quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Beiramar de Salerno
Escrito por narcisiorodrigues às 18h48
(0) Comente] [envie esta mensagem []

uma visao de cima, da piscina e do mar no
hotel em Amalfi
Escrito por narcisiorodrigues às 18h46
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Seguidores e Seguidoras. Hoje acordamos no Hotel Santa Caterina, em Amalfi, com o sol na nossa sacada e o mediterraneo aos nossos pes. Curtimos ambos com um cafeh da manha soberbo e, tiradas as ultimas fotos daquele paraiso, reiniciamos a viagem passando pelo centro de Amalfi, depois Ravelo, depois Salerno, aa excecao da ultima, todas as demais penduradas na Costa Amalfitana e cortadas por uma estrada estreita costeando os penhascos com o mar lah no fundo. Uma viagem tirando finos dos carros em sentido contrario, tendo que parar ou ateh dar reh para os onibus e carros maiores passarem, mas uma das estradas mais lindas do mundo, comparando-se a outras que jah fizemos nos Alpes e no Canadah. Reconmendamos porque a paisagem eh de tirar o folego. A cidade de Salerno, apesar de ser um porto, eh uma cidade bem organizada, bem humanizada, com amplos calcadoes arborizados aa beiramar e de comercio, no centro, com muita gente na rua. Dali, seguindo sugestao que o Brandao nos deu em Roma, fomos mais ao sul visitar as ruinas de Pesto, Paestium em Italiano. Quem visitar os tres templos e a cidade perdida lah escavada, certamente nao precisa ir a Atenas ver o Pantheon, jah que sao tao grandes e sao mais conservados do que os gregos.Pesto reune o cojunto de construcoes gregas antigas mais importantes ao sul da italia. Os gregos, que fundaram  a cidade na beira do Piana del Sele, no seculo 6 a.c., a chamavam de Poseidonia, cidade de Poseidon. Em 273 a.c., foi conquistada pelos romanos e rebatizada. No seculo 9, apos um surto de malaria e um ataque serraceno, Pesto entrou em decadencia e foi abandonada, sendo redescoberta apenas no seculo 18. Pesto tem tres templos doricos em otimo estado de conservacao, a Basilica, ou templo de Hera I, o templo de Netuno e o templo de Ceres. Valeu tudo a pena ter se deslocado ateh lah. O lugar e incrivel e merece ser visitado. Terminada a visita, resolvemos empreender viagem para Lecce, mais ao sul, mas no outro lado do Pais, na costa do mar Adriatico. Uma viagem longa,  cruzando a cadeia montanhosa que corta a Italia, com cidades construidas no topo das montanhas e morros,literalmente penduradas lah, heranca da epoca das invasoes, visando aprimorar as defesas das cidades. No inicio da noite chegamos em Lecce. Arranjado o hotel, jantamos no restaurante do proprio e depois fizemos uma caminhada basica pelo centro da cidade. Ficamos impressionados, pois toda a cidade estava na rua, deste casais com criancas, velhos e toda a juventude a mil. Parecia que havia uma festa, mas nao. No hotel nos informaram que, no verao, todas as noites eh a mesma coisa. A cidade toda ao ar livre, dando a ela um ar gostoso de festa todo especial. Amanha iremos conhece-la como turistas. Depois contaremos. Beijos.
Escrito por narcisiorodrigues às 18h27
[(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem [

17/09/2010

O blogueiro, em momento de comtemplacao, desde o bar do Hotel
em Amalfi
Escrito por narcisiorodrigues às 19h23

Uma das muitas vistas maravilhosas da Costa Amalfitana
Escrito por narcisiorodrigues às 19h15
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Pessoa congelada no momento da erupcao do Vesuvio
Escrito por narcisiorodrigues às 19h10
(0) Comente] [envie esta mensagem []

