quinta-feira, 16 de junho de 2011

Rumo ao sol da meia-noite

Seguidores e Seguidoras,

Neste momento que iniciamos a postagem, passam oito minutos da meianoite. Lá fora, tudo claro, sendo possível ver ao longe as casas na encosta das montanhas e as nuvens ainda guardam aquele alaranjado típico do sol de fim de tarde. Amanhã, ou depois, certamente já veremos o sol da meianoite já que hoje, quase 23 horas e, numa volta pela cidade, tínhamos o sol na face.

Hoje acordamos de um sonho do dia anterior. Na casa dos nossos amigos noruegueses Guttorm e Ase. A Ase já havia se despedido de nós na noite anterior já que iria acordar cedo para trabalhar. Quando acordamos, por volta das 8h, o Guttorm estava nos esperando com um largo bom dia e a mesa preparada com um café da manhã cinco estrelas. Demos mais umas boas gargalhadas com a espirituosidade e a simpatia dele e, após arrumarmos as malas fomos nos despedir do nosso fraterno amigo. Visivelmente emocionado, com lágrimas nos olhos, pediu que voltássemos muitas vezes e, se não fossemos nós, que mandássemos nossa filha Juliana, que seria um enorme prazer para eles. Reiterou o convite para participarmos do casamento da única filha, demonstrando todo o carinho que ele e a Ase nos dedicaram naquele dia para nós inesquecível.

De Gol, rumamos para Bergen. A estrada foi um capítulo à parte. Primeiro montanhas magníficas, depois cachoeiras de altura a perder de vista, depencando cânion abaixo. Depois começamos a subir a altitudes radicais, tanto que havia geleiras à beira da estrada e, nos lugares mais altos, grandes lagos congelados. Lógico que fizemos várias paradas para apreciar a beleza dos lugares. Mais próximo de Bergen começamos a viajar no meio dos fiordes e por túneis em profusão, o maior deles de 7,5km. Estreiamos, no trecho, o primeiro ferry boat para cruzar um fiorde. Chegamos em Bergen no meio da tarde em razão das inúmeras paradas que fizemos na viagem e fomos procurar hotel para ali ficarmos um ou dois dias. Para surpresa nossa, já que no resto da Europa isso não é comum, o pessoal daqui já está de férias e curtindo o verão que se aproxima. Resultado. Nenhum leito de hotel disponível na cidade ou cercanias. Nenhum. Diante disso, demos uma volta pela cidade para conhecê-la, tiramos algumas fotos e fomos em frente sem qualquer problema. Primeiro porque, sempre que visitamos um país na sua inteireza, fica para trás uma importante cidade sem conhecermos a fundo até para termos um motivo para retornar. Foi assim com Hamburgo, na Alemanha, Turim, na Itália e Bilbao, na Espanha. As duas últimas talvez conheceremos em Setembro, já que limitam com a parte da França que ainda não conhecemos, e que será nosso próximo destino, em Setembro. Segundo, porque o nosso maior objetivo, seria fazer um cruzeiro de um dia por um Fiorde. Como veremos adiante, Fiorde é o que não vai faltar nesta viagem, já que viajaremos praticamente todo o resto do litoral da Noruega, literalmente dentro deles, até enjoar.

Como a central de informações turísticas de Bergen nos informou que havia vaga num ótimo hotel em Forde e que estava ao norte, a meio caminho de Alesund, para onde iremos em seguida, seguimos naquela direção, já que a viagem duraria de 2h a 3h.

Como eram nossas expectativas acerda da viagem para o norte da Noruega pelo litoral, a viagem foi belíssima, paradisíaca, indescritível. Por entre altas e bem esculpidas montanhas, por meio de fiordes que nos acompanhavam durante horas com suas baias tranquilas e as casas típicas e coloridas da noruega na encosta gramada além de pequenas cidades, as passagens de ferry boat para cruzar o fiorde, com postais para qualquer lado que se olhasse. Enfim, tudo que só uma viagem de carro como estamos fazendo, poderia mostrar. Tornou-se, assim, obsoleta a viagem de barco, já que, de carro, estamos tendo a plenitude da beleza dos fiordes,  seu cheiro, seus encantos, suas baias, tudo sempre à mão já que podemos parar onde e quando quizermos. Simplesmente indescritível e olha que estamos somente começando esta estapa da viagem que, pelo que vimos hoje, promete sobremaneira.

Estamos, como dissemos, em Forde, banhada por um fiorde, uma cidade riquíssima, de tamanho médio, sendo que o Rica Hotel é um Spa muito bem localizado. No jantar, optamos pelo buffet, com fartas opções, que foi acompanhado por um tinto italiano de Montepulciano, maravilhoso. Um mix de sobremesa coroou o jantar. Depois, como de costume, mas com o sol ainda no horizonte, fomos dar um a volta pelo centro da cidade de Forde.

Amanhã, nova viagem de sonhos rumo a Alesund e ao norte. Isso, porém, é assunto para amanhã. Beijos. Narcísio e Dirlei.

O blogueiro, em geleira nas alturas das montanhas entre Gol e Bergen

Gelo no percurso Gol/Bergen

Impressionante lago completamente congelado, na estrada Gol/Bergen

A estrada e o gelo muito próximo

Dupla cascata, nos cânions da estrada Gol/Bergen

Visão do Fiorde desde o ferry boat para cruzá-lo com o carro

Primeiro de muitos ferry boat que cruzaremos no caminho do norte da Noruega

Visão do centro de Bergen

O blogueira, na frente do casario típico de Bergen

Visão dos fiordes na estrada Bergen/Forde

Cena do fiorde, desde o ferry boat no caminho para o norte

3 comentários:

  1. Caros desbravadores nórdicos,

    Realmente nessa época do ano é quase impossível encontrar algum hotel com disponibilidade de vaga por toda a Noruega. Pelo que vi das fotos, os amigos conheceram praticamente os mais bonitos lugares da cidade de Bergen, como, por exemplo, o seu porto, principal ponto de partida para os fiordes, cujos armazens as suas margens muito lembram as construções em Nyhavn, na Dinamarca.
    Feliz estada nessa pequena-bela cidade de Alesund.
    O Hotel que lhe falei,próximo ao porto, é uma excelente pedida.
    Abraços do Nelson

    ResponderExcluir
  2. Lugar fantástico !!!
    Fotos incríveis !!
    Boa noite (ou seria bom dia ??).
    Abs.
    Rodrigo Carlin

    ResponderExcluir
  3. Queridos Narcísio e Dirlei
    Com sol até meia noite, o relógio biológico das pessoas não enlouquece???
    Consegue-se dormir "de dia"??? Ou não se dorme?
    Grande abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir