quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Escrito por narcisiorodrigues às 23h50
(3) Vários Comentários] [envie esta mensagem []

]
No dia 24 de Dezembro dedicamos ao conhecimento da cidade de Salta. Num dia de muito sol e calor, pegamos um teleférico no centro da cidade e fomos conhecer o parque localizado numa montanha próxima da cidade. Muito interessante, com uma ótima infraestrutura e de onde se pode apreciar a cidade de cima. Ao retornarmos, nos dirigimos à Praça 09 de Julho, a principal da cidade, construída pelos espanhóis, com a catedral, museus e principais prédios da cidade. Lá visitamos o Museu de Arqueologia  de Alta Montanha, que abriga 03 múmias de crianças, de mais de 500 anos e as mais conservadas do mundo, que foram mortas num ritual Inca no topo de vulcão Llullaillaco, a mais de 6000 de altitude. Imperdível.Depois de conhecermos tudo o que de importante havia no centro, voltamos para o hotel para nos prepararmos para a ceia de natal, no Sheraton, onde estávamos hospedados. A ceia foi muito sofisticada, com uma enorme variedade de pratos e boa bebida, tudo culminando com explosão de fogos por toda a cidade, que assistimos de camarote já que o hotel ficava numa região mais alta. Como tem se repetido nos últimos anos, uma bela e inesquecível ceia de natal, num lugar muito especial. No dia de natal,  resolvemos conhecer a Ruta 40 que leva a San Antônio de Los Cobres, a mais de 4000 metros de altitude, indo por uma estrada que segue os trilhos do famoso Trem das Nuves, que nessa época não funciona. Uma estrada belíssima, mas em sua maior parte sem asfalto, sendo o trajeto uma grande aventura até atingirmos 4080 de altitude. San antônio de Los Cobres é uma típica cidade indígena, no meio do deserto, com suas casas de barro, pouquíssima estrutura, poeirenta, meio "velho oeste". Dali fomos, pelo deserto, em busca das grandes Salinas. Na viagem, pastando nas planícies desérticas, muitas lhamas, guanacos e vicunhas. Não conseguimos chegar às salinas porque havia chovido no deserto, no dia anterior, alagando a estrada poeirenta, impossibilitando por completo a passagem alagada e com lama profunda. Retornamos para Salta. No dia 26 resolvemos fazer o trajeto por asfalto, na direção de Humahuaca. Pegamos a ruta 52, uma estrada íngreme, com muitas curvas tipo serra do Rio do Rastro, belíssima, e que nos levou a 4200 de altitude, num trecho não muito longo. Vale a pena conhecê-la. No altiplano, chegamos às Salinas Grandes, uma imensa mancha branca com 70km de extensão por 20km de largura, para a qual só se pode olhar com óculos escuros. O espelho formado por um fino lençol de água reflete as nuvens com tamanha perfeição que confunde o limite das salinas com o horizonte. Maravilhosa. Assim findamos nossa estada na região de Salta para, no dia 27, rumar para Cafayate, onde passaremos o ano novo. Postaremos o restante da viagem, no próximo post.