La Basilica, Pompeia, marco da planificacao urbana.
Escrito por narcisiorodrigues às 19h05
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Queridos Amigos, Amigas e seguidores. Hoje, no momento de produzirmos este texto, nao sabemos se estamos sonhando ou se estamos estamos vivendo a realidade. Neste momento estamos com o mar me
diterraneo, da famosa Costa Amalfitana aos nos pes, visto da sacada  de uma da melhores suites do Santa Caterina Hotel, um dos melhores cinco estrelas da regiao, em Amalfi. Na cabeca, o melhor vinho branco da regiao depois de um jantar com uma selecao dos peixes mais apreciados por aqui. Explicamos. Depois de sairmos de Napole, com o carrao que ali pegamos que estah correspondendo plenamente,   fomos realizar um dos nossos sonhos. Visitar as escavacoes da cidade de Pompeia. Impressionante. A cidade era enorme e, olha, nem tudo foi escavado ateh aqui, jah que a explosao do Vesuvio, sempre aa nossa vista, cobriu tudo com mais de 6 metros de cinza no ano de 79. Apesar de descoberta  no seculo 16, as escavacoes  soh comecaram efetivamente  em 1748, revelando uma cidade congelada no tempo, inclusive pinturas, esculturas e ateh grafite nos muros. Impressiona ver as pessoas comuns  e animais virados  estatuas em segundos, inclusive com metade da barba por fazer. As residenciais, com as caracteristicas de quem la vivia, o nome na porta, algumas com pinturas remanescentes, tudo denunciando a classe social. Os templos, o pequeno teatro, o grande teatro (enorme), o coliseu, as pracas, o forum, o templo do Fauno, com sua estatua, o de Apolo e Diana, os dois em posicao de lancar arco e flexa, de frente um para o outro separados por uma praca, a rua principal,  com as casas de comercio com o local onde se colocavam as moedas e foram abandonadas no momento da erupcao. De se destacar, ainda,  As Termas Suburbanas, o Templo de Venus, O cemiterio, o Templo de Apolo, com sua estatua, La basilica, O forum, Os edificios da Administracao publica, O templo de jupiter, a Casa de salustio, enfim, uma visita imperdivel e emociante, mormente quando se ve, preenchido em gesso, o vazio deixado pelas pessoas e animais carbonizados. Uma enorme cidade congelada no segundo em que as cinzas do Vesuvio alcancaram a cidade. Cheios dessas emocoes, por volta das 16,00 horas deixamos Pompeia rumo aa famosa Costa Amalfitana. Uma das estradas e regiao mais lindos do mundo. Pendurada nos penhascos que mergulham no Mediterraneo, cada curva  eh um cartao postal. Deslumbrante. Soh vendo para se ter a dimensao da beleza. Passamos por Positano. Como nao havia vaga em hoel, seguimos para Amalfi. Paramos em hoteis 3 e 4 estrelas, todos ocupados. Num deles disseram que soh nos cinco estrelas havia vaga. Nao nos demos por rogado. Ficamos na melhor suite, de um dos melhores cinco estrelas da regiao, como dito no inicio do texto. Simplesmente um sonho. Chegamos, recebidos aa altura, quando chegamos na suite,  fomos direto aa sacada e o mar estava ao nossos pes. Fomos ao bar tomar um drink, eu cerveja a Dirlei vinho branco, vimos o dia cair com o ceu azul aa nossa frente, ao mar, cruzeiros, barcos de pesca e navios cargueiros desfilavam. Um paraiso. Reservamos mesa para o jantar que se deu com a lua deixando um rastro pratreado no mar, estrelas, pratos aa base dos melhores peixes da regiao, o melhor vinho branco produzido em Amalfi, sobremesas com detalhes indecifraveis que, naquele ambiente se tornaram presente dos anjos. Enfim, achamos que merecemos. Um dia marcante e inesquecivel, tanto de Pompeia, quanto da Costa Amalfitana. Amanha tem mais. Beijos.
Escrito por narcisiorodrigues às 18h57

Piazza de Dante, no centro de Napole
Escrito por narcisiorodrigues às 17h41
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

