sábado, 18 de junho de 2011

Cruzando a linha do norte - sem noites por uns dias

Seguidores e Seguidoras,

Hoje, vindo de Trondheim em direção ao extremo norte, em Tromso, cruzamos a linha que define o norte da Noruega, marcado por um portal da rodovia E-6. Chegamos até Mosjoen, uma pequena cidade, rodeada bem de perto por picos montanhosos radicais ainda nevados. Da janela do hotel Milano, onde estamos hospedados, vemos as montanhas nevadas, bem perto, e lá fora tudo claro, com resquícios do sol, mesmo que já passados 14m da meia-noite.

Ontem, duas da madrugada em Kristiansund, quando terminamos de publicar as fotos no blog, ouvimos um barulho surdo, tipo motor de navio. Olhamos pela janela do apartamento e, muito perto, já que somente uma rua separa o hotel do canal de entrada de navios na cidade, para nossa surpresa um enorme transatlântico passava  à nossa frente, seguido de um séquito de barcos da cidade. Pela manhã, já que haveria filmagem, outro navio atracou para desembarque dos seus ocupantes, tudo ao som de uma banda da cidade e muita festa. Um espetáculo à parte.

Saimos cedo de Kristiansund rumo à antiga capital da Noruega, Trondheim. No início, ainda na região dos fiordes, enfrentamos mais um ferry boat, depois, indo mais para o centro do país, uma paisagem montanhosa, inúmeros túneis, com muitas coníferas e lagos belíssimos, alguns próximos de pequenas cidades, formando pinturas clássicas. Depois, mais próximo da cidade de Trondheim, vales férteis, com agricultura forte e sedes de fazenda muito bem cuidadas, com o casario todo pintado em cores fortes, típico daqui.

Trondheim, chamada de Nidaros, foz do rio Nid, até o século 16, tem um bom porto e está situada em um vale extenso e fértil. Fundada em 977d.c., a cidade foi durante muitos séculos a capital política e religiosa da Noruega, além de sede do primeiro parlamento do país. Nesse período, por volta de 1077, foi iniciada a construção da Catedral de Nidaros, um dos pontos altos da arquitetura norueguesa. Até a reforma, no século 16, a catedral atraia peregrinos de toda a escandinávia. Entre os aspectos mais notáveis dessa colossal construção, destacam-se a grande nava gótica com arcos e a magnífica rosácia de vitrais acima da porta principal, obra do arquiteto Gabriel Kielland de 1930. Desde 1988, a igreja guarda as jóias da Coroa Norueguesa e as insígnias reais. Outros testemunhos do passado medieval são as docas do porto e ruas estreitas que serpenteiam por entre armazéns pintados de cores fortes. Uma visita imperdível, especialmente  para se ver, de uma das pontes próximas, todo o casario de madeira preservado e bem pintado, à beira do canal.  Outra atração de Trondheim é a Stiftsgarden, a maior construção de madeira dos países escandinávios, feita entre 1774 e 1778 como residência oficial do rei norueguês, na cidade.

A cidade, salvo o antes mencionado, embora não tenha um casario plasticamente agradável, compensa pela sua humanização, com várias ruas fechadas a tráfego de veículo e largas calçadas para os pedestres. Quem estiver por perto,  vale uma visita.

De Trondheim, resolvemos encarar o longo caminho que, amanhã ou depois nos levará a Tromso, no círculo polar ártico. A estrada nos surpreendeu com sua exuberante beleza, com fazenda agrícolas com suas sedes coloridas, variedade de lagos, rios de corredeira e de águas calmas, muito verde, montanhas com pico gelado ao fundo e, algumas vezes, refletidos nos lagos, com várias pequenas e médias cidade, com a bela arquitetura local sempre à mostra. Uma maravilha para se fazer de carro ou de moto.

Em determinado momento da viagem, um portal anunciou que estávamos entrando na região norte da Noruega. Paramos, por volta das 21h, na pequena Mosjoens que está há cerca de 750km do nosso destino mais ao norte, Tromso. Tentaremos superar essa distância amanhã. A viagem tem rendido mais pela ausência de ferry boats, estradas melhores, mais vazias e em ótimas condições, além de poucos radares.

A claridade das noites não atrapalham o sono nem o relógio biológico. Basta fechar a cortina do apartamento. Amanhã o sol da meia noite. Beijos a todos. Narcísio e Dirlei.


Estrada Kristiansund/Trondheim

Famosa catedral de Trondheim

Estrada para Trondheim

Navio de cruzeiro, ancorado próximo do nosso hotel em Kristiansund

Casario de madeira, típico de Kristiansund

Estrada para Trondheim

idem, anterior

Casa do Rei em Trondheim, maior construção de madeira da escandinávia

Casario típico, no porto de Trondheim

Florestas e lagos, na estrada para o norte

idem, anterior

Portal de entrada para o norte da Noruega

3 comentários:

  1. Caros desbravadores nórdicos,


    A fadiga em razão da distância percorrida pelos amigos no interior norte -- e bota interior nisso -- da Noruega, por certo está sendo compensada pelas belíssimas paisagens ao longo do caminho.
    É uma viagem inesquecível, para poucos!
    Desbravadores nórdicos, como assim os denominei desde o início, não merece reparo.
    Boa viagem.
    Abraços do Nelson

    ResponderExcluir
  2. Muito fantástica essa viagem! É incrível como vocês descrevem os roteiros. A gente vive com vocês, quase os mesmos sentimentos...
    Beijos
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos Narcisio e Dirlei,
    Estou fazendo nova tentativa de postar uma mensagem. Ocorreu que deixei meu verdadeiro computador e trouxe somente o i-pad e alem disso esqueci o carregador em Porto, somente retomando quando voltei. Tentei postar mensagem e agora vi que ela não foi publicada. De qualquer forma, estou tentando comentar a beleza da viagem e desejar que ela continue essa maravilha. Beijos. Paulo e Heloisa

    ResponderExcluir