terça-feira, 6 de setembro de 2011

Annecy e Chamonix, beleza e aventura nos Alpes

Seguidores e Seguidoras,

Hoje parecia que o dia não prometia muito pelo que vimos em Bourg-en-Bresse. Ledo engano. Foi um dos melhores da viagem até agora, cheio de variadas emoções, como veremos no final desta postagem.

Bourg-en-Bresse, apesar do nosso guia de viagens recomendar, tanto a cidade, como o monastério Hôtel de Dieu, a realidade foi decepcionante. A cidade é feia, sem graça e nada há para ser recomendado ou citado neste blog. Já o monastério,  de estilo gótico flamboyant, foi construído entre  1505 e 1536 por Margarida da Áustria, após a morte de seu marido Filiberto, Duque de Savóia. Os túmulos do casal, finamente esculpidos em mármore de Carrara, podem ser vistos no coro, juntamente com o túmulo de Margarida de Bourbon, mãe de Filiberto. Merecem algum relevo as cadeiras do coro, com belos entalhes e alguns vitrais.

O conjunto, todavia, não merece os esforço do deslocamento até lá. O Monastério é todo vazio, só restando o altar, as cadeiras e os túmulos. Os clustros não têm nada que mereça destaque e o museu é muito simples, sem qualquer obra importante. Por isso, não recomendamos a visita, tanto à cidade como ao monastério.

Deixamos a cidade de Bourg-en-Bresse por volta das 11 horas para seguirmos para Annecy, cerca de 100 kms. dali. Nossa sorte começou mudar. É que começamos a entrar na região dos Alpes, com a estrada serpenteando as encostas das montanhas, com altíssimos viadutos e alguns pequenos túneis mas, à cada curva, um cartão postal.

Chegamos em Annecy, cidade cuja visita nos foi recomendada pelo nosso amigo Comin, logo depois do meio-dia. Uma cidade encantadora. Annecy é, sem dúvida, uma das cidades mais charmosas e encantadoras dos Alpes, situada na extremidade norte do  belíssimo Lago d'Annecy e rodeada de montanhas cobertas de neve.

Seu bairro medieval é repleto de canais, pontes cobertas de flores e ruas em forma de arco. O Chateau d'Annecy, situado no alto da colina, acima da cidade, com belas vistas da cidade velha e tendo as águas cristalinas do lago abaixo. O lago, está muito bem aproveitado pela cidade, com lindos parques repletos de pessoas, especialmente neste lindo dia de sol, além de bem aproveitado para a navegação com acesso à cidade pelo seus enfeitados canais. Degustando um bom sorvete, caminhamos por todo o seu centro histórico e margens do lago, sorvendo todo o esplendor daquele cenário mágico. Obrigado Comin. Visita altamente recomendada.

De lá, mais cerca de 100 kms. e por paisagens de tirar o fôlego, resolvemos ir para Chamonix, já que o céu azul nos convidava para conhecer o Mont Blanc, o pico mais alto da Europa, através da radical subida ao Aiguille de Midi, de teleférico, numa subida radicalíssima até quase 4 000 metros de altitude. Já tínhamos visto essa subida pelo Youtube mas, ela se mostrou mais bela e com adrenalina lá no alto, na real. Saímos de temperatura de mais de 20 graus na base para 0 grau no topo. A visão do Mont Blanc, totalmente coberto de neve e bem próximo é estonteante. A neve, os parapentes, os escaladores chegando de repente, próximos de nós, nas plataformas lá existentes, fizeram esta aventura muito mais interessante. Imperdível, sob todos os aspectos.

Descida a montanha, no final da tarde, fomos em busca de hotel para passar a noite em  Chamonix. Como os hotéis de uma até cinco estrelas estavam todos ocupados, nos sobrou uma enorme suíte no charmosíssimo Chamonix Hameau Alberto 1º, da rede Relais Chateau que, com um bom desconto, coube no nosso bolso. Magnífico, com sacada com vista para o Mont Blanc.

Para jantar fomos até o centro histórico de Chamonix, que nos pareceu lindo. Amanhã, porém, daremos detalhes, após conhecê-la de dia. Jantamos no ótimo e recomendável Le Chaudron. A Blogueira um Risoto de Camarão e o Blogueiro, um Couer de Beef a la plancha, tudo acompanhado de um Pinot Noir da Borgonha, que desceu redondo. Quem vier aqui, deve experimentar essa excelente cozinha, por um preço bem acessível.

Amanhã conheceremos Chamonix de dia e, como tem um túnel à mão, entraremos para a Itália, pelo vale d'Osta até Turim. É história para a próxima postagem. Beijos. Narcísio e Dirlei.
A blogueira, no Aiguille de Midi, em Chamonix

Rua de Bourg en Bresse

Monastério Hôtel Dieu, em Bourg em Bressed

Visão do Lago Annency

Canal do Lago que adentra à cidade de Annecy

Interior do Monastério, em Bourg en Bresse

Prefeitura de Annecy

Canal e o castelo ao alto, em Annecy

Annecy







7 comentários:

  1. Queridos viajantes,

    Lindo percurso. Lindas fotos, pricipalmente a do Palais de I'isle, prisão do século 12 no meio do canal Thiou, em Annecy, que tive a oportunidade de conhecê-lo dois anos atrás. Parabéns a vocês, e ao Comin pela feliz indicação.
    Abraços do amigo
    Nelson Mendes

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem e a dona Dirlei aparecendo na foto! beijos Jossi

    ResponderExcluir
  3. Olá, pessoal!
    Descobri este site hoje, pesquisando sobre Annecy e Chamonix. Adorei suas fotos! Gostaria de fazer algumas perguntas, pois pretendo fazer um roteiro parecido em março de 2012. Como posso entrar em contato? Vou deixar meu e-mail e aguardo resposta. Obrigada, Renata.
    e-mail: rechersone@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Parabéns!! Vc sabe se há como chegar de transponte público de Annecy para Chamonix e vice-versa?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. A França é muito bem servida, tanto de ônibus, quanto de trem. Por isso, certamente que tem transporte público entre as duas cidades. Como fizemos a viagem de carro, não utilizamos o transporte público. Gostaríamos que você se identificasse no corpo da mensagem, porque no nosso blog consta só anônimo. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela resposta. Pretendo alugar carro por alguns dias, mas pensei em chegar de Annecy de transporte público. Me chamo Carla.

    ResponderExcluir
  7. Annecy é realmente maravilhosa e suas fotos estão ótimas, o sol ilumina ainda mais, parabéns.

    ResponderExcluir