Queridos Seguidores e Seguidoras. Hoje foi dia de botar o peh na estrada outra vez. Tivemos, todavia, um problema na hora de pegar o veiculo previamente locado na Hertz. Como todos que estavam na fila, o carro que eu havia reservado nao tinha. Em toda a europa, nessa situacao, nos deram um carro de melhor nivel. Aqui na Italia, para variar, soh havia um com cambio automatico, conforme contratado, mas era um Crysler enorme, velho, todo batido. Pegamos com a condicao de troca imediata quando chegassemos em Napole. A viagem ateh Napole correu bem, pela A1, com vales profundos aa esquerda e muitos castelos nos pontos mais altos. Cerca de tres horas depois, por volta das 16,00 horas, chegamos na Hertz de Napole, no aeroporto e lah fomos gentilmente atendidos pelo Antonio que nos cedeu uma Mercedes nova, com 230CV, automatica, para o resto da viagem. Resolvido isso, arranjamos um hotel com facilidade e partimos para conhecer Napole. Como nao queriamos entrar de carro na cidade, pela fama de que ninguem sai de lah ileso, fomos de taxi ateh a grande Piazza do Plebiscito, a mais importante da cidade. Nos convencemos de que tomamos a decisao correta. Nao se ve na cidade, por incrivel que pareca, um soh, mas um soh carro, que nao esteja batido. Inacreditavel. Relato isto para que ninguem caia na besteira de entrar de carro nessa cidade. Eles daqui mesmo dao esse conselho. Aproveitamos o resto da tarde para conhecer Napole. A beiramar, ao fim da tarde eh muito bonita, com seus navios cruzeiro, os castelos, a ilha de Capri e o Vesuvio, ao fundo. Estava muito calor. Fizemos uma visita ao Castel Nuovo,  aa Galeria Humberto I, belissima, fizemos um passeio pela via Toledo, um calcadao com as melhores lojas e lotada de gente, fomos ateh a Piazza de Dante, tambem muito bonita, depois ingressamos cidade adentro pela Via Portalba, onde passamos por varias igrejas importantes da cidade, todas com arquitetura propria ateh chegarmos no Domo, a catedral, com decoracao interna muito interessante. O Castelo Novo, tambem conhecido como Maschio Angioino, esta fortaleza foi contruida  por Carlos de Anjou, de 1279 a 1282. Era a principal residencia real. Hoje eh um museu civico. Jantamos aa beiramar, com uma gelada, jah que o calor eh grande e voltamos ao hotel para o dia de amanha que promete, a comecar por Pompeia. Mas isso serah uma nova historia. Ateh mais. Beijos.
Escrito por narcisiorodrigues às 17h36

jantar na companhia do Brandao no dia 14 aa noite
Escrito por narcisiorodrigues às 19h40
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Queridos Amigos e Amigas. Ontem aa noite tivemos uma surpresa. O amigo Brandao adiantou sua vinda para Roma, depois de uma viagem de moto com o nao menos amigo Comin e sua Isabela, sendo que nos deu o prazer de sua companhia para um maravilhoso jantar, com Ossobuco, Costela de Ovelha e Carne de Gado sofisticada, acompanhado de dois Rosso Montalcino e temperado com otima conversa,  tornando a noite muito especial. Recuperados do jantar e, especialmente do vinho, hoje resolvemos conhecer a Vila e o Parque Borghese, uma area extensa de verde, com muitas escultura famosas do Pai de Benini, Pietro, lagos, zoologico, teatros, museus, etc. Passamos quase o dia todo caminhando por belas avenidas sombreadas, saborando o ar fresco, as lidas e majestosas arvores e a arte espalhada por todo o parque. A vila e o parque foram criados em 1605 para o cardeal Scipione Borghese, sobrinho do sibarita  do papa Paulo V. Entusiasmado protetor de artes, reuniu um dos acervos mais belos da Europa, composto de pinturas, estatuas, antiguidades, muitas ainda expostas na vila erguida especialmente  para esculturas antigas. O parque foi um dos primeiro do genero em Roma, com jardins classicos divididos por avenidas enfeitadas com estatuas, com 400 arvores plantadas especialmente, fontes com jardim secreto de flores e areas para animais exoticos. Depois de passarmos pelo Museu e Galleria Borghese, visitamos o Zoologico, com animais de todas as partes do mundo, muitos deles, como dito, exoticos como o Calau e o Cazuar. Cansados, mas revigorados pela Beleza do lugar, nos deslocamos ateh a Piazza Della Bocca Della Verita, conhecida do filme com Tom Hanks, Quero ser Grande, ou coisa assim. Soh a apreciamos mas nao colocamos a mao na sua boca. Vai que..... Dali passamos pela Magnifica  Catedral Santa Maria Maggiore e por outras regioes da cidade que ainda nao conheciamos. Para despedida de Roma, mais uma jantar em companhia do Brandao, na interessante e boemia regiao do Tastevere, que ferve ah noite, com muitos pessoas na ruas, arte de rua, restaurantes do mais variados. Mais boa comida, mais vinho, mais boa conversa, num local alto astral de Roma, nao poderia ter sido um melhor fim de visita desta cidade imperdivel que eh Roma. Amanha pegaremos o carro e rumaremos para o Sul. Daremos noticias. Beijo a todos.
Escrito por narcisiorodrigues às 19h36

