essa cidade, sem qualuer dúvida, é Obernai.

Dali, poucos kilômetros depois, estávamos em Sélestat. Aqui a cidade já não é tão bem cuidada como Obernai. É uma beleza mais rústica já que o casario medieval está preservado, mas não muito enfeitado com flores ou uma pintura mais elaborada. Interessante, todavia, de ser visitada. Durante a Renascença, Sélestat foi o centro intelectual da Alsácia, com uma tradição humanística promovida por Beatus Rhenanus, amigo de Erasmo. A Bibliothèque Humaniste tem uma magnífica coleção de  edições de alguns dos primeiros livros impressos, incluíndo o  primeiro livro citando a América, de 1507. Perto está a Cour des Prélats, uma mansão coberta de hera e a Tour de l'Horloge. A Église de St-Foy é do século 12 e tem um campanário  octogonal. Do lado oposto, a Église de st-Georges tem telhas borgonhesas verdes e vermelhas. Um cidade culturalmente muito consistente.

Mais alguns kilômetros entre vastas videiras e montanha acima, chegamos ao Château Du Haut-Koenigsbourg. Pairando sobre a linda vila de St-Hippolyte, este castelo é a atração mais popular da Alsácia. Em 1114, o imperador da Suábia, Frederick de Hohenstaufen, construiu seu primeiro castelo teutônico. Destruído ou queimado ele foi reconstruído na sua versão original pelo Kaiser Guilherme II, tendo como arquiteto Bodo Erhardt, no final do século 19. O castelo é enorme, estendendo-se por todo o topo da montanha, com paredes portentosas, que oprimem você. Parte dele está em reforma, mas a parte que percorremos está cheia de coisas interessantes que retratam a vida ali, na Idade Média. Um visita recomendada, mormente porque, a partir de suas ameias tem-se um belo panorama das terras do Reno fazendo divisa com  e Floresta Negra e os Alpes. No outro lado há vistas extensas, e o hoje o dia estava perfeito, dos altos do Parque Nacional Vosges às vilas e vinhedos abaixo.

Menos de 20 kilômetros depois já estávamos em Ribeauvillé, outra rara jóia da Rota dos Vinhos. Vigiada por três castelos em ruínas, que víamos por entre o casario preservado, a cidade é encantadora. Esse status se deve, em parte, às boas vendas dos vinhos grands crus da Alsácia, especialmente o Riesling. Há vários pontos de degustação, especialmente na parte baixa da cidade.

Na Grand'Rue, e bota grande nisso, estendem-se casarios conservados e enfeitados, prédios históricos e especialmente casas vendendo o kougelhopf, pelo qual a cidade é conhecida como capital, famoso bolo de amêndoas alsaciano, de sabor leve. Tortuosas ruelas se dobram quando passam pelas casas dos artesãos e dos vignerons, na parte alta da cidade. Pouco além de fontes renascentistas, fachadas pintadas e St-Grégoire-Le-Grand, uma igreja gótica. Dali, uma trilha sinalizada leva aos vinhedos. Um cidade portentosa em beleza e opções culturais e históricas. Depois de Obernai, é a mais bonita da rota e uma visita, com tempo, valerá muitíssimo a pena.

Por fim, cada vez mais em estradas circundadas com grandes vinhedos carregados de uva, a perder de vista, chegamos à pequena Riquewihr. Os vinhedos chegam até suas muralhas. A vila pertenceu aos Condes de Wurtemberg até a revolução e prosperou com o vinho, de tokay a Pinot Gris a Gewürztraminer e Riesling. Virtualmente um museu ao ar livre, Riquewihr tem muitas vielas de pedra, varandas efeitadas com flor em suas belas casas enxaimel, pátios circundados por galerias, românticas muralhas e torres de vigia. Inicia-se a visita por uma arcada que passa debaixo do Hôtel de Ville e dali um desfile de incontáveis belezas, que só estando lá para sentir.

Ano passado o nosso seguidor oficial Nelson Mendes nos mandou um e-mail com lindas fotos de todas essas cidades e nos aguçou a vontade de conhecê-las. O que encontramos foi muito além das nossas expectativas. Fizemos a todos um convite. Venham prá cá!

Passaremos a noite na cidade de Colmar, conhecida como a capital da Rota do vinho da Alsácia. A cidade, como todas as outras na região, está lotadas de turistas, mormente considerando que os franceses aproveitam o final de semana para passear. Encontramos a última vaga do All Seasons. Jantamos no centro histórico, comida Italiana, no A Romântica, na Grand'Rue. Como honesta e saborosa. Recomenda-se.

Amanhã conheceremos Colmar e depois decidiremos para onde seguir. É só acessar o blog que saberão. Até lá. Beijos. Narcísio e Dirlei.

As próximas sete fotos mostram um pouquinho das belezas que vimos em Obernai







Antiga casa de banhos de Sélestat

Biblioteca Humanística de Sélestat, com alguns dos livros mais antigos já escritos

As próximas cinco fotos, visões de Sélestat






Visão Parcial do enorme e portentoso Castelo de Haut-Koenigsbourg

Salão de jantares e festas do castelo

Outra visão do castelo, de cima

Esta e as quatro fotos seguintes, visões de Ribeauvillé



Banda de flautas e tambores, desfilando por Ribeauvillé


Esta e as quatro fotos seguintes, visões de Riquewihr





16 comentários:

  1. Oi, amigos Narcício e Dirlei
    Estou começando neste momento a viajar mais uma vez com vocês. Belas fotos, belos lugares que um dia quem sabe a Beatriz e eu também teremos oportunidade de conhecer. Por enquanto nos contentamos em conhecer pelos olhos e pelo relato de vocês!
    BOA VIAGEM! Bebam muitas garrafas de vinho por nós!
    Forte abraço, da Beatriz e do Zucco.

