terça-feira, 21 de junho de 2011

Na Lapônia, na cidade do Papai Noel

Seguidores e Seguidoras,

De plano, queremos ressaltar o registro, como seguidor oficial do blog, do amigo e Promotor de Justiça, Fábio Lyrio. Obrigado amigo, pela importante companhia.

Hoje estamos em Rovaniemi, na Lapônia Finlandesa, sobre a linha do Círculo Polar Ártico, com mais um fuso à frente do Brasil (agora são 6h) e oficialmente conhecida como a cidade do Papai Noel ou Santa Claus. Saímos cedo de Tromso, com tempo fechado e chuvoso. Logo deixamos a Noruega e entramos na Finlândia, bem na divisa com a Suécia, local de encontro das três fronteiras da Escandinávia, rodovia E8, que segue a fronteira com a Suécia, de norte a sul. Nunca tínhamos ouvido falar de alguém das nossas relações que teria entrado na Finlândia, pelo norte e por terra já que todos a acessam por Helsinque, lá no extremo sul. Como gostamos que conhecer a inteireza dos países, nada melhor que começar por terra e pelo norte. Na Finlândia, diferente da Noruega, a viagem fluiu que foi uma beleza. Até estranhamos. As paisagens e o ecossistema mudaram radicalmente. Primeiro, com prevíamos, muita floresta e retas intermináveis, toda ondulada tipo tobogã. Chegava a dar frio na barriga. Logo depois subimos muito até chegarmos num planalto muito alto. O frio era de cerca de 8º e a vegetação rala típica das altas altitudes. As grandes retas continuaram. Depois de uma leve descida, recomeçaram os lagos e muitas florestas que, de quando em vez nos revelavam manadas ou renas isoladas pastando à beira da estrada, nos mostrando que estávamos nos aproximando da terra do Papai Noel.

Chegamos em Rovaniemi, no meio da tarde, cerca de 45 minutos antes do que o GPS previu inicialmente, bem diferente da Noruega, que sempre chegávamos 2h depois da previsão. Depois de um breve descanso, no ótimo Hotel Clarion Santa Claus, já sem chuva, saímos para conhecer a cidade, não sem antes tomar um bom café da tarde num dos shoppings, dos muitos aqui existentes. Diferente das pequenas cidades que vimos pelo caminho, muito feias e mal estruturadas, exatamente como eram as do interior do Canadá, Rovaniemi é uma cidade moderna, com a rua central, um grande calçadão fechado aos veículos e as ruas circundantes com ampla calçada e apenas uma ou duas pistas estreitas para a circulação dos carros. No centro, como já havíamos visto em várias cidades da Europa, a preferência absoluta é para os pedestres, ciclistas e metrô de superfície. Ainda estamos muito atrasados neste particular e temos muito o que aprender por aqui, como fazer cidades turisticamente convidativas e bem humanizadas.

A cidade é muito forte economicamente, com muitos hotéis de qualidade, grandes centros comerciais e toda a estrutura para atender os turistas que para aqui acorrem. Na beira dos lagos pelos quais a cidade e circundada, sendo composta por várias ilhas, existem pistas para caminhadas e passeios, com ampla arborização.

Aproveitaremos, também, a passagem na Lapônia, cidade do Papai Noel, coisa tão longínqua e difícil de alcançar no nosso imaginário para, pessoalmente, pedir ao bom velhinho, saúde, sucesso e felicidade para nossos familiares e nossos amigos.


Como o Parque do Papai Noel fica na periferia da cidade, amanhã o visitaremos e postaremos as fotos. Hoje, algumas daqui da cidade e das constantes referências ao seu ilustre morador. Depois, nos embrenharemos por este país adentro. Contaremos tudo, se der, amanhã. Beijo a todos. Narcísio e Dirlei. Obs. O blog está bombando. Só hoje, mais de 100 acessos, do Brasil e de vários países do mundo.


Calçadão para pedestres no centro de Rovaniemi

Nesta e nas fotos seguintes, motivos comemorativos ao morador ilustre, o Papai Noel



Ponte estaiada que liga duas ilhas dentre tantas que compõem Rovaniemi

Calçadão arborizado, na orla dos lagos da cidade

Centro da cidade humanizada de Rovaniemi


3 comentários:

  1. Caros desbravadores nórdicos,

    Feliz estada nesse belo paraíso do Circulo Polar Ártco. Saudações ao Pai Natal. Seria sua morada a floresta boreal? Bonitas fotos!
    Continuo viajando com voces.
    Abraços do Nelson

    ResponderExcluir
  2. Meus desbravadores favoritos!
    Amo vocês!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos Narcício e Dirlei
    Já faz muito tempo que o Papai Noel deu para mim e minha família um grande presente: a amizade de vocês.
    Estou curtindo a viagem todos os dias no blog.
    Grande abraço, do Zucco.

    ResponderExcluir