Escada de acesso ao Castelo Sant Angelo
Escrito por narcisiorodrigues às 12h29
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Queridos Amigos e Amigas. Hoje reservamos o dia para conhecer o Monte Capitolino, cidadela da antiga Roma que foi projetada por Michelangelo. Em lugar privilegiado da cidade, donde se tem lindas e completas vistas de Roma, inclusive do Forum Romano e do Palatino, lah estao localizados os Palacios Nuovo e dei Conservatori hoje um dos museus mais importantes do mundo de arte e esculturas de Roma desde seculos antes de Cristo. Entre elas destacam/se as esculturas de Alexandre Severo, o Cacador, Discobolo, Morte de um Galata, Medusa, Espinho e o Salao dos Filosofos. Esculturas de todo tipo de material, especialmente marmore, destacando/se as vestes entalhadas em marmores das mais diversas cores, dando a elas um realismo incrivel. Quem gosta deste tipo de arte nao pode perde/lo. Depois da visita ao museu saimos a caminhar por todo aquele promontorio historico e aproveitando as lindas vistas de Roma que ele proporciona de toda a cidade. De lah, a peh para conhecer mais profundamente a cidade, retornamos ao Castelo Sant Angelo, agora para visitah/lo jah que ontem estava fechado. Um Castelo dos mais interessantes, costruido sobre uma base redonda muito alta, cujo acesso ingreme se faz por uma escada circundante ateh chegar na area que foi ocupada. As pinturas ainda conservadas nos seus tetos sao de fundo branco com desenhos coloridos, diferente de muitos outros castelos que jah haviamos visitado. O Castelo sempre serviu de refugio para os Papas, nos momentos de ebulicao politica, havendo um caminho sobre um muro que ateh hoje liga o Vaticano ao Castelo. O Castelo surgiu em 139, como mausoleu do imperador  Adriano. Destacam/se a Sala Paolina, com afrescos ilusionistas de 1546 a 1548, de Pelegrino e Perin Vaga, e o Patio de Honra. Como estavamos com muito calor e jah conheciamos a melhor sorveteria da regiao, para lah fomos apreciar as delicias que soh os romanos fazem. Hoje postamos antes da janta, que tambem promete. Ateh mais. Beijos as todos.
Escrito por narcisiorodrigues às 12h21

Castelo Sant Angelo
Escrito por narcisiorodrigues às 17h50
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Queridos Amigos e Amigas. Terceiro dia em Roma. Dia para conhecer todo o complexo do Vaticano. Tomado o café da manha, seguimos a pé até a famosa Praça da Republica. Vista, pegamos o metro de roma, muito precário se comparado com as maiores capitais europeias  e fomos até a estacão mais próxima do Vaticano. Lá  chegando, na praça São Pedro, como o nosso interesse era apenas turístico  não tivemos a mesma sensação que a maioria das pessoas que vão lá têm  ou seja, a agregação do religioso com o turístico  As monumentais colunas que em argo convergem para a Basílica  realmente  são imponentes. Pegamos, desde logo, a fila para a entrada na Basílica de São Pedro e, por sorte, tendo em vista o sol abrasador, ela andou rápido e, em poucos minutos estávamos no interior dela. Imaginávamos  pelos programas de televisão  missa do galo, etc., que era maior do que realmente eh. Talvez, por termos visto outras belíssimas catedrais pelo mundo afora, ela não nos impressionou tanto. Mas eh  impactante e vale a pena ser vista, especialmente para quem eh católico  Só a escultura da La Pietah e o Altar já valem a entrada que, diga/se, eh grátis  Feita a visita, o objetivo seguinte era visitar a Capela Sistina. Tivemos que sair da Praça de São Pedro e andar cerca de um KM para chegarmos à fila respectiva. Enorme e num sol de mais de trinta graus com previsão de duas horas só na fila. Resolvemos, então  pagar um pouco mais caro, ingressar num grupo cujo ingresso, além da Capela incluía o museu do Vaticano, as tumbas do papas e outras coisitas mais,  e entramos direto. Obras únicas e valiosas no museu, Câmaras e corredores ricamente  decorados, pecas de arte únicas  descida íngreme  enfim, chegamos na Famosa Capela Sistina. Uma obra de arte sem precedentes, mormente aquilo que saiu das mãos do rebelde Michelangelo. Naturalmente que comparamos com outra que vimos em Pádua  em 2005 e ela perdeu um pouco do encantamento mas, vir à Roma e não visita/la é um pecado.  Terminada a visita já era mais da metade da tarde. A pé, depois de degustarmos um sorvete que só os italianos sabem fazer,  seguimos até o Castelo Sant Angelo. Como estava fechado, seguimos costeando o Rio Tevere, passamos pelo magnifico prédio da Corte de Justiça e fomos até a Piazza del Popolo. Enorme e com variados prédios e arquitetura diferentes. Nela, subimos uma escadaria íngreme e chegamos à Praça Napoleão primeiro, numa região bem alta, com belvederes que davam vista para toda a cidade, alem de ser um parque muito arborizado e bem vindo, mormente com o calor  e o sol a pino que estava fazendo. Dali pegamos o metro, hotel, banho e fomos jantar na região da Fontana de Trevi, a poucos minutos a pé do Hotel. Rissoto ai frutti dei mari (desculpem o meu italiano), acompanhado de um Pinot Griggio, da Toscana e acabado com um gelato, nos preparou para mais uma noite. Amanha, se possível  mais notícias. Beijo a todos.
Escrito por narcisiorodrigues às 17h45

