sexta-feira, 24 de junho de 2011

Helsinque ensolarada

Seguidores e Seguidoras,

De plano, gostaríamos de ressaltar o registro como nosso seguidor oficial do amigo hoje feito aqui em Helsinque, o amazonense Ricardo Costa que, no seu primeiro acesso ao blog fez o registro, com foto. Obrigado, amigo, pelo prestígio.

Hoje Helsinque se mostrou para nós na plenitude da sua beleza já que vivemos um dia de sol pleno. Por isso, nada melhor que rever pontos turísticos mais importantes e que já havíamos visto ontem mas com tempo nublado no final da tarde. Assim é que passamos na Praça do Mercado, hoje lotada de barracas com todas as cores e cheiros. Frutas coloridas típicas daqui, verduras, flores, artesanato típico e, as mais cheirosas e vistosas, as barracas preparando comida. Verduras refogadas, um peixe pequenino frito crocante, salsichas, linguiças e grandes almôndegas, tudo espalhando gostosos e apetitosos aromas por entre as barracas.

Depois de umas voltas pela Praça do Mercado, nos dirigimos ao cais do porto para pegar um barco que nos levaria ao ponto turístico mais visitado de Helsinque. A Fotaleza das Ilhas de Suomenlinna. Os suecos criaram este forte entre 1748 e 1772. Trata-se da maior fortaleza marítima da Escandinávia, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Concebida para defender a costa filandesa dos russos, o forte deu segurança aos burgueses e mercadores de Helsinque, permitindo o florescimento da capital. A fortaleza consiste de cerca de 200 edifícios, a maioria do século 18, espalhados por seis  ilhas. Até o início do século o forte  tinha mais habitantes que Helsinque.
Hoje, 900 pessoas ainda vivem nas ilhas Suomenlinna, que ficam a 15 minutos da Praça do Mercado. Como dito, principal ponto turístico de Helsinque, a fortaleza recebe 700 mil turistas anualmente. Além de admirar seus pátios pavimentados de pedra e suas marinas, os visistantes aproveitam o local para nadar, caminhar e fazer piqueniques. O forte possui vários cafés, restaurantes e galerias de arte, entre eles um museu de brinquedos. Suomenlinna tem uma característica rara: é um marco histórico no qual a vida continua efervescente.

Lá na ilha conhecemos 3 turistas gaúchos, Everton, Rodrigo e Henrique e um amazonense, Ricardo, que juntos estão visitando a região do Báltico e depois vão participar de uma minimaratona na Rússia. Conhecemos, também, duas simpáticas brasileiras que aqui residem, Silvana e Kátia e que nos contaram como é viver e se adaptar num lugar com temperaturas extremas, com período grande do ano sem sol e um pequeno com dia permanente, língua e assim por diante. Nos deram algumas dicas importantes de como melhor fazer a travessia daqui para a Suécia, que faremos amanhã ou depois. Fazer amigos, certamente é um dos pontos altos das nossas viagens.

Passada boa parte da tarde na ilha, ao retornarmos, caminhamos pela cidade, conhecendo seu casario, seus parques e praças, todos lotados, com os nativos aproveitando o sol, artigo raro para eles. Conhecemos, também, o jardim botânico da cidade, que fica num parque aqui próximo do Hilton, de uma beleza especial e que, esperamos que as fotos de hoje retratem. Ao final de tarde, conforme o regulamento, fomos ao Executivo Lounge do hotel, o blogueiro para uma cerveja gelada e a blogueira para um vinho branco, acompanhado dos deliciosos snacks servidos local, tudo temperado com a bela vista do alto, da cidade.

Uma dica importante para quem visitar Helsinque. Aqui se faz as melhores balas achocolatadas que já experimentamos. A variedade é grande, sendo uma diferente e melhor que a outra. Adquirimos vários sabores na loja Karlfazer e recomendamos.

Amanhã nosso destino será Turku, uma cidade portuária mais próxima da Suécia, de onde, após visitá-la, empreenderemos a travessia. É assunto para a postagem de amanhã. Beijos. Narcísio e Dirlei.
Igreja da Ilha de Suomenlinna

Casario da Fortaleza de Suomenlinna

Pátio do Castelo da Fortaleza

Prainha na Ilha de Suomenlinna

Canhões usados na proteção da ilha e de Helsinque

Paisagens belíssimas da ilha

Canhão de proteção da Ilha

Muralhas da Fortaleza de Suomenlinna

Nova visão das muralhas da ilha

Amigos brasileiros, mencionados nesta postagem, que conhecemos na Ilha 

Dia de sol em Helsinque, todos vão para os parques e praças

Visão da bela e humanizada Helsinque

Catedral de Helsinque, em dia de sol

Frente da Estação Central de Helsinque

Paisagem dos canais da cidade de Helsinque

Ponte e navio histórico, bem próximo do nosso hotel, o Hilton

Jardim Botânico de Helsinque

Flores do verão de Helsinque, no Jardim Botânico

Estufa do Jardim Botânico


3 comentários:

  1. Caros desbravadores nórdicos,

    Como os ventos sopravam muito fortes, nosso navio não pode atracar em Helsinki, vindo de S. Petersburgo, o que muito lamentei. Todavia, com os olhos sempre atentos dos amigos, refletidos nas fotografias, estou passeando com voces nessa bela cidade.
    Pena que os amigos não dispõem de tempo para conhecer Tallinn, na Estônia, aí tão perto!
    Feliz travessia.
    Abraços do Nelson

    ResponderExcluir
  2. Caros desbravadores nórdicos,

    Aonde andam voces que não mais deram notícias?
    Por acaso estão navegando no Vasa?
    Abraços do Nelson

    ResponderExcluir
  3. Para quem quer saber ainda mais, fizermos uma análise centenas de mulheres no Tinder finlandês! Confiram o resultado: http://viajanteanonimo.com/tinder-helsinki/

    ResponderExcluir