    ResponderExcluir
  2. Queridos viajantes,

    Parabens pela escolha da região da Alsácia e Lorena para iniciar mais esta grande e maravilhosa viagem pelo interior da França,pois as cidadezinhas que compõem essa região, mormente Colmar com seus canais (o trenzinho turistico ainda funciona?) que descobri por acaso em minhas andanças, são de tirar o fôlego!...
    Que seus pés continuem firmes e o coração cada vez mais sensível para apreciar tanta beleza!
    Abraços do amigo
    Nelson

    ResponderExcluir
  3. Olá Narcísio e Dirlei, andei olhando o blog de vocês pois estarei indo para essa região da Alsácia e programei 04 dias e 03 noites- Na minha previsão passarei pelas cidades de Strasbourg-Ribeauville-Riquewirh-Colmar-Eguisheim-Hunawihr, será que vai caber nesses dias? vocês colocariam uma outra cidade que eu não citei aqui?
    Grato,
    Paulo Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Caro Paulo. É um prazer enorme tê-lo aqui no nosso blog. Espero que ele seja útil para o deleite da tua vida. Como você viu, fizemos a Alsácia de carro. Em três dias fizemos, com folga, as cidades de Metz, Estrasburgo, Obernai(esta é imperdível), Sèlestat, Ribeauville, Riquewihr(também imperdível), Colmar e Eguisheim. Penso que no tempo que tens dá para ter um visão completa desta que acho a mais bela região da França, incluindo todas as cidades aqui sugeridas. São pequenas e o que é mais interessante é o centro histórico, muitos vezes ao alcance de duas passadas. Por isso, dá para fazer, em quatro dias, de carro, todas as cidades aqui propostas e as tuas. Se não der todas, não pode deixar de fora Obernai e Riquewihr, pois são de tirar o fôlego. Aproveite. Forte abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou programando 1 semana em Strasbourg e amando estas dicas. Obrigada!

      Excluir
  5. Obrigado pelas informações Narcísio, confesso que quanto mais leio sobre essa região mais ansioso fico para poder conhecê-la. Incluirei com certeza Obernai no roteiro! Abraço, Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Caros Narcísio e Dirlei,

    Finalmente conhecemos a belíssima Alsácia, com suas pequenas cidades medievais, estivemos em todas as citadas por vocês com excessão de Metz, e fica aquele gostinho de quero mais...Estaremos voltando à França em dezembro, temos uma filha que está morando lá e queremos passar o Natal com ela, vocês tem alguma dica para onde ir, já que é dezembro um mês complicado com relação ao clima?

    ResponderExcluir
  7. Oi Narcício e Dirlei
    Estamos pensando em ir agora em junho de bike desde Friburgo, passando por Strasbourg, Colmar e claro por Obernai (e por isso encontrei vcs mais uma vez rsrs). Será muito quente o mês de junho? Que dicas vcs dão a mais s/ essa região da Alsácia e Breisgau?
    abraços
    Ana Célia

    ResponderExcluir
  8. mais um detalhe: se puderem mandem p/ o meu email anaceliacavalcanti@yahoo.com.br
    Obg!

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez pesquisando nosso próximo destino encontro vocês, já viram tudo da Europa!!!!. Um dia é suficiente para conhecer as cidades entre Colmar e Strasbourg?
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Narciso e Dirlei, boa tarde.

    Vou viajar para a Alsácia Lorena em busca do passado do meu bisavô que saiu de lá na ocasião da guerra. Quero descobrir alguma coisa que seja principalmente se há algum parente de sobrenome CAPTEIN. O nome dele era Gustavo Alfred Captein, nascido em 10 de setembro de 1894 em Alsácia Lorena. Não sei nem por onde começar, mas a minha vontade de encontrar algum parente é tanta que vou com a cara e a coragem. Lendo o blog de vocês resolvi pedir-lhes ajuda. Por favor, por onde devo começar?
    Abraços.
    Maria MinaCaptein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Maria Mina
      Gustavo Alfred Captein é meu avo. Sou filha de Jandira Captein. Você viajou para Lorena? Moramos em Pirapora - MG.
      Att.: Rosilene Captein

      Excluir
    2. Boa tarde Maria Mina
      Gustavo Alfred Captein é meu avo. Sou filha de Jandira Captein. Você viajou para Lorena? Moramos em Pirapora - MG.
      Att.: Rosilene Captein

      Excluir
  11. Oi Maria. Primeiro, gostaríamos de agradecer o seu prestigiamento ao nosso blog. Quanto ao teu questionamento, primeiro é importante saber a religião do seu avô. Depois é importante procurar as igrejas da religião deles, nos maiores centros da Alsácia, como Estrasburgo e Colmar. Nessas cidades eles poderão dar informações acerca do teu bisavô. Se lá nada encontrar, visite as pequenas cidades mencionadas nas nossas postagens da região que numa delas pode encontrar alguma coisas. Boa sorte. Ótima viagem para essas região lindíssima.

    ResponderExcluir
  12. Queremos agradecer as dicas passadas (e vividas por vocês) sobre a Alsácia. Estaremos viajando para a região no final de setembro, vindo de Bordeaux, Côte D'Azur e Côte D'Or.
    Quem sabe, futuramente faremos o mesmo itinerário de bicicleta!
    Grato,
    Honyldo e Estela.

    ResponderExcluir
  13. olá,estou indo exatamente para essa região em 31/08/2017,gostei muito da matéria e com certeza vai superar as expectativas.
    obrigada

    ResponderExcluir