Narcisio na Fontana de Trevi
Escrito por narcisiorodrigues às 18h43
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

Ola nossos queridos Amigos e Amigas. Primeiro quero dizer que estou num teclado italiano e por isso posso ter algum problema com a escrita. Via WiFi, pelo meu netbook, a provedora do hotel  não permite acessar a pagina de atualização do blog. Por isso terei problemas de atualização ate o dia 16 quando sairemos de Roma. Não postei ontem pelo mesmo motivo. A viagem, pela Swiss, via Zurich, foi muito boa. Tudo dentro do normal, com todas as malas chegando sem problemas. A classe executiva da Swiss e uma das melhores. Recomendamos. Chegamos em Roma por volta das 14,00 horas e, apos um banho e um breve descanso, fomos para a rua porque aqui está anoitecendo por volta das 20,00 horas. Tempo bom e céu azul. Fomos diretamente à Fontana de Trevi, lotada de turista e eu e a Dirlei tivemos a mesmo impressão sobre ela. Pensávamos que era numa praça grande, num lugar aberto e menor, pelos que víamos das revistas e TV. Ao contrario, eh muito mais  majestosa do que imaginávamos  mas fica encravada entre prédios  Uma pena, já que pela importância e beleza, merecia uma melhor localização  Dali, tropeçando em pessoas, porque nunca havíamos visto uma concentração tao grande de turista em toda uma cidade, fomos conhecer a região da Praça de Espanha. A escadaria estava lotada. Impossível tirar uma foto nela sentado. Subi nela ate o final e tive uma linda vista da cidade lá de cima. Depois passamos a conhecer rua a rua da Piazza di Spagna, inclusive a famosa via Condotti onde estão todas as grandes grifes da Europa e do mundo. Dali, vagabundeando por toda a região  passamos pelo Forum de Trajano e Mercados, até o belíssimo monumento a Vitorio Emanuele, já próximo  da região do Coliseo. Uma tarde memorável  que foi coroada com uma boa massa e um melhor ainda Rosso Montaltino. Hoje, domingo, a cidade já estava um pouco mais vazia. Saímos na metade da manha rumo ao Coliseo. Monumental. Maior do que imaginávamos pelo que conhecíamos dele. Ficamos a imaginar o quanto imponente ele era na época em que foi construído  Com o mesmo ingresso ingressamos no Palatino, uma grande região verde, com as antigas residencias dos imperadores e  aristocracia de Roma, com Domus, Estadio, Jardins, etc. Um passeio muito agradável  Dali seguimos para o Forum Romano. No inicio da Republica era um local caótico  com barracas de comida e prostíbulos ao lado  dos templos e do Senado. Por volta de 2 a.c., as lojas de alimentos foram transformadas em Cortes de Justiça e centros comerciais, tornando um lugar mais austero e centro de cerimonial do império  Ruínas imperdíveis  mormente para nos que militamos com o direito. De la, formos caminhando até o rio e, na altura da ponte Garibaldi seguimos em direção ao Pantheon, uma obra de engenharia inimaginável pra a época, alem de conhecermos toda a bela região de Roma que o cerca. Terminamos a tarde na mais bela praça de Roma, a Piazza Navona, conhecida como centro histórico  habitada ha mais de 2000 anos. Muita arte na praça  a embaixada brasileira, restaurante e cafés  Sentamos numa mesa de pista, pedimos uma boa cerveja italiana com petiscos e ficamos por  um longo tempo ali a apreciar o desfiles de todas as figuras da cidade e do mundo. Nosso passatempo foi tricotar. Impagáveis os italianos desfilando as mais estranhas e bizarras modas, mas com muita altivez e categoria. Um final de tarde impagável  La pelas 19,30 fomos a pé  serpenteando belas ruas,  para o Hotel e tomado o banho, de táxi voltamos para jantar na mesma praça Navona, agora à noite, num restaurante que já havíamos mapeado. Boa pizza, maravilhoso filet grelhado e continuação da cerveja da tarde. Que dia cheio e especial. Vou tentar postar umas fotos por este computador. Não sei se conseguirei  Se não, outro dia mando. Beijão para todos. Aguardamos suas impressos nos comentários.