quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Marseille, Costa de Mediterrâneo, falésias, maior ponte romana e muito mais

Seguidoras e Seguidores,


Hoje levantamos super cedo para uma viagem marítima para ver a calanques, ou falésias, entre Marseille e Cassis, cidade onde estivemos ontem. Mais uma aventura na natureza. Falésias e escarpas para todos os gostos e tamanhos. Um litoral bem diferente que curtimos intensamente. Cada calanque tinha um shape diferente. Uns em forma de órgão de igreja, outros em forma de muralha, outros formandos baías belíssimas, um passeio de três horas, muito bem aproveitado.


Depois saímos para conhecer melhor Marseille. A imigração e o porto têm uma fórmula explosiva: cidade suja e mau cheiro. O potencial turístico da cidade é enorme. Grandes ruas com os prédios bonitos mas sujos, poderiam ter seu pontecial turístico melhorado. Dentre as ruas se destaca a da República, com calçadões largos e prédios simétricos em toda a sua extensão. O espetáculo fica por conta da Catedral de Notre-dame, construída entre 1853 e 1864, em estilo neobizantino. É belíssima. Mais belo ainda é o visual de toda a região e da cidade de Marseille que ela proporciona. 


Para quem se interessar, a cidade foi fundada no século 7º antes de Cristo depois tornou-se porta de entrada  para o oeste de quase todo o comércio  com o oriente. Como beleza plástica, não recomendamos a visita. Como história e posição no contexto da França, além de suas belezas naturais, sim.


De Marseille seguimos para conhecer uma magnífica obra de engenharia romana, localizada entre as cidades de Uzés e Nimes. Construída há mais de 2000 anos, esta ponte não deixa ilesos quem a visita. É monumental. Fundidos, um aqueduto, que levava água para Nimes e uma ponte. Ambos majestosos. Os próprios romanos a consideravam o melhor testemunho da engenharia do Império Romano - com 49 metros de altura, esta foi  a mais alta ponte construída por eles. Uma visão inesquecível e um patrimônio histórico e cultural imensuráveis.


Depois da visita à ponte, nos dirigimos para Nimes , onde pretendíamos dormir. Não deu. A cidade está toda em obras e muito pouco do seu casario histórico está bem cuidado. Até mesmo o seu enorme anfiteatro romano, numa passada que demos por ele mostra que não está bem conservado. Diante disso, demos meia-volta e fomos em direção à Ponte Du Card já descrita anteriormente. 


Dali partimos para Montpellier. Só a vimos à noite e já nos apaixonamos. Jantamos  entrecote, com um bom syrac da região do Languedoc, no famoso restaurante, Le Bains. A descrição da cidade e as fotos ficam para amanhã. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


Rua da República, calçadas largas e prédios simétricos, em Marseille


Estae as próximas fotos, com as belezas da viagem de barco.


Calanque En Vau, o mais famosos e bonito




Catedral de Notre Dama


Interior da Basílica de Notre Dame


Ponte romana que transportava água potável.




Um comentário:

  1. Tive a mesma impressão de Marseille meus amores.
    O aqueduto também vi, bem interessante.
    Saudades! Delícia viajar de novo com vocês!
    Beijocas

    www.cafedasquatro.blogspot.com

    ResponderExcluir