segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tromso - nossos extremos

Seguidores e Seguidoras,
Primeiro, aqui de Tromso, queríamos ressaltar, com satisfação, o registro feito pelo nosso amigo e Promotor de Justiça, Abel Antunes de Mello, como seguidor oficial do blog. Obrigado, Abel, pela assídua companhia.
Na madrugada de ontem para hoje ficamos acordados até 3h da manhã para apreciar, na inteireza, o dito sol da meia-noite. Sempre nos disseram que, nesse fenômeno incrível da natureza, o sol, durante a noite, corria pela horizonte. Não é bem assim. Por volta da meia-noite o sol chega no seu ponto mais baixo na linha do horizonte. Fica nessa posição, correndo lateralmente, até por volta das 2h da manhã, quando começa a se levantar novamente e, às 3h da manhã já estava numa altura parecida com cerca de 8h da manhã no Brasil. Como ele batia diretamente sobre a cidade e na nossa janela, tínhamos dia claro e iluminado pelo sol às 2h e 3h da madrugada. Ficamos da janela do nosso apartamento olhando incrédulos para o relógio e para fora, o que estava acontecendo. O cérebro tem dificuldades para  se posicionar  e trabalhar com aquela situação. Durante o dia acompanhamos a rota do sol e percebemos que ele faz um movimento elíptico no horizonte até meio céu para voltar a repetir o fenômeno. Apesar do fazer essa rota, o dia nunca tem uma claridade plena de um sol normal para nós, dando a impressão de que estamos sempre no início da manhã ou no final da tarde. A impressão que tivemos é que de madrugada o dia atinge a sua maior claridade.  Realmente, tem sido uma experiência marcante e que recomendamos para aqueles que têm gosto pela aventura e por coisas inéditas.

Hoje passamos um dia tranquilo aqui em Tromso já que a viagem até aqui e, via de consequência, a de retorno, são longas. Situada dentro do Círculo Polar Ártico e muito próxima da calota polar, Tromso, a chamada capital do norte é uma movimentada cidade universitária. Somente hoje vimos quatro enormes navios de cruzeiro chegarem e saírem da cidade. As maiores atrações da cidade são seu casario de madeira, parcialmente preservado já que muitas construções modernas estão tomando seu lugar. A cidade é rodeada por uma longa cadeia montanhosa nevada. Via teleférico, visitamos a montanha próxima da cidade, a Fjellhaeisen, donde se tem uma maravilhosa vista da cidade, dos fiordes que a cercam e da cadeira montanhosa ao redor. No seu topo ainda há neve preservada do inverno. O sol da meia noite dura de 21 de maio a 21 de julho, sendo uma grande atração da cidade, tanto que ontem de madrugada pudemos ver muitos turistas na rua e nos bares apreciando e festejando o evento já descrito.

Como a cidade é compacta, pouco mais de 2h horas são suficientes para conhecê-la na sua inteireza, sem contar a travessia a pé que fizemos na longa ponte que liga as duas partes da cidade em ilhas diferente. No outro lado está uma das atrações da cidade, a moderna Catedral Ártica, genuinamente branca e cujo projeto baseia-se nas tendas usadas pelo lapões, povo siminômade da região. O Museu Polar, por sua vez, conta a história da economia local, para  a qual a caça às baleias desempenhou grande papel até 1950, e das expedições  polares, especialmente  as viagens de Roald Amundsen. Foi de Tromso que o explorador norueguês fez sua última viagem de expedição para o Ártico, onde desapareceu em 1928, tentando ajudar, a bordo de um hidroavião, os tripulantes de outra expedição.

Estamos plenamente convencidos do acerto de ter vindo até estas lonjuras. A exuberante paisagem da rodovia, a cidade e todas as suas atrações e, especialmente, a inteireza do sol da meia-noite. Recomendamos esta maravilhosa viagem de carro.

Amanhã iniciaremos o retorno e, diferente da maioria, entraremos na Lapônia filandesa, pelo norte do país. A expectativa de conhecer um novo país é grande. Mas isto já é assunto para amanhã. Beijo a todos. Narcísio e Dirlei.

Sol da madrugada, em Tromso

Sol das 2h da madrugada, em Tromso

Tromso iluminada pelo sol da meia-noite

3h da manhã em Tromso

Igrejas antigas de madeira, em Tromso

Moderna biblioteca de Tromso

Outra antiga igreja de madeira

Antiga prefeitura de Tromso



Nova prefeitura de Tromso



Visão da cidade de Tromso desde o monte Fjells

Visão de Catedral do Ártico,  ponte e parte da cidade de Tromso deste o Fjells

Blogueiro no gelo da montanha Fjells

Navios de cruzeiro entrando e saindo de Tromso
Catedral do Ártico, em tromso


Um comentário:

  1. Caros desbravadores nórdicos,

    Não fosse pela minuciosa narrativa, as belas fotografias que compõem o magnífico cenário da cidade de Tronso, por si mesmas já nos enchem de encantamento!
    Que a terra do Papai Noel os acolha com o merecedor carinho.
    Boa viagem.
    Abraços do Nelson

    ResponderExcluir